sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os maiores esquadrões (3/3)

E chegamos a parte final dos maiores esquadrões da história da liga. Aqui faremos um top 5 dos maiores esquadrões do período 1991-2011. Para acompanhar os posts anteriores e saber mais sobre essa série, é só clicar aqui.
Esse período abrange a época em que a maioria das pessoas que acessam aqui começaram a acompanhar a liga (inclusive eu). É um período dominado pelo Bulls de Jordan, além dos Spurs de Duncan e os Lakers de Bryant. Sem maiores delongas, vamos ao top 5:



5) 2006-2007 San Antonio Spurs: o time que deu o 4o título aos Spurs num período de 9 anos. Todos eles, é claro, com Tim Duncan no garrafão e Gregg Popovich no banco. Considerado por muitos como o melhor power forward de todos os tempos, e um dos 10 melhores jogadores da história, Duncan liderou os Spurs nessa temporada com o auxílio de 2 outros astros em ótima fase: Tony Parker e Manu Ginobili.
Nessa temporada a equipe foi discreta na temporada regular (3a melhor campanha), mas deslanchou nos playoffs, perdendo apenas 4 jogos.

Equipe base: Tony Parker, Manu Ginobili, Bruce Bowen, Tim Duncan e Francisco Elson

Principais ajudas do banco: Michael Finley, Brent Barry e Fabricio Oberto

Campanha: 58-24 (.707 na temporada regular - 3a melhor campanha) e  .800 (playoffs)

Final: 4x0 sobre os Cleveland Cavaliers



4) 1990-1991 Chicago Bulls: equipe que trouxe o primeiro título para Chicago. Foi o primeiro dos 6 títulos de Chicago (e de Jordan). Sete anos depois do draft do mega-astro, finalmente acaba o sofrimento e o título chega, sob o comando de Phil Jackson. No caminho para o título deram uma varrida nos bicampeões Pistons na final da conferência, e derrotaram o Showtime Lakers implacavelmente na final. Mostraram aí que a liga tinha um novo dono. Jordan foi eleito o MVP da temporada, além de ser também o cestinha e eleito para a equipe ideal da liga.

Equipe base: John Paxson, Michael Jordan, Scottie Pippen, Horance Grant e Bill Cartwright

Principais ajudas do banco: B. J. Armstrong, Stacey King e Will Perdue

Campanha: 61-21 (.744 na temporada regular - 2a melhor campanha) e  .882 (playoffs)

Final: 4x1 sobre os Los Angeles Lakers



3) 1996-1997 Chicago Bulls: equipe do 5o título. Jordan já tinha voltado, e os Bulls ainda dominavam a liga completamente. A equipe é bem diferente daquela do primeiro título, e conta agora com Rodman e Kukoc, entre outros. Apesar do desgaste da temporada anterior, onde bateram o recorde de maior número de vitórias, o time mantém o pique e faz a segunda melhor marca (junto com o Lakers de 1972).
Jordan é novamente o cestinha da temporada (além de ser eleito para o time ideal da liga) e Rodman lidera a liga em rebotes.

Equipe base: Ron Harper, Michael Jordan, Scottie Pippen, Dennis Rodman e Luc Longley

Principais ajudas do banco: Toni Kukoc e Steve Kerr

Campanha: 69-13 (.841 na temporada regular - melhor campanha) e  .789 (playoffs)

Final: 4x2 sobre o Utah Jazz



2) 2000-2001 Los Angeles Lakers: segundo título do tricampeonato do início do milênio. A dupla Shaquille O'Neal - Kobe Bryant se entendendo perfeitamente em quadra (e em excelente fase os dois), e o time voa pelos playoffs , perdendo apenas 1 jogo (e na prorrogação). Na verdade, a partir do 75o jogo da temporada regular, o time vence 23 em 24 jogos. Shaq é escolhido para o time ideal da liga.

Equipe base: Derek Fisher, Kobe Bryant, Rick Fox, Horance Grant e Shaquille O'Neal

Principais ajudas do banco: Ron Harper, Brian Shaw e Robert Horry

Campanha: 56-26 (.683 na temporada regular - 2a melhor campanha) e  .938 (playoffs)

Final: 4x1 sobre os Philadelphia 76ers



1) 1995-1996 Chicago Bulls: e chegamos ao melhor time da era Michael Jordan. O time que quebrou o recorde de vitórias em uma mesma temporada, com 72; apenas 2 derrotas em casa; uma sequência de 18 vitórias, e outra de 13; apenas 8 derrotas fora de casa (outro recorde). Foi a primeira temporada do polêmico Dennis Rodman em Chicago, peça fundamental para se juntar a Scottie Pippen e Michael Jordan. Total dominância de Chicago durante toda a temporada: assistir esse time jogar virou um evento, independente do time para qual a pessoa torcia, ou mesmo se a pessoa era fã de basquete ou não. Era nesse nível a atenção que esse time conseguiu. Michael Jordan foi eleito MVP da temporada, e também fez parte do time ideal da liga, junto com Scottie Pippen; Phil Jackson foi eleito técnico do ano. Jordan liderou ainda a liga em pontos, enquanto Rodman liderou em rebotes.


Equipe base: Ron Harper, Michael Jordan, Scottie Pippen, Dennis Rodman e Luc Longley

Principais ajudas do banco: Toni Kukoc, Steve Kerr e Bill Wennington

Campanha: 72-10 (.878 na temporada regular - melhor campanha da história) e  .833 (playoffs)

Final: 4x2 sobre os Seattle SuperSonics


Encerramos aqui a série sobre os maiores esquadrões da NBA, dividida por períodos. Vamos esperar  que a greve encerre logo para começarmos a falar da (provável) temporada 2011-2012.

Nenhum comentário: