domingo, 3 de março de 2013

Mando de quadra

The Palace of Auburn Hills: nos playoffs de 2004, Pistons jogaram mais fora que aqui


Hoje, queria colocar em discussão a questão da importância do mando de quadra nos playoffs. O consenso geral é de que o mando de quadra é importantíssimo, pelos diversos fatores: jogar numa  quadra conhecida, com toda a torcida a seu favor, e tal... ou seja, "em casa". Concordo com isso.

Pra trazer mais dados para essa análise vamos ver como tem sido os playoffs nos últimos anos (ou seja, desde 99 pra cá, ou depois da era "Jordan no Bulls").

De lá pra cá, foram realizadas 210 séries de playoffs. Dessas, 89 terminaram com 5 ou 7 jogos, e 121 terminaram no jogo 4 ou 6. Ou seja, aproximadamente 42,4% das séries terminam no jogo 5 ou 7, e 57,6% acabam no jogo 4 ou 6.

Ora, as que acabam no jogo 4 ou 6 não têm diferença de mando de quadra. São 2 (ou 3) em cada quadra, e pronto. A diferença acontece nas séries que terminam no jogo 5 ou 7, e que são a minoria (42,4%).

E dessas 89 séries nas quais o mando de quadra foi diferenciado (uma equipe jogou mais em casa do que a outra), em 69 o time com mais jogos em casa saiu vitorioso.

Resumindo: de 210 séries, 89 terminaram com alguma equipe tendo mais jogos em casa que a outra. E, em 69, a equipe com mais jogos em casa venceu a série. Ou seja, em 69 das 210 séries, podemos dizer que houve algum proveito da equipe com vantagem no mando. Isso representa aproximadamente 32,9% dos casos. Ou seja, em pouco menos de 1/3 dos casos, o mando de quadra possivelmente ajudou.

Além disso, vamos ver como foi a trajetória dos campeões nessas 14 temporadas:

- em 5 oportunidades, o campeão teve mando de quadra nos 4 confrontos (Spurs em 99, Lakers em 2000, Celtics em 2008, Lakers em 2009 e 2010);

- em 5 temporadas, o campeão teve mando de quadra em 3 das 4 (Lakers em 2001, Spurs em 2003, 2005 e 2007 e Heat em 2012);

- em 2, teve mando de quadra em 2 (Heat em 2006 e Mavericks em 2011);

- e em 2 temporadas (Lakers em 2002, e Pistons em 2004), os campeões só tiveram mando de quadra em 1 confronto, na primeira rodada do playoff;


Na maior parte das vezes, o campeão tinha mais mandos de quadra do que não; o que parece óbvio, pois normalmente os melhores times da temporada vão muito bem na regular, garantindo mando nos playoffs. Mas percebam que em apenas 5 das 14 temporadas o campeão teve mando em todos os confrontos! Em 9 vezes ele teve que se virar em pelo menos 1 confronto sem mando.


Na temporada atual, podemos ver alguns times que concentram suas vitórias em casa, indo mal quando jogam fora; e também os que conseguem jogar bem também fora dos seus domínios. Segue:


Bulls, um time que joga melhor fora


Times cujo rendimento em casa é parecido com o rendimento fora:

Chicago Bulls
Milwaukee Bucks
Orlando Magic
Charlotte Bobcats
New Orleans Hornets
Brooklyn Nets

Inclusive, os Bulls tem um rendimento melhor quando joga fora do que em seus domínios.


Nuggets: boa campanha, mas só em casa


Times cujo rendimento em casa é muito superior ao rendimento fora:

Denver Nuggets
Utah Jazz
Portland Trail Blazers
Sacramento Kings
Boston Celtics
Philadelphia 76ers

Os Nuggets são bastante dependentes de sua arena. São quase imbatíveis em casa, mas muito mal quando saem.

Ou seja, tem mais uma variável na história, que é o desempenho da equipe nas 2 situações. Algumas equipes parecem saber jogar na casa do adversário, outras não.

Concluindo: é claro que é bom jogar em sua própria quadra, ter mando, decidir junto à sua torcida. Porém, não é um fator tão cruciante como às vezes a gente lê ou ouve por aí. Análise de adversário, saber corrigir os erros de uma partida para a seguinte, ou seja, preparação correta tem muito mais a ver do que a localização do jogo.


P.S.: não deixem de participar da nossa promoção "2 anos de Pula 2", que está a pleno vapor! Vai perder a chance de ganhar uma camisa oficial da NBA, e bermuda? Confira como participar em http://pula2.blogspot.com.br/2013/02/promocao-2-anos-de-pula-2.html

Nenhum comentário: