sábado, 12 de novembro de 2011

Lockout continua / Lista da ESPN

    Enquanto a greve chega ao seu 134o dia, (ou seja: mais 2 dias repletos de reuniões entre as partes essa semana não deram em nada), vamos fazendo o que todo blog/site/revista está fazendo: conversando e fazendo listas.

    Só pra registrar: depois de 23 horas de reunião entre as partes em 2 dias, os donos das franquias fizeram uma oferta, anunciada por eles como oferta final, sem mais negociações. A oferta é um pouco melhor do que a anterior, mas ainda considerada ruim pelos jogadores. Agora haverá uma votação entre os jogadores, para decidir se aceitam ou não. Caso aceitem, a temporada começará dia 15 de dezembro, e cada time terá 72 jogos (um corte bem pequeno se comparado com a duração da greve). Os playoffs e a final começariam com uma semana de atraso em relação ao planejado.

    Caso os jogadores não aceitem... bom, nem é bom pensar nisso agora: podemos perder a temporada inteira 2011-2012. A liga diz que se a oferta não for aceita até o dia 15 (terça-feira), as futuras propostas serão bem piores. Já existem jogadores pensando na hipótese de uma ação conjunta na justiça.

    Voltando ao assunto das listas: já fizemos algumas aqui no Pula 2 pra passar o tempo (e nada que a maldita greve acaba). Vamos, então, a mais uma: a ESPN americana fez um ranking dos 500 (!!!) melhores jogadores da NBA na atualidade. Como tempo é dinheiro, vamos discutir apenas o top 10, que é o que realmente importa, certo?

    Antes disso, vamos ver como se saíram os brasileiros: Nenê ficou na 31a posição, a frente de gente como Joe Johnson, Andrew Bogut, Andre Iguodala, Ray Allen e Tyson Chandler, por exemplo. Anderson Varejão ficou em 85o, a frente de Caron Butler, Andre Miller, J.J. Barea e Kendrick Perkins. Leandrinho ficou em 150o, a frente de Hedo Turkoglu, Chris Andersen, Mike Miller e Gilbert Arenas (quem diria, hein, Arenas... até capa de jogo ele já foi!). Tiago Splitter ficou com a posição 226o, a frente de Ben Wallace, Peja Stojakovic e Nate Robinson, entre outros. Outros jogadores em posições baixas: Michael Redd em 252o, Raja Bell em 265o e Yi Jianlian em 280o.

    Agora sim, vamos aos 10 melhores jogadores atualmente na NBA, de acordo com a ESPN americana. O ranking foi feito da seguinte forma: eles pegaram cada jogador atual da NBA e pediram a 91 especialistas sobre a liga para que dessem notas de 0 a 10 para esse jogador baseados nas qualidades ATUAIS do jogador. Fizeram a média de cada um, e esse é o resultado do topo, com meus comentários. Sintam-se livres para comentarem o que acharam:


10) Blake Griffin (Clippers) - PF, 22 anos / 1 temporada / Stats 2010-2011: 22.5 ppg, 12.1 rpg, 3.8 apg


Achei meio exagero colocar o Griffin em 10o, depois de apenas 1 temporada. É óbvio que se trata de um ótimo jogador, mas ainda tem muito o que crescer em vários aspectos (defesa, psicológico, etc.).
Mas no futuro tem tudo pra ser um dos 10 melhores sim.


9) Deron Williams (Nets) - PG, 27 anos / 6 temporadas / Stats 2010-2011: 20.1 ppg, 4.0 rpg, 10.3 apg


Sem dúvida um dos 5 melhores PGs da liga. Mas acho que não merecia entrar nesse top 10, depois da última temporada. Pode ser que nessa temporada consiga render mais nos Nets, e voltar aos bons tempos do Jazz.




8) Derrick Rose (Bulls) - PG, 23 anos / 3 temporadas / Stats 2010-2011: 25.0 ppg, 4.1 rpg, 7.7 apg


Mais uma discordância, dessa vez ao inverso: acho que o Rose deveria estar melhor posicionado. Não só pelo fato dele ter sido MVP da temporada com apenas 23 anos, e com um nível de talento incrível na liga. Basta ver como ele levou o Chicago Bulls à melhor campanha da liga, mantendo o mesmo nível da equipe mesmo quando jogadores chaves estavam lesionados. Acho que ele deveria ter ficado entre os 5 primeiros dessa lista.




7) Kobe Bryant (Lakers) - SG, 33 anos / 15 temporadas / Stats 2010-2011: 25.3 ppg, 5.1 rpg, 4.7 apg


Assim como Rose acima, outro que foi colocado numa posição muito baixa. Kobe ainda é, facilmente, um dos 5 melhores jogadores da liga, sem dúvida, em minha opinião. Os números da última temporada apontam pra isso (além dos 2 títulos nos dois anos anteriores).




6) Kevin Durant (Thunder) - SF, 23 anos / 4 temporadas / Stats 2010-2011: 27.7 ppg, 6.8 rpg, 2.7 apg


Posição justa pra ele, na minha opinião. Poderia até ser 7o, o que mostra o nível de talento que a NBA tem hoje. O que me irrita ainda mais, por ver que estamos próximos de perder uma temporada inteira. Só nos resta torcer para que a proposta seja logo aceita.




5) Dirk Nowitzki (Mavericks) - PF, 33 anos / 13 temporadas / Stats 2010-2011: 23.0 ppg, 7.0 rpg, 2.6 apg


Posição justa pra ele também. Talvez pudesse ficar até em uma melhor posição, pela regularidade ao longo dos anos, e pelo playoff fantástico que fez ano pas sado, quando levou o Dallas ao título inédito.


4) Chris Paul (Hornets) - PG, 26 anos / 6 temporadas / Stats 2010-2011: 15.9 ppg, 4.1 rpg, 9.8 apg


Mesmo caso do Deron Williams: talento indiscutível, um dos melhores PGs da liga. Mas que atualmente não está numa fase tão boa quanto esteve há uns 2 ou 3 anos. Porém, só podemos esperar coisas boas dele, que ainda é jovem, e deve ainda permanecer no topo dos armadores por um bom tempo. Nesse momento, não mereceria a 4a posição.




3) Dwyane Wade (Heat) - SG, 29 anos / 8 temporadas / Stats 2010-2011: 25.5 ppg, 6.4 rpg, 4.6 apg


Se o Miami Heat ofereceu resistência ao Dallas Mavericks nas finais da temporada passada, foi graças à Dwyane Wade. Com o sumiço de Lebron James da série final, Wade chamou para si a responsabilidade, e jogou incrivelmente bem, mostrando que pode levar o time nas costas se necessário.   Fez uma ótima temporada, e merece estar entre os primeiros.




2) Dwight Howard (Magic) - C, 25 anos / 7 temporadas / Stats 2010-2011: 22.9 ppg, 14.1 rpg, 2.4 bpg


Eu tenho a impressão de que todo ano cria-se a expectativa de que será o ano em que o Howard dominará completamente a liga, tipo Shaq-style, e será unanimidade como MVP, só pra começar. Ele até tem melhorado seu jogo lentamente, temporada após temporada: mesmo assim, nunca chega o ano dele. Concordo com o Bill Simmons quando ele diz que um cara com o físico do Dwight deveria ser muito mais dominante do que ele é. E o que acontece muitas vezes é exatamente o contrário: em várias partidas vimos o Orlando jogando melhor quando seu super-pivô está no banco. Temporada passada foi incrível como o Magic foi eliminado prematuramente pelo péssimo time dos Hawks. Por tudo isso, não colocaria o Dwight no meu top 5.




1) Lebron James (Heat) - SF, 26 anos / 8 temporadas / Stats 2010-2011: 26.7 ppg, 7.5 rpg, 7.0 apg


E o primeiro lugar ficou com o Lebron James. Acho justo, embora entenda que tenha sido polêmica (como foi) essa escolha. É claro que a última impressão que tivemos do Lebron foi muito ruim: foi o completo desaparecimento dele das finais, especialmente no 4o quarto das partidas. Mas, do início da temporada até o início das finais, Lebron jogou muito, sendo o melhor jogador da temporada regular, depois do Rose (em minha opinião). No playoff foi a mesma coisa: uma série de apresentações espetaculares, até que vieram as finais e tudo mudou. Mas a estatística dele na temporada passada, tão boa quanto nos 2 anos anteriores em que foi MVP e carregou seu antigo time nas costas, faz com que ele de fato seja o melhor (ou um dos melhores) jogadores da liga no momento.




Bom, essa foi a lista da ESPN americana. Falei tanto de top 5 no post que coloco aqui quais seriam meus jogadores top 5 da liga no momento: Rose, Lebron, Dirk, Wade e Kobe. Só não me perguntem em que ordem, hehehehe... e então, o que acharam da lista da ESPN?

2 comentários:

anderson disse...

acho que deveria tirar o Rose e colocar o Durant assim:
James, Wade, Kobe, Howard, Durant, ai sim o Dirk e o rose!!!

Arthur Engel disse...

É que no momento tenho a impressão de que Dirk e Rose estão melhores... mas é isso, esses aí são os 7 melhores do momento sim. E talvez Chris Paul em 8o.