terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Não temos mais invictos (resumo da rodada)

    Caíram ontem os dois últimos invictos da temporada: o Miami Heat e o Oklahoma City Thunder. Ambos estavam 5-0 quando sofreram a primeira derrota, o que mostra um equilíbrio na liga. Ano passado, e também no anterior, equipes chegavam invictas quase à décima rodada.

    Mas não foram apenas os líderes que perderam: a rodada de ontem teve várias surpresas. Dos 10 jogos, 7 foram ganhos por times com campanha inferior. Vamos aos destaques da rodada:



Wizards 92 x Boston 100: os Wizards continuam sem vitórias (0-5), apesar dos esforços de Wall, McGee e Blatche. A partida foi bastante disputada, com os Celtics (3-3) conseguindo a vitória apenas no final do último quarto. Pierce, Allen e Rondo foram os destaques. A saída para os Wizards é manter a calma na temporada, dar experiência aos jovens, e pegar uma pick boa no próximo ano. Nessa partida, estiveram melhores que os oponentes em turnovers, roubos e tocos, e iguais em rebotes.



Pacers 108 x Nets 94: os Pacers continuam sua ótima campanha (5-1), assumindo o segundo lugar da conferência leste. Destaque na partida de ontem para George, perfeito da linha de 3 (5 de 5). Cinco jogadores de Indiana passaram dos 10 pontos, e a equipe esteve muito bem da linha de três. Granger também se destacou, com 15 pontos, 6 rebotes, 3 assistências, 2 roubos e 2 tocos. Já os Nets (1-5), que tanto disseram que iriam melhorar bastante o elenco com várias contratações de nome, não cumpriram o prometido: a não ser que consigam trazer Howard, provavelmente perderão sua única estrela, Williams, que aliás foi o cestinha do jogo de ontem (22 pontos, somando a 8 assistências).



Raptors 90 x 85 Knicks: depois daquela vitória dramática no "Opening Day", os Knicks (2-3) mostram que ainda não possuem uma equipe pronta. Depende muito do Anthony ainda, que ontem arremessou 31 vezes, além de cobrar 8 lances livres. Mesmo sem Stoudemire, com problema de tornozelo, é complicado ganhar com um jogador só chutando 40% das bolas. Já os Raptors (2-3), um time sem estrelas, está fazendo o que se espera dele, e deve lutar pela 8a vaga nos playoffs. Bargnani e DeRozan foram os destaques do jogo de ontem, com 21 pontos cada.



Hawks 100 x 92 Heat: os Hawks, com uma forte defesa, conseguiram derrubar os invictos de Miami. Com isso, a equipe subiu para 3o na conferência oeste. Não esperava um início tão bom de Atlanta, que tem mostrado uma certa instabilidade nos últimos anos, e acabou surpreendendo nos playoffs passados ao eliminar o Magic. Ontem, fizeram uma excelente partida, com destaques para Joe Johnson, Horford e McGrady, que fez 11 pontos no último quarto, acertando 2 importantes bolas de três. No Heat, o destaque foi, mais uma vez, Lebron James. Wade não conseguia acertar seus arremessos, e ficou mais na distribuição de jogo (teve 10 assistências). Battier e Cole, o novato-maravilha de Miami, contribuíram do banco. O Heat (5-1) ainda lidera a conferência.



Magic 78 x 89 Pistons: mais uma grande surpresa da noite passada. O time do Magic (4-2) buscava a ponta da tabela, e foi surpreendido pelos Pistons, que tinham apenas uma vitória na temporada. Com Howard numa noite apagada, aparentando cansaço (e saindo por estouro de faltas), e o resto do Magic com a mira descalibrada, foi fácil para os Pistons (2-3) saírem com a vitória. Ben Gordon foi o dono do jogo, com 26 pontos, 6 assistências e 3 rebotes. Supresa: alguém aí ainda acreditava no Gordon a essa altura?



Spurs 96 x 106 Timberwolves: eu disse que foi uma noite de surpresas, não disse? Os Spurs (3-2) sucumbiram perante os Timberwolves, provavelmente ainda animados pela primeira vitória na temporada recém-alcançada. Com excelente performance de Love (pra variar - jogando muito essa temporada), e boa ajuda de Ridnour, os de Minnesota (2-3) conseguiram uma vitória até tranquila. É mais um time que deve dar experiência aos mais jovens e tentar um bom pick pra próxima temporada. Entre os Spurs, Duncan, Parker e Jefferson foram os destaques. A nota triste foi que Ginobili quebrou um osso da mão esquerda no 2o quarto, e não tem ainda previsão de retorno.




Thunder 87 x Mavericks 100: finalizo a rodada com outra grande surpresa: os atuais campeões, Mavericks (2-4) fazem um péssimo início de temporada, e derrotam os invictos Thunder (5-1). Nowitzki, pra variar, foi o melhor dos Dallas, com 26 pontos e 6 rebotes. Kidd, Marion e Terry também ajudaram. Odom é que parece realmente não se acertar em sua nova casa. Estariam os atuais campeões recuperando a forma? No Thunder, os de sempre se destacaram: Durant e Westbrook. Mas o time não esteve tão calibrado quanto os Mavericks (48% contra 40%), além de um baixo aproveitamento da linha de 3 (26%), e acabaram cedendo seu primeiro jogo. Ainda assim, lideram a conferência oeste, e parecem estar em ótima forma.

   Noite movimentada, temporada movimentada. Próximo post, falaremos sobre os destaque da temporada até agora, na nossa "Corrida pro MVP".

Nenhum comentário: