segunda-feira, 8 de abril de 2013

O Adormecer de gigantes – Parte 1


Antes de começar o texto, vou me apresentar. Sou o “novo” escritor do Pula 2, João Pedro, torcedor do Boston Celtics. “Novo” porquê eu já fui contratado (rs)  há um bom tempo mas só conseguia tempo para dar uma ajuda na página do facebook, sendo assim esse é o meu primeiro texto no blog. Sem mais demora, vamos ao texto.




Resolvi fazer a parte 1 com o time do meu coração. Depois de anos sem muito destaque na NBA (último título tinha sido em 1986), a franquia de Boston adquiriu, na temporada 2007/2008, o MVP Kevin Garnett e o maior chutador de bolas de três (na época ainda não tinha esse título) Ray Allen, que juntos com o eterno celta Paul Pierce formaram o Boston Three Party. Desde que o trio  foi formado, os Celtics sempre ganharam a sua dvisão (Atlantic) e estiveram em todos os playoffs. Em 2008, foram campeões da NBA em cima dos Lakers. Em 2009, cairam para o Orlando Magic de Dwight Howard na semifinal da conferência leste. Em 2010, perderam na final para os Lakers. Em 2011, derrota para o Miami Heat na seminfinal da conferência leste. E na última tempora, mais uma derrota para o Miami Heat, que viria a ser o campeão, em uma série de 7 jogos na final do leste. Poderia ter sido um pouco melhor a história desse time, adicionando um ou dois títulos para a franquia, mas contusões e jogadores não rendendo o esperado em jogos importantes impediram tal feito.

O início do fim: Antes do início dessa temporada, os Celtics perderam o traidor Ray Allen, que aceitou ganhar menos por achar que o Miami Heat teria mais condições de ser campeão do que Boston. Kevin Garnett já está com 36 anos e cada temporada que passa pode ser a sua última. Paul Pierce se encontra em situação parecida, com 35 anos, ainda tem mais uma ou duas temporada para jogar no mesmo nível. É hora de reforma? Na minha opinião é muita sacanagem falta de consideração tentar uma troca usando Paul Pierce. O cara passou a vida inteira jogando em Boston, muitas vezes com um time bem abaixo do da média, e nunca forçou uma troca (bateu o pé por um time competitivo em 2007/2008). Com Kevin Garnett é a mesma coisa. A identificação com a franquia foi imediata e o mesmo já disse que se depender dele, a sua carreira terminará em Boston. Vale lembrar que KG tem uma cláusula em seu contrato em que ele pode bloquear qualquer troca indesejada. De qualquer forma, dois grandes nomes da franquia estão ficando velhos e perto da aposentadoria.




Outro problema é a melhora significativa que os outros times da Atlantic tiveram. Carmelo amadureceu e tem potencial pra levar o time do Knicks a um possível título. Os Nets se reinventaram, sairam de New Jersey para Brooklyn, mudaram uniforme, estão de estádio novo e virou um grande atrativo para free agents. Os 76ers perderam Iguodala, mas em compensação receberam Andrew Bynum (valeu a pena????), Jrue Holyday, Thadeus Young e Evan Turner. Formam um time jovem que, se amadurecer e Bynum se mantiver saudável, pode se tornar uma força na liga. Até os Raptors (really???) melhoraram. Perderam Calderón, mas em troca receberam Rudy Gay. Nessa temporada, Boston provavelmente acabará em terceiro na Atlantic, atrás de Knicks e Nets. Pode não ser o fim do reinado de Boston na Atlantic, mas é certo de que será muito mais complicado se manter no topo.




Existe luz no fim do túnel? Sim, e ela atende pelo nome de Rajon Rondo. Desde que Rondo chegou na liga, nós vemos ele melhorando suas habilidades. Se transformou em um dos melhores, senão o melhor passador da liga, tem aumentado seu FG% em jump shots e seu jogo defensivo no geral. Pontos negativos para ele são: seu temperamento forte e alguns rumores da mídia americana de que é muito difícil treiná-lo.




               É imposível prever o futuro na NBA. Após essa temporada, teremos alguns bons jogadores na free agency (Dwight Howard, Josh Smith, Al Jefferson, Andre Iguodala, Manu Ginobili, Andrew Bynum...) e pode ser que, conseguindo uma liberação na folha salarial (leia-se: aposentaria do Garnett), os Celtics possam investir em algum desses free agents que, junto com Rajon Rondo, teriam a missão de prosseguir com o bom momento da franquia.

                Pra terminar deixo o link da cerimônia do título de 2008 para os saudosistas e semana que vem ou antes (assim espero) colocarei a parte 2. Abraços.



2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns João Pedro.

Boston Celtics sempre vai ser uma grande franquia. Apesar do que os "caras" estão ficado velhos, mas sempre vai aparecer outras "feras" p/ continuar essa franquia como umas das favoritas na NBA.

Carlos Henrique disse...

Sempre em frente! Temos uma base da renovação. Agora precisamos de todos saudáveis para conseguir ir longe nos playoffs dessa temporada!

Parabéns e seja bem vindo!

#IAMACELTIC - Lets Go CELTICS