segunda-feira, 25 de junho de 2012

Premiações 2012 - parte final

   Esse post era pra ter saído há mais tempo, mas com a correria dos playoffs, finais, etc. sai agora.

   Começo fazendo um resumo dos prêmios mais importantes da temporada, e depois umas estatísticas:

Calouro: Kyrie Irving (Cavaliers) - bastante merecido, ainda mais com a contusão do Ricky Rubio, dos Timberwolves, que terminou em segundo. Kenneth Faried, dos Nuggets, foi o terceiro.

Jogador de defesa: Tyson Chandler (Knicks) - polêmico. Muita gente (inclusive eu) achava que o prêmio deveria ter ido pro Serge Ibaka, do Thunder, que terminou em segundo. Outros acham que deveria ter ido mais uma vez para o Dwight Howard, o terceiro colocado.

Sexto homem: James Harden (Thunder) - justíssimo. Foi, de fato, o melhor reserva. Aliás, na prática, era como um titular, pois faz parte do "Big 3" de Oklahoma, junto com Durant e Westbrook. Foi um caso assim como quando o Ginobili ganhou: era um titular, mas que começava no banco. : )  Em segundo ficou o Louis William, dos 76ers, e em terceiro, Jason Terry, dos Mavericks (mais uma força do time, mas que vem do banco).

Jogador que mais evoluiu: Ryan Anderson (Magic) - também duvidoso, pois muita gente acreditava que o Ilyasova, dos Bucks, merecia mais o prêmio (ficou em segundo). Mas até que não está mal, Anderson realmente progrediu bastante essa temporada. O terceiro colocado foi o Pekovic, dos Timberwolves.

Popovich na coletiva do seu segundo prêmio

Técnico: Gregg Popovich (Spurs) - merecidíssimo. Sou fã do Popovich, acho um dos melhores técnicos dos últimos 30 anos da NBA, e recebe pela segunda vez o prêmio. Em segundo fica Tom Thibodeau, dos Bulls, e, em terceiro, Frank Vogel, dos Pacers.

MVP da temporada: Lebron James (Heat) - também merecido. Temporada espetacular do Lebron, que recebe seu terceiro troféu de MVP. Kevin Durant (Thunder) e Chris Paul (Clippers) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

3 vezes Lebron

MVP das finais: Lebron James (Heat) - incontestável. Dominou as finais, trazendo o título para Miami. Vence seu primeiro anel, depois de uma atuação apagada nas finais do ano passado, contra os Mavericks.

All-NBA first team: Chris Paul (Clippers), Kobe Bryant (Lakers), Lebron James (Heat), Kevin Durant (Thunder) e Dwight Howard (Magic). Justo, embora esse formato que a NBA usa não me agrade muito (2 guard e 2 forward). Ou seja, a equipe ideal pode ficar com 2 PG ou 2 SG, ou com 2 PF ou 2 SF (como foi o caso esse ano). Mas é justo, um timaço. Se não fosse a contusão do D12, seria o meu time ideal para as Olimpíadas.

Algumas estatísticas:

- foi a 2a vez que um jogador dos Cavaliers recebe o prêmio de calouro do ano. O outro, você sabe quem foi... Lebron James.

- Chandler foi apenas o 8o jogador a receber o prêmio de melhor defensor nos últimos 17 anos. Ben Wallace lidera a lista com 4 prêmios, enquanto Dikembe Mutombo e Dwight Howard venceram 3 vezes.

- Embora Chandler tenha ganho o prêmio de melhor defensor, ele não fez parte do "All-Defensive First Team", que tinha o Dwight Howard como pivô. Como é possível? É que o prêmio de Defensor do Ano é dado por jornalistas especializados, enquanto o time de defensores é eleito pelos técnicos das equipes.

- Nos últimos 16 anos, apenas 2 jogadores que não fossem pivôs foram eleitos defensores do ano: Kevin Garnett e Ron Artest. E nos últimos 24 anos, apenas 2 jogadores que não fossem de garrafão venceram: o mencionado Artest e Gary Patyon.

- Foi a primeira vez que um jogador do Oklahoma City Thuner / Seattle Supersonics vence o prêmio de melhor 6o homem. Celtics, Sun e Mavericks já tiveram jogadores seus recebendo esse prêmio por 3 vezes.

- É a quinta vez que um jogador do Magic vence o prêmio de jogador que mais evoluiu. O último da equipe tinha sido o Turkoglu, em 2007-2008. E, dos últimos 5 ganhadores, apenas um não é forward (Aaron Brooks).

- Foi o segundo troféu de Técnico do Ano para Popovich. Don Nelson e Pat Riley lideram com 3 premiações cada um. Curiosamente, Red Auerbach, Larry Brown e Phil Jackson, considerados alguns do melhores técnicos de todos os tempos, só ganharam o prêmio uma vez. Jerry Sloan nunca venceu.

- A franquia com mais prêmios para melhor técnico é a dos Hawks, contando os períodos de St. Louis e Atlanta (5 prêmios).

- Lebron James se juntou a Moses Malone, Magic Johnson, Larry Bird, Wilt Chamberlain, Bill Russell, Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar como um dos 8 jogadores da história a ter ganho o prêmio de MVP por 3 ou mais vezes. O recorde absoluto é de Kareem, com 6 troféus.

- Lebron é o primeiro jogador do Miami Heat a ganhar o prêmio de MVP. Jogadores dos Celtics já foram eleitos 10 vezes, enquanto dos Lakers foram 8.

- Michael Jordan é o jogador com mais troféus de MVP das finais, com 6. Em segundo estão Tim Duncan e Shaquille O'Neal, com 3 cada um.

- Karl Malone é o recordista de eleições para o time ideal da liga (all-nba first team), com 11 indicações. Com 10 indicações vem Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar, Jerry West, Bob Cousy, Bob Pettit, Elgin Baylor e Kobe Bryant. Lebron James já possui 6 indicações, aos 27 anos.

- Mas acho mais interessante ver o percentual de vezes em que o jogador foi eleito. Por exemplo: Jabbar e Malone jogaram muito mais temporadas do que Jordan e Bird. Assim, vendo o percentual de temporadas em que cada jogador foi eleito pro time ideal temos:

Bob Pettit -    91%
Bob Cousy -  77%
Jerry West -  71%
Elgin Baylor - 71%
Larry Bird -    69%
Magic Johnson - 69%
Michael Jordan - 66%
Robertson - 64%
Malone -    57%
Jabbar -     50%


Não contabilizei aí jogadores em atividade, como Bryant, Duncan e Lebron, pois a variação do percentual é muito grande. Nesses dados acima se percebe, por exemplo, que o Kareem tem 10 eleições pra equipe ideal da liga, mas jogou 20 temporadas. Já Pettit, que também tem 10 escolhas, jogou apenas 11 temporadas.

Pra quem não conhecia, esse camisa 9 é o Bob Pettit, PF do St. Louis Hawk. Um dos maiores da história da liga.

Nenhum comentário: