quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 3/6)

   E seguimos com a série sobre as preparações das equipes para a temporada que já está chegando aí. Falta pouco pra começarem os amistosos de preparação. Pra quem perdeu as partes anteriores, a série começou aqui, mas já vai estar provavelmente desatualizado. :)  Essa é a terceira parte, leia antes que tudo mude novamente!

   Continuando:


A equipe de Atlanta é mais uma que fica naquele limbo de nem se destacar, e nem se ferrar, pra conseguir um bom draft. Anda ali pelo meio da tabela, já há bastante tempo. Esse ano, parecem estar tentando algumas mudanças; vamos a elas:

- Saídas:  Joe Johnson (pro Nets), Kirk Hinrich (pro Bulls), Erick Dampier, Vladimir Radmanovic (pro Bulls), Jason Collins (pros Celtics), Tracy McGrady, Willie Green (pros Clippers), Jannero Pargo, Jerry Stackhouse (pros Nets), Marvin Williams (pro Jazz)

- Chegadas: Kyle Korver (do Bulls), DeShawn Stevenson (do Nets), Anthony Tolliver (do Timberwolves), Devin Harris (do Jazz), Louis Williams (do 76ers), James Anderson (do Spurs), Damion James (do Nets), Anthony Morrow (do Nets), Johan Petro (do Nets)

   O saldo não é muito animador, já que a equipe perdeu o Joe Johnson, um dos melhores do time, e conseguiu várias peças de reposição, porém no mesmo nível das que saíram. Saldo ruim. Mas é aí que a gente se engana:

   Os Hawks conseguiram se livrar do contrato monstruosamente gigante que tinha o Joe Johnson. Além disso, 3 dos recém-chegados (Harris, Korver e Morrow) têm contrato que se encerram no final da temporada, abrindo ainda mais a folha salarial da equipe. Somando a isso o fato de que o Zaza Pachulia e o Josh Smith também têm contratos que encerram no fim da temporada, e os Hawks serão o time com maior espaço salarial para montar um time em 2013-2014. E ainda terão 2 escolhas de first round no próximo draft! Ou seja, oportunidade de recriar o elenco por completo.

Calouros: na Summer League, a equipe terminou com campanha de 2-3. Acabaram acertando com John Jenkins (F) e Mike Scott (G), líderes do time em pontos e rebotes, respectivamente, em Las Vegas. Ambos foram draftados pelos Hawks esse ano. Jenkins é uma promessa de excelente pontuador.





Os Nuggets são mais um time jovem, que animou muita gente essa temporada. O confronto contra os Lakers, terminado em 7 jogos, mostrou que o time pode produzir ainda mais, com entrosamento e maturidade.
Vejamos as mudanças ocorridas no elenco nessa off-season:

- Saídas: Arron Afflalo (pro Magic), Chris Andersen, Rudy Fernández, Al Harrington (pro Magic)

- Chegadas: Andre Iguodala (dos 76ers), Anthony Randolph (dos Timberwolves)

A offseason foi muito boa em Denver. Eles adquiriram um jogador muito bom, Iguodala, um all-star, medalha de ouro em Pequim, que será muito útil pra passar experiência aos mais novos. Além de ser um dos 5 (talvez 3) melhores Power Forward da liga.

Além disso, não perderam nenhum atleta jovem, e ainda conseguiram economizar uma fortuna de salário com as dispensas. Renovaram com Andre Miller, que teve uma ótima temporada no ano passado, e tiveram sorte de que ninguém ofereceu ao McGee um contrato máximo, como aconteceu com tantos outros pivôs. E ainda obtiveram Randolph gastando muito pouco. O presente, e principalmente o futuro da equipe, são promissores.

Calouros: na Summer League, os Nuggets encerraram com campanha fraca, 1-4. Fecharam com os 2 calouros draftados, Evan Fournier (SG-SF) e Quincy Miller (SF-PF). Evan foi o 2o cestinha da equipe na SL (e primeiro entre os calouros da equipe), enquanto Miller foi o 3o em rebotes (e 1o entre os calouros do time).




O Magic foi a equipe que, provavelmente, teve a offseason mais angustiada / tumultuada / comentada esse ano. Tudo, claro, graças à novela dwightmare, que durou até um mês e meio atrás. 
Depois da mega-troca comentada 
aqui, vamos ver qual a parte desse latifúndio que coube ao time de Orlando.

Saídas: 
Dwight Howard (pros Lakers), Ryan Anderson (pros Hornets), Jason Richardson (pros 76ers), Earl Clark (pros Lakers), Chris Duhon (pros Lakers), DeAndre Liggins (pro Thunder), Daniel Orton (pro Thunder) e Von Wafer.

Chegadas: Arron Afflalo (dos Nuggets), Al Harrington (dos Nuggets), Gustavo Ayón (dos Hornets), Christian Eyenga (dos Lakers), Armon Johnson (dos Nets), Josh McRoberts (dos Lakers), E'Twaun Moore (dos Celtics), Nikola Vucevic (dos 76ers).

Ou seja, um desastre. O time não conseguiu nada de valor pelo D12, ainda ficou com o caro contrato do Turkoglu, e renovou com Nelson por uma quantia um tanto alta para quem quer remodelar o time. Não tem como esperar nada deles, a não ser uma boa pick pro ano que vem.

Calouros: na Summer League, o Magic ficou com retrospecto de 2-3. Seu elenco consta de 3 caloros, Andrew Nicholson (PF), Kyle O'Quinn (PF) e Moe Harkless (SF). Pra ficar com um cenário menos funesto, os 3 parecem ser promissores.



Os detentores do título anterior tiveram uma defesa catastrófica. Eliminados na primeira rodada dos playoffs, sendo varridos pelo Thunder. Aparentemente, Mark Cuban tinha um plano. Estranho, mas tinha um plano. 
E que era mais ou menos assim (caso algum torcedor dos Mavericks tenha entendido melhor que eu, por favor me corrija): desfazer-se de peças do time (menos Dirk Nowitzki), abrindo espaço para ter Deron Williams e/ou Dwight Howard. 

Bom, não preciso dizer que o plano deu água, e nenhum dos dois foi pra Dallas. E como foi então a offseason dos Mavericks?
Depois da decepção de não conseguirem o que queriam e de perder os Jason (Kidd e Terry), até que os Mavs conseguiram trazer uma galerinha boa (Mayo, Collison e Kaman), o que deve dar pra ir pro playoff, e mais nada. Cuban pediu pros torcedores terem paciência, novamente. Provavelmente, no final da temporada, ele deve tentar levar Andrew Bynum ou Chris Paul.

Chegadas: Elton Brand (dos 76ers), Darren Collison (dos Pacers), Dahntay Jones (dos Pacers), Chris Kaman (dos Hornets), O.J. Mayo (dos Grizzlies) e D.J. Mbenga.

Saída: Jason Terry (pros Celtics), Lamar Odom (pros Clippers), Jason Kidd (pros Knicks), Kelenna Azubuike (pros Cavaliers), Brian Cardinal, Brendan Haywood (pros Bobcats), Yi Jianlian, Ian Mahinmi (pros Pacers).

Calouros: o time terminou a Summer League com performance de 4-1, e acabou fechando com os 3 adquiridos no dia do draft: Jae Crowder (F), Jared Cunningham (SG), Bernard James (PF). Crowder foi o cestinha do time na Summer League, e terceiro melhor reboteiro da equipe. James foi o maior reboteiro do grupo, e 2o cestinha entre os calouros. Cunningham não disputou a SL.



Fechamos esse post com os Knicks, o time que resolveu aumentar absurdamente sua média de idade nessa temporada. Só a chegada de Camby, Kidd, Prigioni, Kurt Thomas e Sheed (saído da aposentadoria) já somam 190 anos! Na boa, até um dos calouros dos caras tem 35 anos!
A principal polêmica da offseason deles foi a saída de Jeremy Lin, herói no ano anterior. Foi uma opção polêmica da equipe, de deixar o Lin partir. Em nenhum momento fizeram gesto de querer renovar com o jovem que tanto sucesso fez na temporada anterior.

Outro jovem que já deu adeus foi Landry Fields. Somando-se a Galinari, que saiu ano passado, e com os picks trocados, os Knicks parecem estar focados mesmo é no presente, e nos próximos 2 ou 3 anos, no máximo. Mas será que Carmelo Anthony, Tyson Chandler e Amare Stoudemire são suficientes pra fazer frente ao Heat, aos Celtics, aos Bulls (com Rose), ou até mesmo aos novos Nets? Ou até mesmo, para avançar da primeira fase dos playoffs, o que não acontece há 11 anos? Só o tempo dirá.

Chegadas: Jason Kidd (dos Mavericks), Ronnie Brewer (dos Bulls), Marcus Camby (dos Rockets), Raymond Felton (dos Blazers), Kurt Thomas (dos Blazers), Mychel Thompson, Rasheed Wallace, James White.

Saídas: Jeremy Lin (pros Rockets), Landry Fields (pros Raptors), Mike Bibby, Baron Davis, Toney Douglas (pros Rockets), Dan Gadzuric (pros 76ers), Josh Harrellson (pro Heat), Jared Jeffries (pros Blazers), Jerome Jordan (pros Grizzlies).

Calouros: o time terminou a Summer League de forma melancólia - 5 derrotas em 5 jogos. A equipe acertou com Chris Copeland (G), Pablo Prigioni (G) e Chris Smith (G). Prigioni não disputou a SL, disputou as Olimpíadas com a seleção argentina. Copeland foi o cestinha da equipe no torneio, e Smith teve atuação apagada.


E ficamos por aqui. No próximo post da série, iremos analisar as offseason de: Utah Jazz, Houston Rockets, Phoenix Suns, Milwaukee Bucks e Portland TrailBlazers. Até lá.

Sites que ajudaram na feitura desse post: o ótimo blog português SeteVinteCinco, o Hispanosnba.com e o Sheridan Hoops.

Um comentário:

Unknown disse...

Vamos ver como vai ser os Knicks nessa temporada