Comissário David Stern e Billy Hunter, representante dos jogadores
Boas novas:
Depois de 149 dias sinistros de lockout, eis que no sábado passado chega pela manhã a notícia que todo fã da NBA no planeta estava esperando: os representantes dos jogadores e dos donos das franquias chegaram a um acordo! Precisei ler várias vezes as notícias nos diversos sites e twitter para acreditar.
As coisas ainda não estão 100% fechadas; faltam ainda ajustes e providências. Porém, o mais difícil já foi conseguido, que era o acordo entre as partes.Tanto que já estão sendo agendadas as principais datas:
09/12: início dos treinamentos
09/12: abertura do mercado free-agent
25/12: início da temporada regular
A temporada regular teria 66 jogos, e haveria inclusive o All-Star Weekend.
As providências que faltam serem tomadas são:
- remontagem do sindicato dos jogadores, que foi desfeito para a entrada das ações na justiça (esse processo já deve estar em andamento a essa altura);
- terminado esse processo, os representantes dos donos e os dos jogadores irão escrever o documento oficial do acordo salarial (duração de 10 anos), conforme já foi acertado entre as partes (isso deve ter início ainda essa semana);
- documento pronto, as duas partes vão levar a proposta para votação interna. Obtendo maioria entre os donos (ou seja, 15 votos) e maioria entre os jogadores (216 votos), tudo certo para iniciar a temporada nas datas mencionadas acima. Essas votações devem ocorrer por volta do dia 05.
Porém, além dos seus representantes, a maioria dos jogadores já manifestou o desejo de entrar logo em quadra, e vários estão comemorando pelas redes sociais o fim do lockout. O mesmo acontece entre os donos, que estão felizes com o acordo. Ou seja, a chance de tudo melar é muuuuuuuito pequena, menor que o Tyrone Bogues e o Earl Boykins. Enfim, até o dia 08/12 tem que estar tudo pronto pro início dos treinos e do mercado free-agent no dia seguinte.
Pode comemorar, galera!
Os detalhes do acordo são gigantescos: quem quiser se aprofundar no assunto, pode ler o memorando que o Billy Hunter mandou para os atletas, onde ele detalha vários pontos, garantindo que os jogadores não serão prejudicados; o memorando está em pdf, e é só clicar aqui.
David Stern mencionou ainda uma "lista B", de assuntos menos importantes e que seriam ainda discutidos, provavelmente na mesma reunião conjunta para escrever o documento oficial. Acredito que sejam os fatores mencionados por Hunter no 3o ponto da primeira página do documento (disciplina, testes anti-drogas, etc.), mas pode ser outra coisa.
Todos comemoram a volta da NBA
Rumores:
Como não poderia deixar de ser, vários rumores começam a pipocar com a proximidade de abertura do mercado. Vamos a alguns deles:
- Chris Paul indo para os Knicks na temporada 2012-2013. O repórter Chris Broussard, da ESPN, diz que o desejo de Paul é jogar pelos Knicks assim que se tornar free-agent. Uma outra possibilidade seria fazer um contrato de extensão com os Clippers.
- Falando em Clippers, o mesmo Broussard diz que o sonho da equipe é trazer Dwight Howard para Los Angeles, fazendo garrafão com Blake Griffin. Inclusive, Griffin seria a única peça não-trocável que eles estariam dispostos a negociar pelo D12.
- Utah Jazz: Al Jefferson e Paul Millsap estariam sendo oferecidos pela equipe, animada com os draftados Kanter e Favors.
- Ainda segundo o repórter da ESPN, os Celtics estariam dispostos até a trocar Rajon Rondo por algum jogador que pontue mais, tirando assim um pouco do peso das costas do Pierce.
- Outro que pode sair, de acordo com o site Boston Herald, é o Glen Davis. New Jersey, Orlando, Denver, Atlanta, Detroit e New Orleans estão entre os possíveis destinos - além do próprio Boston, claro.
- Miami Heat: um dos times que não saiu dos noticiários em momento algum na temporada passada. Agora, estão desesperados na busca por um pivô. O sonho deles no momento é ter Nenê no elenco, e eles devem repetir a proposta que fizeram ano passado para os Nuggets: oferecer Mike Miller e Udonis Haslem. A dificuldade para sair esse acordo é o próprio Nenê, que teria uma redução e tanto em seu salário.
No final da temporada passada, o brasileiro declarou que o principal fator para escolher uma proposta não seria dinheiro, e sim atuar em um time bom, com chances de ser campeão. Aí tem uma: porém, no final das contas, a grana sempre conta um pouco. Além disso, ele deve ter várias propostas nesse curto mercado que teremos.
Se não puder ter Nenê, o Heat deve buscar mesmo o Dalembert, que inclusive manifestou desejo de jogar em Miami. Como também devem renovar com Mario Chalmers, provavelmente vão ter que oferecer o Mike Miller por aí, talvez trocando por um jogador barato (fonte: Brian Windhorst, da ESPN).
- Andrei Kirilenko voltando: são vários os possíveis destinos do AK-47. Dizem que ele sonha em morar na California, e poderia jogar por Lakers ou Clippers. Nets, Magic e Jazz são outros possíveis destinos.
- Possíveis destinos de Kurt Thomas nesse mercado: Chicago (que já demonstrou interesse em renovar), Miami (onde foi draftado originalmente), Dallas e New York.
Bom, ficamos por aqui, esperando o desenvolvimento que vai oficialmente encerrar o lockout na semana que vem. Ah, e toda a parte de rumores listada acima foi coletada no site "I am a GM", que tem filtrado bem os boatos que circulam pela internet.
As cheerleaders comemoram o retorno da NBA!