sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sobre o draft

A turma de 2012

   E foi realizado ontem o draft 2012. Muita expectativa, muitas esperanças, algumas surpresas, frustações... ou seja, teve de tudo. Abaixo, a lista dos draftados no 1o round:

1) Anthony Davis - Hornets
2) Michael Kidd-Gilchrist - Bobcats
3) Bradley Beal - Wizards
4) Dion Waiters - Cavaliers
5) Thomas Robinson - Kings
6) Damian Lilard - Trail Blazers
7) Harrison Barnes - Warriors
8) Terrence Ross - Raptors
9) Andre Drummond - Pistons
10) Austin Rivers - Hornets
11) Meyers Leonard - Trail Blazers
12) Jeremy Lamb - Rockets
13) Kendall Marshall - Suns
14) John Henson - Bucks
15) Moe Harkless - 76ers
16) Royce White - Rockets
17) Tyler Zeller - Mavericks (trocado para os Cavaliers)
18) Terrence Jones - Rockets
19) Andrew Nicholson - Magic
20) Evan Fornier - Nuggets
21) Jared Sullinger - Celtics
22) Fab Melo - Celtics
23) John Jenkins - Hawks
24) Jared Cunningham - Cavaliers (trocado para os Mavericks)
25) Tony Wroten Jr. - Grizzlies
26) Miles Plumlee - Pacers
27) Arnett Moultrie - Heat (trocado para os 76ers)
28) Perry Jones III - Thunder
29) Marquis Teague - Bulls
30) Festus Ezeli - Warriors


   Não acompanhei a NCAA, mas pelo que pude ler por aí na semana anterior ao draft, parece que o Davis, o Beal e o Robinson são os que têm maior potencial de virarem estrelas na NBA. O Davis, inclusive, chega a ser comparado ao Kevin Garnett em alguns sites! Isso é que é peso pro garoto, hehehe.

Davis e o vaiado comissário Stern

    Obviamente, essas previsões não querem dizer muita coisa. Tem muito jogador excelente na universidade, e que vai mal na NBA, e vice-versa. Vamos lembrar alguns drafts que deram muito errado, e outros muito certos:

Picks enganadores (você pensa que é uma coisa, mas é outra, como a "menina" abaixo)

Surpresa desagradável

- Sam Bowie, 2o pick, 1984, Trail Blazers: a mais famosa mancada de todas. Foi pego à frente do Michael Jordan, só isso. Sem contar que Bowie tinha perdido duas temporadas na universidade com contusões, além de ser considerado de temperamento instável. Resultado: fracasso total na NBA, muitas contusões, e transferência pros Nets 4 anos depois.

- Armen Gilliam, 2o pick, 1987, Suns: chegou a ter temporadas boas esporádicas (1989, 1991, 1995). Mas nunca foi um grande jogador. Enquanto esteve em seu "auge", foi trocado pra 4 equipes. Os Suns poderiam ter pego Scottie Pipen ou Reggie Miller, só pra ficar com dois exemplos.

- Kwame Brown, 1o pick, 2001, Wizards: chegou a ter uma temporada quase regular em Washington, sua terceira. Mas não adiantou, já passou por diversas franquias (seis), e não consegue produzir nada. No mesmo draft existiam jogadores como Pau Gasol, Tony Parker, Joe Johson, Richard Jefferson...

- Darko Milic, 2o pick, 2003, Pistons: pivô que a partir de sua 9a temporada (e 5o clube) evoluiu ao ponto de ser considerado regular. No lugar dele, os pistons podiam ter escolhido Dwyane Wade, Carmelo Anthony ou Chris Bosh.

- Greg Oden, 1o pick, 2007, Trail Blazers: olha o Portland fazendo merda besteira de novo. Escolheu o homem de vidro pra ser seu pivô. Resultado: contusão atrás de contusão. Ao longo dos 4 primeiros anos de contrato, o pivô jogou 82 partidas, ou seja, o equivalente a 1 temporada. Como ainda não tem condição de jogo, os Blazers aproveitaram a cláusula da anistia pra se livrar do jogador, que agora admite ter criado um vício no alcoolismo durante os anos de recuperação. A 2a escolha desse draft, e que seria a primeira pra qualquer franquia que não fossem os Blazers, foi simplesmente Kevin Durant.

    Isso só pra citar 5 exemplos, existem muitos mais. Agora, o oposto, casos em que ninguém quis o jogador, e, quando foi ver, deixou passar isso aqui:

                 
                               Esnobou...                               ...dançou!

- John Stockton, 16o pick, 1984, Jazz: um dos maiores armadores de todos os tempos, poderia ter mudado a história de várias equipes. Era o 3o ou 4o melhor jogador desse rico draft. Os Jazz eram bons nisso, no ano seguinte pegaram Karl Malone na 13a posição.

- Dennis Rodman, 27o pick, 1986, Pistons: um dos maiores reboteiros da história, e passou por tudo que foi olheiro...

- Manu Ginobili, 57o pick, 1999, Spurs: os Spurs são mestres em achar bons jogadores em posições mais baixas do draft. Aí está um ótimo exemplo. Um cara como Manu, no 57o, é brincadeira. Os Hawks, por exemplo, tiveram 5 chances de pegá-lo, e não o fizeram. O único bom jogador que os Hawks selecionaram naquele ano foi o Jason Terry. Eles poderiam, além dele, ter saído com James Posey, Andrei Kirilenko e Ginobili. Já pensaram?

- Tony Parker, 28o pick, 2001, Spurs: eu não disse que o Spurs eram bons nisso? Talvez herdaram o talento do Jazz...

- Danny Granger, 17o pick, 2005, Pacers: em um draft em que apenas 4 jogadores se destacavam, Granger sobrou pra 17a escolha.

   Só pra ficar também com 5 exemplos, onde o jogador acabou ficando com o time que o escolheu. Pq também não adianta achar uma pérola no fim do draft, pra trocá-lo em seguida por migalhas de pão, né? Estão aí, 5 feras, nenhum pego entre as 15 primeiras escolhas.

    Mas, voltando ao draft desse ano. De fato, muita gente entendida considera que o Davis pode ser um franchise player pros Hornets, ou seja, aquele jogador que além de conseguir vitórias, liderar o time, vai atrair mais público pro ginásio, mais torcedores pra franquia, e mais jogadores de talento que vão querer jogar com ele. Vamos esperar pra ver.

    Considero que aconteceram 3 grandes surpresas no draft: os Bobcats selecionando Kidd-Gilchrist em 2o, os Cavaliers com Waiters em 4o, e os Raptors selecionando Ross na 8a posição. Os três estavam cotados pra sair bem abaixo do que foram. Estranhei o Jones III saindo apenas em 28o, o Zeller em 17o, o Sullinger em 21o e o Teague em 29o. Podem ser bons achados para suas franquias.

    Entre os brasileiros, o pivô Fab Melo foi draftado bem, em 22o, pelos Celtics, que precisavam mesmo de um pivô. Sua defesa, que já é boa, deve crescer com os ensinamentos de Garnett (se ele ficar, claro). Scott Machado não foi draftado, mas parece ter 5 times que já o procuraram pra treinar nas Summer Leagues, em julho: Cavaliers, Hornets, Rockets, Hawks e Raptors.

   No final das contas, acho que os Hornets, Wizards, Kings, Trail Blazers, Cavaliers, Celtics, Thunder, Bulls e Warriors foram os que se saíram melhor. São 9 times que podem ter seus elencos bastante melhorados para a próxima temporada. Mas como ainda teremos muitas trocas, e no dia 01/07 começa a temporada de free-agents, ainda temos muito o que conversar sobre como cada time está se reforçando. Esse foi apenas o começo.
 

P.S.: só pra constar, o nosso #MediaMockBR teve 3 acertos dos 30 do primeiro round. No preview que fiz antes do evento, tive 5 acertos. Pode parecer pouco, mas o site especializado em drafts Nbadraft e o Scott Howard-Cooper, especialista do site da NBA também tiveram 5 acertos. Ou seja, estamos em boa companhia. : )

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei dessas princesas!

Mas o único brasileiro draftado a NBA o Fab Melo, desejo toda sorte do mundo a ele no Celtics