segunda-feira, 25 de março de 2013

Denver e sua sequência (encerrada)

Ty Lawson, um dos principais motivos da streak dos Nuggets

Já tivemos / temos 3 sequências de vitória muito boas nessa temporada. A primeira, pra quem não lembra, foi aquela dos Clippers, de 17 vitórias consecutivas. Começou em 28 de novembro, com uma vitória sobre os Timberwolves, e terminou em 1o de janeiro, numa derrota para os Denver Nuggets.

A segunda, e que ainda está em vigor, é a do Miami Heat. Já são 27 vitórias seguidas, e agora pegam os Bulls em Chicago. Essa sequência começou dia 03 de fevereiro, contra os Raptors, e sabe-se lá quando termina.

A terceira streak terminou hoje. Foi a do Denver Nuggets, que conheceu sua primeira derrota depois de 15 vitórias, incrivelmente para o New Orleans Hornets, desfalcados de Eric Gordon e Greivis Vasquez. Foi a maior sequência da história da franquia e, assim como a de Miami, veio na hora certa, fazendo com que a equipe entre cheia de respeito nos playoffs. A sequência começou em 23 de fevereiro, contra os Bobcats, durando pouco mais de 1 mês.

Nessa sequência, os Nuggets enfrentaram vários times de respeito, como Thunder (uma vitória em Denver, e outra em Oklahoma), Hawks, Clippers, Knicks, Grizzlies e Bulls. Ao todo, foram 9 vitórias em casa, e 6 fora.

A sequência não é tão espantosa quanto a do Heat, claro, mas 15 vitórias seguidas impressiona sim. Basta lembrar que, dos outros 29 times da liga, 15 nunca tiveram uma sequência dessa proporção. 

E, ao contrário do Heat, a força dos Nuggets é o conjunto. O técnico George Karl conseguiu montar bem a equipe, e não tem um jogador que se destaque. Lawson, Galinari, Faried, Iguodala, Miller, e até o Koufos tem jogado bem. 

Kenneth "Manimal" Faried

Nesse período, os Nuggets tiveram 2 back-to-backs; as vitórias mais apertadas foram em cima dos 76ers (101x100) e Bulls (119x118), na prorrogação; as maiores vitórias foram em cima de Timberwolves e Knicks (23 pontos de diferença); quando a sequência começou, os Nuggets tinham campanha de 34-22, e agora é 49-23.

Ainda durante a sequência, os Nuggets tiveram:

- o 2o melhor ataque da competição (109.1 pontos por jogo);
- a 2a melhor média de field goals (50.0%);
- a 2a equipe que mais dá assistências (25.9);
- a 9a que mais pega rebotes (44.2);
- a 1a em roubos de bola (11.2);
- a 2a em tocos (6.9);

Agora, o desafio da equipe é tentar voltar à 3a posição que adquiriu durante a streak, e que perdeu com essa derrota de hoje. A disputa é grande e muito boa, com Clippers e Grizzlies.

Se tem uma coisa que essa sequência mostrou sobre os Nuggets é que eles aprenderam a jogar fora de casa. Na primeira metade do campeonato, a equipe se caracterizava por ser um time que ia muito bem em casa, e muito mal fora. Obviamente, isso mudou, e o time tem conseguido repetir o bom desempenho também na casa do adversário.

Comemorando a streak, as cheerleaders ficam "paradas na esquina"

Nenhum comentário: