domingo, 25 de dezembro de 2011

Quem melhor se reforçou?



    Na beira do início de uma nova temporada, e com uma temporada de free-agents mais curta, é hora de ver quem melhor se preparou até agora para mais um ano de disputas. Obviamente, tudo não passa de chutômetro, afinal quantas vezes vemos um time que no papel parece excelente, mas na prática não consegue nem passar da primeira rodada dos playoffs? Ou um time no qual ninguém confiava, e acaba chegando na final da conferência? Se você discorda da nossa lista, ou tem algo a acrescentar, fique à vontade: é pra isso que o Pula 2 está aqui.

   Enfim, deixando o papo de lado, vamos aos times que melhor se reforçaram para a temporada 2011-2012 até aqui:


1) Los Angeles Clippers: não teve contratação mais impactante do que a de Chris Paul. Mas, como considerar "impactante" se até agora só foram realizados 2 jogos de pré-temporada pelo time? Bom, foram 2 vitórias sobre os Lakers, mas mesmo assim foram jogos "amistosos". A questão é que a contratação foi muito maior do que a melhora da equipe em quadra.

   A visão de todos (público, outros jogadores, imprensa) mudou muito em relação aos Clippers com essa contratação, somada à temporada espetacular de Blake Griffin no ano passado. Isso significa mais dinheiro para o clube, mais mídia (mais jogos transmitidos, season-tickets, camisetas e outros produtos vendidos), mais respeito por parte dos jogadores (que já não acham absurdo jogar nos Clippers), etc. etc. Pode ser uma guinada na história da franquia, se bem conduzida pelos seus managers.

   Além disso, é uma baita aquisição para uma equipe ter um armador do calibre de Chris Paul, com certeza um dos 3 melhores da liga, e ainda jovem. A equipe foi reforçada ainda com a chegada de um Chauncey Billups motivado para mostrar que ainda tem basquete, depois de dispensado pelos Knicks. Conseguiu ainda o campeão pelos Mavericks Caron Butler, e renovou com o jovem e bom pivô DeAndre Jordan.



   Das 3 perdas da equipe (Eric Gordon, Chris Kaman e Al-Farouq Aminu), a de Gordon é a mais sentida. Mas, para se obter um jogador como Chris Paul (ainda mais com David Stern atrapalhando tudo) é preciso ceder. No lugar dele jogará o Billups, que se adapta bem na função 2 com seu ótimo arremesso de 3. No lugar de Kaman, Jordan, além do reboteiro Reggie Evans vindo do banco. Aminu ainda era uma promessa, pouco aproveitado.


2) New York Knicks: a equipe de Nova Iorque está decidida a encerrar o jejum de 10 anos sem vencer sequer uma partida em playoffs. E esse pode ser o ano, com um maior entrosamento entre Amare Stoudemire e Carmelo Anthony, além da contratação de Mike Woodson, especialista em defesa, para auxiliar Mike D'Antoni, especialista em ataque (saudades daquele run-and-gun de Phoenix, com Steve Nash, Leandrinho, Stat...).


   Para melhorar o time, foram contratados Tyson Chandler, Baron Davis e Mike Bibby. O primeiro é, obviamente, a melhor contratação, sendo um dos melhores pivôs da liga, e excelente defensor - calcanhar de Aquiles da equipe. Os dois armadores veteranos foram contratados para suprir a ausência de outro armador veterano, Chauncey Billups. Davis, se estiver bem fisicamente, deve ser o titular. Acredito que ele ainda tem lenha pra queimar, só precisa de motivação: enquanto jogou nos Clippers dando passes para Blake Griffin, funcionou bem. Espero que Carmelo e Stat sejam motivações suficientes para fazê-lo jogar bola.


3) Indiana Pacers: os Pacers precisavam dar uma melhorada na equipe, e com certeza o fizeram. Os acréscimos de David West e George Hill melhoram a equipe, tanto no perímetro quanto no garrafão.


   West é sem dúvida a melhor contratação da offseason do Indiana. Buscado por muitas franquias, quase certo com o Boston, acabou indo parar em Indiana (o que rendeu alguns comentários meio ácidos do normalmente calmo Ray Allen). Deverá formar garrafão com Roy Hibbert, que vem amadurecendo seu jogo. Hill é mais um armador talentoso, pontuador, para participar da rotação atrás de Darren Collison. Com isso, os Pacers podem esperar uma posição melhor do que a 8a posição do Leste na temporada passada.



4) Minnesota Timberwolves: último colocado da temporada anterior, ninguém precisava de reforços tanto quanto os Timberwolves. E conseguiram.


   O mais aguardado é, claro, Ricky Rubio, que muitos imaginavam que jamais fosse vestir o uniforme da franquia. Pois a revelação espanhola veio, e vai comandar a equipe nessa temporada. Chega pra tirar o time da lama, o que não ocorrerá da noite pro dia. Além dele, Derrick Williams, power-forward draftado pela equipe na 2a posição, e o atual campeão J.J. Barea vem pra ajudar nessa reformulação, que pode trazer bons frutos antes do que se espera. Barea deve vir do banco, podendo ganhar a posição caso Luke Ridnour ou Wesley Johnson não estejam bem.




5) Cleveland Cavaliers: o time mais sofrido e torturado da última temporada, graças à saída de Lebron James. A franquia deu sorte no lottery draft, e ficou com duas picks altas. Acabou escolhendo Kyrie Irving e Tristan Thompson, um armador e um power-forward para formarem o futuro da equipe.


   O primeiro, Irving, primeira escolha do draft, tem tudo para ser escolhido calouro do ano, e deve contribuir bem para a equipe, pois tem grande potencial. Só não se pode esperar que seja o salvador da pátria do dia pra noite. A equipe ainda renovou com o experiente Anthony Parker na posição 2, e trouxe o bom Omar Casspi, ala de ótima estatura e bom arremesso.
   Os Cavaliers estão fazendo uma reformulação da forma correta. Esperemos que sua diretoria tenha paciência com a equipe, e continue reformulando gradualmente, sem grandes cobranças.




6) Chicago Bulls: a equipe dos Bulls não precisava de muitos reforços, depois da excelente temporada passada, onde parou apenas na final do Leste, contra o Miami Heat. Talvez o maior desejo dos torcedores seja uma temporada mínima em contusões, especialmente no garrafão da equipe (Carlos Boozer e Joakim Noah).


   Mas, se tinha alguma posição na qual os de Chicago eram fracos, era a posição 2. E nisso eles agiram bem, dispensando Keith Bogans e contratando Richard Hamilton. Rip deve ajudar bastante a equipe, com sua experiência (possui 9 anos de NBA, além de um anel de campeão) e seus bons arremessos. Com isso, Derrick Rose, estrela da equipe, não deve ficar tão sobrecarregado.

   Esses foram os 6 times que melhor contrataram, em nossa opinião. Se você discorda, ou quer acrescentar algum outro, é só comentar por aqui. Toda participação é super bem-vinda. 
  
   Finalizo dando a dica dos perfis dos times feitos pelo pessoal do Jumper Brasil. Vale uma conferida, trabalho muito bem feito, e que serviu de consulta, entre outros, para esse post.

Nenhum comentário: