sábado, 19 de janeiro de 2013

All-Star Game



Bom, como todo já deve estar sabendo, a NBA divulgou, nessa quinta-feira, os quintetos iniciais do All-Star Game 2013, em Houston. Aliás, essa é a 3a vez que Houston recebe esse evento.

Esse é o 62o All-Star Game, e acontecerá no dia 17 de fevereiro. As festividades, no entanto, já começam dia 15, com eventos, desafios de novatos, etc. etc. Vamos torcer para que o torneio de enterradas seja bom!

Tem-se comentado muito sobre os jogadores escolhidos, os mais votados, e tal. Esse ano, Kobe Bryant foi o mais votado, com Lebron em segundo. Muita gente reclama que fulano ou beltrano está tendo uma temporada melhor do que a de alguns que foram eleitos.

Mais um ano da dupla no ASG


Mas, calma aí, pessoal. Eu achei que, a essa altura, todo mundo já soubesse que o All-Star Game, sendo voto do público, não tem nada a ver com quem está jogando bem, ou não. E sim com quem é mais popular. É, obviamente, mais um concurso de popularidade, e não de "eleição dos melhores da temporada". Até porquê, só agora vamos chegar na metade da temporada.

Precisamos lembrar dos casos do Yao Ming, ou de todos os jogadores que não jogaram a temporada toda, e receberam milhares de votos?

Bom, dito isso, vamos aos times:

Oeste: Chris Paul (Clippers), Kobe Bryant (Lakers), Kevin Durant (Thunder), Blake Griffin (Clippers) e Dwight Howard (Lakers)

O jogador mais votado da conferência, como falado acima, foi o Kobe Bryant.

Leste: Rajon Rondo (Celtics), Dwyane Wade (Heat), Lebron James (Heat), Carmelo Anthony (Knicks) e Kevin Garnett (Celtics).

O mais votado do leste foi o Lebron James. De fato, a diferença entre Kobe e ele foi de menos de 8 mil votos (Lebron teve 0,48% menos votos que Bryant). O terceiro mais votado, de toda a liga, foi o Kevin Durant, e o menos votado dos 10 foi o Kevin Garnet, que teve pouco mais de um terço dos votos do Kobe.


E, nessa época, todo mundo aproveita pra lembrar os jogadores que mais vezes estiveram em All-Star Games:

1) Kareem Abdul-Jabbar  (19)
2) Shaquille O'Neal  (15)
    Kobe Bryant  (15)
    Kevin Garnett  (15)
5) Michael Jordan  (14)
    Karl Malone  (14)
    Jerry West  (14)

Só pra ficarmos com os 7 primeiros. Esses dados já contam as idas dessa temporada do Kobe e do Garnett.

Kareem Abdul-Jabbar: seu primeiro ASG foi em 70, e o último em 89


Porém, acho injusto tratarmos de números absolutos aqui. Afinal, tem jogador que teve carreira de mais de 20 anos, enquanto outros tiveram 13 ou 14. É claro que aquele que teve carreira mais longa terá números absolutos melhores, e provavelmente, mais aparições.

Por isso, prefiro sempre trabalhar com médias e percentuais. Assim, podemos comparar, das temporadas que o jogador disputou, em quanto por cento dessas ele foi chamado pro All-Star Game. Vamos ver essa lista:

1) Jerry West (100%) - 14
    Michael Jordan (100%) - 14
    Bob Cousy (100%) - 13
    Magic Johnson (100%) - 12
    Julius Erving (100%) - 11
    Bob Petitt (100%) - 11
    Paul Arizin (100%) - 10
    Yao Ming (100%) - 8

Aí estão: os únicos 8 que foram chamados para o All-Star Game em todos os anos em que estiveram na NBA. Como podemos ver, a lista é totalmente diferente da anterior (duas exceções: Jerry West e Michael Jordan). Valem alguns asteriscos nessa lista dos 100%:

* Magic e Cousy estão 100% porquê não estou contando a tentativa frustrada que ambos fizeram de retornar muitos anos depois da aposentadoria (Cousy, 7 anos depois; Magic, 5 anos depois), por terem jogado poucas partidas e se aposentado de novo.

** Erving teve seu feito um pouco facilitado, pois quando entrou na NBA já tinha 26 anos, e toda a experiência de anos na ABA. Afinal, os primeiros anos são os mais difíceis pra ser chamado no All-Star Game.

*** Michael Jordan teve 14 aparições em 15 temporadas, pq na temporada 94-95 ele estava "aposentado", e voltou ao esporte no finzinho da temporada regular, quando já tinha ocorrido o All-Star Game.

**** O caso Yao Ming: a China é o país mais populoso do mundo, tendo por volta de 1,3 bilhão de habitantes no período em que Yao jogou na NBA.

***** Blake Griffin também está 100%, mas está ainda em seu terceiro ano de liga. Coloquei como linha de corte ter tido pelo menos 8 temporadas.


Jerry West: 14 aparições em 14 temporadas


Aí, fica a pergunta pro leitor: o que é mais difícil, ser chamado 19 vezes em 20 temporadas, como Kareem, ou ser chamado em todas as 14 temporadas que se disputou, como Jerry West?

Nenhum comentário: