Mais um texto do nosso colunista Carlos Henrique, o @henrique_celtic . Fala, Carlos!
Infelizmente esse é fim da temporada 12-13 para Rajon Rondo, que devido a uma entorse em seu joelho direito, rompeu o ligamento cruzado anterior.
Esse tipo de lesão é considerada bem grave, pois além de resultar em cirurgia, afasta o atleta de ação por um bom tempo. Recentemente tivemos o caso de bons jogadores como Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves) e Derrick Rose (Chicago Bulls). Coincidentemente, os 3 são armadores (PG).
Derrick Rose, aliás, não atua desde abril de 2012, no primeiro jogo dos playoffs contra os 76ers. Apesar de já estar viajando com a equipe o jogador ainda não tem uma data certa para sua estréia pela temporada 12-13. Acredita-se que será na volta do All-Star Weekend, pois ele já começou a treinar normalmente com os companheiros.
Já o Rubio teve a mesma lesão, mas no joelho esquerdo. Atualmente ele está em atividade, porém com o tempo de quadra bem reduzido (em torno de 23 minutos por jogo).
Rajon Rondo, por sua vez, acaba de encerrar sua temporada com boas médias, inclusive liderando a liga com a ótima média de 11 assistências por jogo.
A lesão ocorreu recentemente, dia 25 de janeiro, na partida contra os Hawks. Mas a gravidade da lesão só foi divulgada no domingo seguinte, após o jogo contra o Miami Heat.
Os jogadores saíam de quadra quando os repórteres os bombardearam com a informação, pegando-os de surpresa. Como mostra o vídeo abaixo:
Paul Pierce: Ohhh, my God! - Traduz a surpresa de Pierce quando fica sabendo da lesão (inclusive de sua gravidade).
Além da temporada perdida, Rondo perde também a oportunidade de ir ao seu 1° All Star Game como titular. Ele esteve presente em outras três oportunidades, porém no time reserva do evento.
Rondo, que foi draftado na vigésima primeira posição em 2006, acumula na liga:
Um título de campeão da NBA
Dois títulos da Conferência Leste
Títulos da Divisão Atlântico nas 5 vezes em que foi aos playoffs
Além disso, em sete anos na liga ele já acumula em suas estatísticas 27 triple-doubles, sendo 5 nessa temporada, e 10 deles em jogos de playoffs.
É ainda o 7o maior assistente da história dos Celtics. Com apenas 7 anos de liga, é um feito e tanto, ainda mais numa franquia tão vitoriosa, e com tantos craques em sua história. Pelas médias atuais, em mais 4 temporadas ele será o maior cestinha da franquia, superando o lendário Bob Cousy.
Algumas dessas marcas estão aí para mostrar o quão importante é esse armador para o time de Boston.
Além das belas assistências, o fato de pegar muitos rebotes, sendo armador, também é uma característica sua. Porém, seu arremesso ainda deixa a desejar, sendo bem abaixo de alguns dos principais armadores da NBA. Porém, ao longo dos anos, esse fundamento também vem evoluindo.
Isso tem o dedo de Doc Rivers, que com o passar do tempo foi dando carta branca para que Rondo se sentisse confortável ao ponto de criar o seu próprio arremesso.
Quando o "Big 3" foi formado, em 2008, muitos ficaram preocupados se aquele armador magrinho não seria o elo mais fraco da equipe, o que poderia fazer o navio afundar. Muito pelo contrário. E, desde lá, ele só evoluiu. Hoje em dia, é o pilar principal da reformulação do time dos Celtics. Nos jogos de pré-temporada na Europa, ele foi promovido como Franchise Player (nas mesas de entrevistas estavam sempre as camisas 9)
É um jogador expressivo, com excelente visão de jogo! Citado pelo Doc Rivers como o jogador mais inteligente que ele já treinou, e citado por Jason Kidd como sendo, sem dúvidas, o melhor armador da liga!
Um exímio defensor, atleta frio nos momentos decisivos, um cara que sabe jogar para o time e tem grandes ambições! Uma delas de ser um dos maiores armador que a liga já viu! Ousado? Sim!
No entanto, nem tudo são flores... rotulado pelo seu temperamento explosivo, Rondo também é conhecido por suas deselegâncias e confusões dentro das quadras. Faltas técnicas, brigas, desentendimentos e confusões dão uma apimentada na carreira do armador. Em toda temporada, ele gasta alguns milhares de dólares em multas!
Mesmo sendo um jogador "nervosinho", ninguém duvida da falta que ele fará para os Celtics na atual temporada. Resta saber o que vai acontecer até a Trade Deadline (data limite para trocas). Será necessário a contratação de um novo armador? O que temos no mercado? Muito se falava em trocas para sacudir o elenco, agora mais do que nunca se cogita algumas para recompor o time e acabar com algumas improvisações.
Eu, como torcedor e admirador de um bom basquete, torço para uma rápida recuperação desse All-Star.
Sei quanto é bom chegar de noite, ligar a TV e poder assistir um bom jogo e recheado de estrelas. Ou então poder abrir uma página da internet e ver a notícia:
- Hoje a noite Rondo vai até Chicago enfrentar D-Rose!
A medicina está muito avançada, todos sabemos. Mas, infelizmente, devido a algumas lesões graves, alguns jogadores nem sempre tem a mesma confiança, ou conseguem voltar em alto nível.
Porém temos um caso recente como o do Adrian Peterson (NFL) que rompeu quase todos os ligamentos do joelho. Fez a cirurgia e voltou quase melhor do que antes! Caso esse citado por Doc Rivers como exemplo de profissionais que eles irão buscar para tratar do joelho do seu pupilo.
Por hora vamos ter que nos acostumar a vê-lo em trajes sociais durante algum tempo!
Fico por aqui e deixo em homenagem ao camisa 9: uma mixtape de suas melhores jogadas de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário