sexta-feira, 8 de julho de 2011

Goodbye, Shaq

Um mito se despede

Bom, com tudo na NBA suspenso pela greve (treinos, amistosos, viagens, trocas de jogadores - até o site oficial está com conteúdo restrito), sobra espaço para escrever sobre outras coisas que passaram sem receber posts. Por exemplo, a aposentadoria do Shaq.

É bastante fácil encontrar na internet uma infinidade de sites contando a biografia de Shaquille O'Neal; logo, vou passar rápido por essa parte. Também não vou citar aspectos que todo mundo conhece na vida do cara: o enorme carisma (que vai fazer muita falta na NBA, sem dúvida); a parceria e posterior briga com Kobe Bryant; a eterna luta para converter lances livres; as passagens frustradas por Phoenix, Cleveland e Boston. Vou falar mais dos números, e aqui começamos:

Nome Popular: Shaquille O'Neal (Shaq, The Diesel, Superman, The Big Cactus, e mais uns 40 apelidos)

Idade: 39 anos / Altura: 2,16 m / Peso: 147 kg

Temporadas: 19 (de 92-93 à 10-11

Posição de escolha no draft: 1o (num draft um tanto fraco, que teve Alonzo Mourning como 2a escolha, e Robert Horry como 11o)

Títulos: 4 (99-2000; 00-01 e 01-02 nos Lakers; 05-06 no Heat)

Equipes: Orlando Magic (92-93 a 95-96); Los Angeles Lakers (96-97 a 03-04); Miami Heat (04-05 a 07-08); Phoenix Suns (07-08 a 08-09); Cleveland Cavaliers (09-10); Boston Celtics (10-11).

Prêmios mais importantes: Calouro do ano (92-93); MVP da temporada (99-2000); 3 MVP das finais; 3 MVP do All-Star Game; 2 vezes cestinha da NBA; 15 All-Star Games; 8 vezes eleito para a equipe ideal da liga; 10 vezes líder em percentual de field goal.

Estatísticas históricas: 5o em pontos; 5o em field goals convertidos; 7o em tocos; 12o em rebotes. 

Médias na carreira: 23.7 pontos / 10.9 rebotes / 2.5 assistências / 2.3 toucos / 0.6 roubos de bola

Com Penny Hardway, seu parceiro no Magic

Os números são, de fato, impressionantes. Além dos 4 títulos, ainda chegou a 2 outras finais (94-95 com Orlando e 03-04 com Los Angeles). Conseguiu também 2 triple-doubles (um com tocos em 1993, outro com assistências em 2006).

Pra finalizar, gostaria de destacar algumas temporadas do O'Neal. Seguem as 7 temporadas mais importantes de Shaq:

92-93: já em seu primeiro ano Shaquille abalou a NBA. Com médias de 23.4 pontos, 13.9 rebotes e 3.5 tocos, ganhou com facilidade o prêmio de Calouro do Ano (chegou inclusive a ser eleito "Player of the Week" uma vez).

Mas uma campanha de .500 de aproveitamento não foi o suficiente para levar o Magic aos playoffs do forte Leste (ficou em 9o lugar no desempate com os Pacers). Foi ainda um dos anos de melhor aproveitamento do pivô em termos de lance livre (quase 60% de aproveitamento), e seu melhor ano em termos de rebotes e tocos.

Shaq participou também do All-Star Game, sendo o primeiro calouro a participar como titular no jogo desde Michael Jordan em 1985. Teve ainda um jogo espetacular contra Dallas no início de 93, onde conseguiu 38 pontos, 13 rebotes e 7 tocos.

Segue vídeo com lances da temporada (inclusive com direito a destruição de algumas tabelas)



94-95: em sua terceira temporada, Shaq atinge a final da NBA pela primeira vez. Aproveitando que Jordan resolveu dar um tempo, ele leva o Magic ao título do Leste. Na final, os de Orlando acabam  varridos pelo Houston de Hakeem Olajuwon. Foi a primeira vez que o Magic vencia uma série de playoffs. Nas finais, O'Neal teve média de 28 pontos, 12.5 rebotes e 6.3 assistências, arremessando a praticamente 60%.

The Diesel foi o cestinha da liga pela primeira vez, com 29.3 de média, acompanhado de 11.4 de rebotes e 2.7 de assistências. Terminou em segundo na votação para MVP da temporada (perdendo para David Robinson, dos Spurs), e foi indicado para o segundo time do All-NBA. Foi também seu terceiro ano como titular do Leste no All-Star Game.

Em um dos seus melhores jogos na temporada Shaq tem a seguinte marca contra os Cavaliers: 38 pontos,  15 rebotes, 4 roubos, 3 assistências e 3 tocos, mostrando toda a sua versatilidade. Contra os Lakers, seu futuro time, ele obteve 46 pontos, 11 rebotes e 5 tocos. E...

...no vídeo abaixo, uma outra atuação de gala do início da temporada contra os futuros algozes da final. São 46 pontos, 20 rebotes e 3 tocos do Superman.






99-00: agora, já nos Lakers, Shaq finalmente consegue seu primeiro anel, no primeiro ano de Phil Jackson como treinador angelino.

Em uma temporada espetacular, ele termina como cestinha do torneio (29.7), como líder em aproveitamento de FG (.576), MVP da temporada (Kevin Garnett em 2o) quase por unanimidade (Iverson ganhou o único voto de 1o lugar sem ser do Shaq) e MVP das finais. Além dos quase 30 pontos de média, ainda obtém 13.6 rebotes (2o da liga), 3.8 assistências (melhor temporada nesse quesito) e 3 tocos (3o da liga).

Foi ainda eleito para o seu 7o All-Star Game seguido, e para a equipe ideal da liga (All-NBA first team) pela segunda vez.

Quando Kobe e Shaq ainda se entendiam

Nessa temporada Shaq realiza uma série de jogos espetaculares. No intervalo de 6 jogos no final de novembro de 99, ele obtém a seguinte média (em 6 jogos, incluindo adversários como Bulls, Suns, Jazz e Nets): 36.2 pontos, 16 rebotes, 4.7 tocos e 4.5 assistências. Impressionante. Próximo ao fim da temporada regular ele teria ainda um jogo de 61 pontos (seu recorde pessoal) e 23 rebotes contra os Clippers.

Na temporada, os Lakers fizeram uma de suas melhores temporadas (67 vitórias), dominando amplamente a temporada regular. Nos playoffs, com um pouco mais de dificuldade, derrotaram os Trail Blazers na final da conferência (4x3), e os Pacers na grande final (4x2).

Vídeo da partida contra os Clippers, em 06 de março de 2000. Shaq fez 61 pontos e pegou 23 rebotes.



00-01: ano do segundo título com os Lakers. Apesar de médias um pouco mais baixas que no ano anterior, Shaq é novamente a peça fundamental na defesa do título. Além de novamente liderar a liga em percentual de field goal (com .574), teve média de 28.7 pontos, 12.7 rebotes, 3.7 assistências e 2.8 tocos. Novamente, Shaq fez parte do All-Star Game e da equipe ideal da liga. Ficou em 3o lugar na votação de MVP, vencida por Allen Iverson; ficou porém, pelo segundo ano seguido, com o prêmio de MVP das finais.

Os 2 astros do tri-campeonato dos Lakers

Os Lakers terminaram a temporada regular em 2o lugar no oeste, atrás apenas dos Spurs. Mas o que mais se destacou foi a campanha de Los Angeles nos playoffs: 15 vitórias em 16 jogos. E pelo segundo ano seguido O'Neal obtém médias acima de 30 pontos e 15 rebotes nos playoffs. A única partida perdida pela equipe foi na final da liga, contra os 76ers. O restante foi varrida.

Mais um ano repleto de ótimas atuações do Super-Pivô: contra os Wizards, em março de 2001, Shaq consegue 40 pontos, 17 rebotes, 8 assistências, 5 tocos e 3 roubos de bola; contra os Kings, na segunda rodada dos playoffs, obtém 44 pontos, 21 rebotes, 7 tocos e 4 assistências.

Segue um top 10 das melhores jogadas de Shaq nas finais contra os 76ers de Iverson.





01-02: e vem o tri-campeonato dos Lakers. Mais uma vez, Shaq é peça fundamental; porém, a cada ano dividia mais a responsabilidade de levar o time com Kobe Bryant. Por isso, a cada ano seus números caem um pouco. Ele novamente lidera a liga em aproveitamento (.579), e termina a temporada com médias de 27.2 pontos, 10.7 rebotes, 3 assistências e 2 tocos. Novamente faz a dobradinha All-Star Game / All-NBA First Team, e novamente termina em 3o na eleição de MVP da temporada (vencida por Tim Duncan). Conquista ainda seu terceiro troféu de MVP das finais.

Yaaaaowww!

Os Lakers terminam dessa vez em terceiro lugar da conferência oeste na temporada regular. Na pós-temporada, chegam com facilidade à final da conferência contra os Kings, na que é considerada até hoje uma das melhores finais de conferência das últimas décadas. Os Lakers acabariam vencendo o jogo 7 na prorrogação, em Sacramento. Nessa série Shaq tem médias de 30.3 pontos, 13.6 rebotes e 2.4 tocos. E essa foi a final antecipada da liga, pois na final Los Angeles varreria os Nets.

E uma das melhores atuações de O'Neal nessa temporada foi no jogo 2 das finais, onde conseguiu 40 pontos, 12 rebotes, 8 assistências e 1 toco, convertendo 12 de 14 lances livres. Aliás, essa era uma das características dele: na hora em que mais importava, os lances livres acabavam caindo.

Abaixo, vídeo com os melhores momentos de Shaq no jogo mencionado acima, contra os Nets na final.




03-04: sua 12a temporada na liga (8a e última em Los Angeles) foi bastante tumultuada, desde o início. Supostas brigas com Kobe Bryant, desentendimentos com a diretoria e outros fatores terminaram com sua saída após a temporada. Ainda assim, o time conseguiu chegar à final. Phil Jackson mais tarde escreveria um livro sobre o inferno que foram os bastidores daquela equipe, que trouxe outros 2 veteranos (Payton e Malone) na tentativa de mais um título. No final das contas, o time acabou perdendo a final para a surpresa chamada Detroit Pistons (4x1).

Shaq mais uma vez liderou a liga em percentual de FG (.584), e teve médias de 21.5 pontos (sua menor média na carreira até o momento), 11.5 rebotes, 2.9 assistências e 2.5 tocos. Já está repetitivo, mas foi sua 11a aparição no All-Star Game (lembrando que em 99 o evento não ocorreu devido à greve dos jogadores), e  sua 6a eleição para o All-NBA First Team.

Como jogo de destaque da temporada, podemos destacar o primeiro contra os atuais campeões Spurs, ainda em novembro de 2003: foram 35 pontos, 20 rebotes, 6 assistências e 4 tocos.

Confira abaixo os melhores momentos de Shaq nessa partida em San Antonio





05-06: em sua 14a temporada, Shaq conquista seu 4o e último título, agora com o Miami Heat e sob o comando de outro técnico histórico: Pat Riley. Contando com Dwayne Wade no time, o Heat fez a segunda melhor campanha do leste, e acabou derrotando os Pistons na final da conferência, e os Mavericks, numa virada incrível, na final da liga. O time perdia por 2x0, e com o jogo 3 praticamente perdido, quando começou uma virada que trouxe o título, vencendo as 4 partidas seguintes e fechando em 4x2. Mas, a essa altura, Shaq já era o sidekick de Wade, que acabou sendo o MVP das finais.


Mais uma vez Shaq fez a dobradinha All-Star / All-NBA First Team; mais uma vez liderou a liga em field goals (.600). Seus números, porém, continuavam caindo; os 33 anos de idade já pesavam, e ele terminou a temporada regular com as médias de 20 pontos (menor média até a época), 9.2 rebotes (menor marca até o momento), 1.9 assistências e 1.8 tocos. Outra explicação para esses números é que Riley diminuiu os minutos de O'Neal na temporada regular (teve média de 30, a menor até a época) para poupá-lo para os playoffs: as contusões já estavam aparecendo em maior número.

Talvez seu melhor jogo na temporada tenha sido o último contra o Chicago, na primeira fase dos playoffs: conseguiu 30 pontos, 20 rebotes, 5 assistências e 2 tocos.

Abaixo, um top 10 de jogadas do Shaq na temporada 2005-2006






Ufa! E com esse vídeo, fechamos esse post-homenagem ao grande Shaquille O'Neal. Um jogador que com certeza fará muita falta na liga. Que tenha uma boa sorte nos futuros projetos, e obrigado pelos 19 anos de bons serviços à NBA.


2 comentários:

Fabio Guimarães disse...

Fale alguma coisa sobre o nosso quase Brasileiro Larry Taylor.

Arthur Engel disse...

Olá TecInovar! Obrigado pelo comentário!

Bom, como você deve ter percebido, aqui no "Pula 2" o assunto é a NBA. Porém, posso falar um pouco do Larry Taylor.

Não conheço o jogo do rapaz, só sei que ele tentou a NBA e não conseguiu, e que jogou um tempo no México antes de vir pro Bauru. Tem 30 anos e joga de armador.

Não vejo problema em um jogador de outro país ser convocado, como ele foi. Ele está em processo de naturalização para poder disputar o pré-olímpico. Só acho uma pena que 2 dos 4 jogadores brasileiros que atuam na NBA tenham pedido dispensa (Nenê e Leandrinho), e que o Varejão esteja machucado. Ou seja, da NBA só teremos o Splitter mesmo.

Acredito que, com isso, o time do pré-olímpico seja algo como Huertas, Alex, Marquinhos, Giovannoni e Splitter. Bom time, mas poderia ser bem melhor.

Um abraço!