E o mais clutch é... Scalabrine! Hehehe, brincadeira, galera
Seguindo a tradição da off-season passada, faço um post sobre um assunto que sempre gera polêmica: jogadores clutch. Cada um tem sua opinião sobre quem considera mais clutch, e tal. Por isso, como fiz no ano passado, apresento uma estatística pra tentar chegar a uma conclusão sobre quem foi o mais efetivo nos "clutch time".
Primeiro, vamos definir para quem não sabe o que significa "clutch". Se diz isso do jogador que tem o sangue-frio/talento para decidir o jogo, não tem medo de arremessar a bola na hora mais importante do jogo, e mais acerta do que erra. Isso é tão debatido lá fora que se criou um conceito: "clutch time" são os 5 minutos finais do 4o quarto (e também as prorrogações, claro) nos momentos em que a diferança de pontos de um time pro outro é de 5 ou menos. Ou seja, 5 ou menos pontos de diferença, 5 ou menos minutos pra acabar.
Quem faz um ótimo serviço sobre esse dado é o ótimo site
82 games. Todos os dados listados aqui nesse post foram tirados de lá. Assim, como no ano passado, vamos começar com duas listas. A primeira mostrando quem mais pontuou em clutch time na temporada regular do ano passado:
1) Kyrie Irving (Cavaliers) - 5.9
2) Kevin Durant (Thunder) - 5.3
3) Carmelo Anthony (Knicks) - 4.5
4) Russell Westbrook (Thunder) - 4.3
5) Chris Paul (Clippers) - 4.2
6) Danny Granger (Pacers) - 4.0
7) Monta Ellis (Warriors/Bucks) - 3.99
8) Joe Johnson (Hawks) - 3.95
9) Kevin Love (Timberwolves) - 3.94
10) Paul Pierce (Celtics) - 3.9
A lista nos mostra algumas coisas surpreendentes. Pra começar, a surpresa do Irving em primeiro lugar. Imagino que os Cavaliers tiveram muitos jogos apertados, com muito clutch time, e ele sendo o principal jogador da equipe, teve muitos arremessos, e foi bem. Isso tudo sendo calouro, hein!
Outra curiosidade é não ter nenhum jogador de algumas equipes que foram muito bem na temporada regular, como Heat, Bulls e Spurs. No caso de Chicago e San Antonio, os pontos foram bem distribuídos entre os jogadores, já que Rose passou metade da temporada regular fora. No caso do Heat, é aquele problema crônico que o time tem pra pontuar no fim de jogos apertados.
Surpresa também é não ter Kobe Bryant na lista. Lembrando que no ano anterior ele foi o primeiro da lista, com Rose em segundo e Lebron James em terceiro.
A segunda lista que quero apresentar, e que considero a mais importante, é a de jogadores com melhor aproveitamento de field goal (tiro de quadra) dentre aqueles que fizeram pelo menos 2 tiros e meio em clutch time (o que é bastante). Vamos a ela:
1) Kyrie Irving (Cavaliers) - 0.544
2) Russell Westbrook (Thunder) - 0.493
3) Monta Ellis (Warriors/Bucks) - 0.468
4) Joe Johnson (Hawks) - 0.467
5) Tony Parker (Spurs) - 0.455
6) Jason Terry (Mavericks) - 0.451
7) Josh Smith (Hawks) - 0.431 (Smith teve mais shoot em clutch que o J. Jack)
8) Jarret Jack (Hornets) - 0.431
9) Chris Paul (Clippers) - 0.425
10) Al Jefferson (Jazz) - 0.415
Esse ano as duas listas ficaram bem parecidas, curiosamente. O mesmo não ocorreu no ano passado, onde Al Jefferson liderou, com Jason Terry em segundo e Stoudemire em terceiro.
Com isso, ficou mais fácil chegar a um consenso. Esses são os 5 que estão nas duas listas:
1) Kyrie Irving (Cavaliers)
2) Russell Westbrook (Thunder)
3) Monta Ellis (Warriors/Bucks)
4) Joe Johnson (Hawks)
5) Chris Paul (Clippers)
Irving, o mais clutch da temporada regular 2012
Kyrie Irving liderando as duas. Como a 2a lista nós consideramos mais importante, ela prevalece. Pra completar, podemos incluir os únicos que ainda e que tiveram média maior a 4 pontos por clutch time (Durant, Anthony e Granger) e os únicos que faltam com média acima de 0.450 (Parker e Terry). Pra definir a ordem dos 5, vamos para o percentual de lance livre em clutch time: hora da verdade, o jogador e a cesta, hora da decisão:
1) Terry - 93%
2) Granger - 92%
3) Parker - 90%
4) Durant - 87%
5) Anthony - 73%
Com isso, nossa lista dos mais decisivos (temporada regular 2012) ficaria:
1)
Kyrie Irving (Cavaliers)
2)
Russell Westbrook (Thunder)
3)
Monta Ellis (Warriors/Bucks)
4) Joe Johnson (Hawks)
5) Chris Paul (Clippers)
6) Jason Terry (Mavericks)
7) Danny Granger (Pacers)
8) Tony Parker (Spurs)
9) Kevin Durant (Thunder)
10) Carmelo Anthony (Knicks)
Westbrook, o segundo da lista
Lembrando mais uma vez que isso é apenas um humilde estudo de analisar os dados e estatísticas dos jogadores clutch esse ano, graças às informações do site 82 games. Não quer dizer que o jogador "a" seja melhor que o "b", ou vice-versa.
Ao longo da semana, publicarei a parte 2 do post, com os dados sobre playoffs. Um abraço