sexta-feira, 22 de junho de 2012

Miami Heat campeão!

Finalmente, Lebron e Wade são campeões juntos em Miami


   E o Miami Heat se sagrou campeão pela segunda vez em sua história, derrotando o Oklahoma City Thunder por 4x1 nas finais. Lebron James foi, merecidamente, MVP das finais, tendo médias de 28.6 pontos, 10.2 rebotes e 7.4 assistências, e um triple-double no jogo decidido como a cereja do bolo. Foi o primeiro título para Lebron e Bosh (e mais uma pancada de gente) e o segundo para Wade e Haslem.

   Um título para essa equipe de Miami era o esperado. Não aconteceu ano passado, que ficou no quase, mas aconteceu esse ano. Dois jogadores como Lebron e Wade, tendo ainda Bosh no garrafão, fazem bastante diferença. Ainda assim, não foi um título fácil. Na temporada regular, a equipe ficou atrás dos Bulls pelo leste, tendo ainda campanha pior do que os Spurs e o Thunder no oeste. O time passou 2 sustos, que foram na semi contra os Pacers, que chegaram a perder um jogo em casa (além de perder Bosh), e na final da conferência, contra os Celtics, série decidida apenas no jogo 7.

   O título foi merecido, e levanta questões de se o time conseguirá repetir o título ano que vem. Tudo é possível, até porque a equipe não será desmontada, como aconteceu com o Dallas do ano passado.


    Tirando o jogo 5, quando liderou praticamente a partida toda, os outros 4 jogos da final pareciam seguir o mesmo script: o Thunder iniciava melhor, abria vantagem, e no segundo tempo o Miami reagia e  virava (ou chegava perto, como no jogo 1, única derrota da equipe). Isso foi uma constante ao longo da temporada, e algo que o técnico Erik Spoelstra tem tentado melhorar na equipe.

Elenco:


   Desde que o "Big 3" foi formado (para a temporada 2010-2011), o Heat se tornou automaticamente a equipe mais odiada da NBA, exceto em Miami. Muitas gracinhas, dancinhas, apresentações over, declarações infelizes... mas, apesar de tudo isso, não há como negar que a equipe é excelente, especialmente por causa do trio Lebron-Wade-Bosh. Inteligentemente, eles foram cercados por jogadores especialistas em 3 pontos, pois se a marcação neles aumenta, alguns jogadores tendem a ficar livres (Battier, Miller, Jones, Chalmers).

    Chalmers, aliás, que se saiu muito bem nas finais da conferência e também na grande final, deixando apenas agora uma vaga no time titular, a de pivô. Há quem diga que a equipe pode tentar pegar o pivô brasileiro Fab Melo no draft do dia 28 agora. O Heat tem a 27a escolha, precisa de pivôs (especialmente defensivos, como é o caso do Melo), e pode liberar Curry e Pittman, que se tornam free-agents.

    Não podemos esquecer de Dwyane Wade, que, se não se destacou tanto quanto Lebron, teve médias de 22.6 pontos, 6.0 rebotes e 5.2 assistências.


Lebron:

Lebron James, MVP das Finais 2012

    Mas, obviamente, o grande fato que vem com essa conquista é o tão aguardado anel de campeão para Lebron James. Calouro do ano, cestinha de temporada, três vezes MVP, 8 vezes no all-star game, 6 vezes na equipe ideal do ano. Faltava um título, jogando bem as finais, para coroá-lo como um dos melhores de todos os tempos. Estaria Lebron já entre os 20 maiores de todos? Entre os 15? Bom, aí vai muito da opinião pessoal de cada um. Eu acredito que, mantendo o excelente nível de jogo e conquistando mais alguns títulos, ele poderá ser considerado um top 10 quando tiver encerrado a carreira.

Detalhes:

 - o Miami Heat se tornou a 10a franquia a ter pelo menos 2 títulos na NBA. As outras 9 são Celtics, Lakers, Bulls, Spurs, 76ers, Pistons, Warriors, Knicks e Rockets.

 - foi a 3a vez desde 1996 que um time vence 4 jogos seguidos na final, sem contar varridas. As outras foram em 2001 (Lakers sobre os 76ers, 4x1) e 2006 (Heat sobre Dallas, 4x2).

 - Lebron James, assim como Tim Duncan (2003), Shaquille O'Neal (2000), Michael Jordan (91, 92, 96 e 98), Hakeem Olajuwon (94), Magic Johnson (87), Larry Bird (84, 86), Moses Malone (83) é um dos 8 jogadores a ter conseguido ser campeão da NBA e MVP da temporada regular e das finais no mesmo ano, nos últimos 30 anos.

 

Nenhum comentário: