sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

As principais peças já estão pegas

Chris Paul com seu novo uniforme, em sua nova casa

    Com apenas 6 dias de mercado de free-agents aberto, já tivemos praticamente todos os principais FA contratados. Os mais cotados, entre os que ainda não fecharam, são provavelmente Arron Afflalo, Samuel Dalembert e Kris Humphries (ou seja, os que mais importam já tem time pra jogar agora no final do mês).

    Pela cláusula de anistia, 6 jogadores já foram dispensados. E entre as trocas mais relevantes (CP3 e D12), uma já aconteceu, e a outra pode rolar ainda esse ano.

    Vamos começar pelo acontecimento mais importante do ano até agora: Chris Paul indo para os Clippers em troca de Eric Gordon, Chris Kaman, Al-Faroqu Aminu e um pick de primeira rodada dos Timberwolves. Com isso, os Clippers estão completando o processo iniciado ano passado, quando Blake Griffin levantou o nome da franquia da eterna zombaria. Agora, já tem gente colocando em dúvida qual o melhor time da cidade.

   Com um possível elenco inicial de Chris Paul, Chauncey Billups, Caron Butler, Blake Griffin e DeAndre Jordan, os Clippers tem tudo pra sair das tradicionais últimas posições da forte Conferência Oeste e disputar um 5o, 6o lugar, indo pros playoffs, como ocorreu da última vez em 2005-2006 (melhor desempenho dos Clippers em sua história). E esse time é, no papel, bem melhor do que aquele. Fez muito bem a direção em ter renovado com o DeAndre Jordan.

   (Nesse link vocês podem ver um vídeo do DeAndre Jordan e do Blake Griffin no momento em que ficaram sabendo que seu time tinha conseguido o Chris Paul.)

   E os Hornets, como ficam? Conseguiram um pivô ok  (Kaman - o que é bom, nesse tempo de vacas magras), um muito promissor SG (Gordon) e uma valiosa pick. Acredito que foi bom pros Hornets, embora eu acredite que a NBA está perdendo uma boa chance de fazer um downgrade para 28 equipes, e melhorar ainda mais o nível da liga - mas isso é outra conversa. Já que isso dificilmente ocorrerá, a liga precisa urgentemente achar um comprador pros Hornets, pra evitar mais situações constrangedoras como a relatada no post anterior.

   A outra possível mega-troca da temporada - Dwight Howard - está parada. Depois do pivô pedir pra ser trocado, a diretoria do Magic permitiu que os agentes do jogador conversassem com representantes de Nets, Mavericks e Lakers. Como não se chegou a acordo algum, e as especulações eram enormes, a equipe de Orlando declarou "fechada" a temporada de conversas sobre Howard. Mas eis que o pivô aparece pra imprensa e diz que nada mudou, ele continua querendo sair, e espera que isso aconteça em breve. Enquanto isso, treina normalmente com os companheiros. Bom, normalmente é uma palavra meio forte numa situação como essa; mas, pelo menos, treina com os atuais companheiros.

   Depois da fracassada tentativa dos Lakers de adquirirem o Chris Paul, só se fala em D12 em LA. Outro concorrente forte são os New Jersey Nets. Vamos ver o que acontece: a pior coisa pra Orlando, a meu ver, seria ter uma temporada carregada de boatos, e com aquele clima de "onde estará Dwight daqui a 5 meses? Daqui a 4 meses?". Isso atrapalha demais o time, além do fato dele poder sair de graça. Então, o jeito é conseguir o possível por ele agora. Talvez esse possível seja Andrew Bynum e Pau Gasol.

   Antes de falarmos das contratações importantes de FA dos últimos dias, vamos falar sobre os anistiados. Já falamos de um, o Billups, que acertou com os Clippers. Mencionamos também o Gilbert Arenas, ainda sem destino. Os novos anistiados são: Charlie Bell, dos Warriors; James Posey, dos Pacers; Baron Davis, dos Cavaliers, e Travis Outlaw, dos Nets - olha os Nets abrindo mais espaço ainda na sua folha salarial. Todas essas anistias eram, de alguma forma, esperadas. Resta esperar pra ver quem as equipes trarão para substituir as peças.

   E, finalmente, a etapa (praticamente) final das contratações de free-agents. Tenho listado algumas das contratações no facebook do Pula 2; aqui, vou apenas comentar algumas das mais importantes:



   Nenê nos Nuggets: o pivô brasileiro, um dos free-agents mais cobiçados, acabou ficando mesmo nos Nuggets, quando ninguém esperava. Os Nets eram os favoritos para ter o pivô, com os Rockets correndo por fora. Mas, no final da contas, acabou mesmo permanecendo em Denver, para alegria dos fãs da equipe. Se o time conseguir manter o Arron Afflalo, pode montar uma base com os novos talentos que possui.

   Marc Gasol nos Grizzlies: outro pivô muito buscado, embora se imaginasse que os Grizzlies o manteriam (era restricted). Teve uma ótima temporada no ano passado, fazendo garrafão dom Zach Randolph, e espera-se que mantenham a sintonia esse ano.

   David West nos Pacers: também bastante procurado, chegou a ficar com um pé nos Celtics. Porém, no final das contas, acabou indo para o (outro) time de Larry Bird. Ótima aquisição para os Pacers.

   Richard Hamilton nos Bulls: excelente acordo para ambas as partes. Para os Bulls, que reforçam seu time na posição que mais necessitavam, a de shooting guard. Além disso, conseguem um pontuador para desafogar um pouco o Derrick Rose. Com uma equipe de Rose, Hamilton, Deng, Boozer e Noah, estão mais fortes do que ano ano passado, quando fizeram a melhor campanha geral da primeira fase. Para o Hamilton, também foi um baita negócio, pois estava preso naquela zona estranha e estagnada que se tornou o Detroit dos últimos anos. Ao invés disso, vai para um contender.

   Jamal Crawford nos Trail Blazers: Crawford era, na verdade, o homem que Chicago queria. Porém, acabou indo pra Portland. Fez uma excelente temporada 2010-2011 com Atlanta, além de ter sido 6o homem do ano em 2009. New York e Sacramento também desejavam o jogador.

   J. J. Barea nos Timberwolves: Terceiro jogador importante que os atuais campeões Dallas perdem (Chandler pros Knicks, e Butler pros Clippers), deverá disputar posição para ser parceiro do Ricky Rubio. Timberwolves se reforçando para essa temporada.

   Mike Bibby nos Knicks: o veterano sai do Heat e acerta com os Knicks. Deve ser o armador reserva, que aproveita seu ainda bom arremesso (como fazia em Miami).

   Vince Carter nos Mavericks: falando em veteranos, Vince Carter nos Mavs. Sério? Acho que o time desse ano dos Mavs está, até o momento, pior do que o do ano passado. Carter é bom jogador pra vir do banco a essa altura. E a boa contratação do Odom não suprime a falta dos 3 jogadores campeões que saíram, na minha opinião.

    Por enquanto é isso, galera. São 8 dias pro início da temporada, e continuamos acompanhando a preparação das equipes. Fiquem ligados também em nosso twitter e facebook. Falando em facebook, aproveito pra divulgar o grupo "NBA Brasil", bem bacana, com muitas discussões interessantes. Vale dar a conferida!

2 comentários:

Anônimo disse...

Kero saber mesmo como fica os Lakers. Não pôde contar com CP3, Lamar Odom foi embora e Gasol dakele jeito. Se não vinhér uma contratação de peso, não sei como vai ficar este time. E outra, o Clipers ta um timaço e no papel ta melhor do que os Lakers.

@Greg_Bina

Arthur Engel disse...

Acredito que vá acabar acontecendo uma troca do tipo Gasol, Bynum e algo mais por Howard e Turkoglu. Vamos ver...