sábado, 20 de outubro de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 4/6)


    Temporada se aproximando, e seguimos com nossa série sobre as principais mudanças nas equipes para a temporada 2012-2013. Lembrando que a série começou aqui, e segue a ordem da colocação das equipes no ano passado.
     Vamos então à 4a parte:


A equipe do Jazz ainda não conseguiu se recompor desde o término da dupla Williams-Boozer. Ou seria desde Stockton-Malone? Bom, o importante é que a equipe não é relevante nos últimos tempos, e o caminho pra voltar a ser é longo.

Eles pegaram Mo Williams para o lugar de Devin Harris, e contam com Paul Millsap e Derrick Favors como power-forward. Utah ainda tem Al Jefferson e Enes Kanter para o lugar de pivô. As posições 2 e 3 ainda necessitam melhoria.

Provavelmente a equipe irá lutar novamente por um 7o ou 8o lugar nos playoffs. O bom é que ano que vem terão 2 escolhas no primeiro round do draft, para auxiliar no processo de remontagem. Há uma boa chance de Jefferson ser trocado por algum bom pick e jogador-regular-de-contrato-expirando, o que fariam então 3 picks no first round.

Saídas: Blake Ahearn (Pacers), Devin Harris (Hawks), C.J. Miles (Cavaliers), Josh Howard

Chegadas: Mo Williams (Clippers), Randy Foye (Clippers), Marvin Williams (Hawks), Trey Gilder, Darnell Jackson, Chris Quinn

Calouros: Kevin Murphy (SG) e Brian Butch (C). Desses, apenas Murphy jogou a Summer League, tendo terminado com médias de 8.6 pts, 2.4 rbt e 1.0 ast em 22 minutos. Já Butch tem 27 anos, não foi draftado em 2008 e acabou treinando nos Grizzlies em busca de um contrato. Não conseguiu, e acabou indo jogar na China, Alemanha e Grécia. Desde 2010 vinha jogando na D-League. Chegou a assinar com os Nuggets no mesmo ano, mas não foi aproveitado.

Pré-temporada: o time está 3-2 na temporada. Ganhou do Thunder, e 2 vezes dos Lakers. Perdeu pros Warriors e Clippers.




Mais um time no meio da reconstrução. Depois que a dupla Tracy McGrady - Yao Ming não funcionou, os Rockets têm tentado reconstruir sua equipe.

Os Rockets ficaram em evidência em pelo menos 2 momentos nessa movimentada off-season: quando ofereceram um salário milionário para Omer Asik, dos Bulls (exagerado) e ficaram com o pivô reserva de Chicago; e quando trouxeram Jeremy Lin, dos Knicks. Gosto do Lin, e acho que ele vai ajudar bastante a equipe. Asik saiu muito caro, na minha opinião, mas é um pivô regular.

O lado ruim é que o time perdeu alguns bons jogadores, como Dragic, Scola e Lowry. Tudo na ânsia de abrir espaço e tentar conseguir Dwight Howard. A estratégia não funcionou, e pro ano que vem o time deverá ter um bom espaço na folha salarial.

A equipe está muito inchada no momento, e terá que dispensar alguns jogadores para ficar com o número máximo de 15.

Os Rockets também tem 2 escolhas pro 1o round do draft do ano que vem, e pode ter uma terceira, como o Jazz, se trocar o Kevin Martin por mais um jogador-regular-de-contrato-expirando e uma boa pick. Mais um time pra daqui a 3 ou 4 anos, ainda mais com os bons calouros que conseguiu (ver abaixo).


Saídas: Goran Dragic (Suns), Kyle Lowry (Raptors), Luis Scola (Suns), Marcus Camby (Knicks), Samuel Dalembert (Bucks), Courtney Lee (Celtics), Earl Boykins, Chase Budinger (Wolves), Courtney Fortson e Diamon Simpson

Chegadas: Jeremy Lin (Knicks), Omer Asik (Bulls), Jon Brockman (Bucks), Carlos Delfino (Bucks), Toney Douglas (Knicks), Gary Forbes (Raptors), JaJuan Johnson (Celtics), Shaun Livingston (Bucks)

Calouros: Jeremy Lamb (SG), Terrence Jones (F), Donatas Motiejunas (PF/C), Royce White (SF), Scott Machado (PG). Os Rockets tem uma das melhores safras de calouros desse ano. A maioria dos times não teve um jogador do nível do pior desses 5 aí. Vamos por partes:

Jeremy Lamb - teve médias de 20 pts, 4.4 rbt, 0.8 ast, 1.0 roubos, em pouco menos de 30 minutos por jogo na Summer League. Pode ser um dos 3 melhores rookies da temporada 2012-2013.

Terrence Jones - médias de 18.2 pts, 8.6 rbt, 1.4 ast, 0.4 tocos, em 25 minutos por jogo na Summer League. Pode ser um dos 5 melhores rookies da temporada.

Donatas Motiejunas - médias de 16.3 pts, 7.8 rtb, 0.8 ast, 0.8 roubos e 0.8 tocos por jogo na SL.

Além deles, tanto Machado quanto White estiveram muito bem na Summer League. Machado foi o 2o maior assistente do torneio, entre os calouros. White se mostrou bastante versátil. O futuro parece bom para Houston.

Pré-temporada: Os Rockets também estão 3-2 nessa pré. Venceram Thunder, Hornets e Grizzlies, e perderam pros rivais Spurs e Mavericks.




Os Suns estão vivendo aquela situação de quem perdeu a cara da franquia (Nash). Porém, conseguiram agir muito bem, pra uma situação como essa. Dragic e Scola, as principais contratações do time, são ótimos jogadores, que serão muito úteis em Phoenix. Vejamos as saídas e chegadas do time:

Saídas: Steve Nash (Lakers), Grant Hill (Clippers), Robin Lopez (Hornets), Josh Childress (Nets), Hakim Warrick (Hornets), Ronnie Price (Blazes), Michael Redd.

Chegadas: Goran Dragic (Rockets), Luis Scola (Rockets), Michael Beasley (Wolves), Jermaine O'Neal, Ike Diogu, Wesley Johnson (Wolves), Solomon Jones, P.J. Tucker.

Levando em consideração que a realidade dos Suns era a partida de Steve Nash, comparando as saídas e chegadas do restante dá um saldo positivo. O time recebeu ainda 3 milhões de dólares em cash, 5 picks nos próximos 3 anos (3 de first round, sendo uma protected), e renovaram com Shannon Brown. Assim como os Rockets, eles tem espaço na folha salarial, bons jogadores jovens e muitas picks. Ou seja, mais um time com um bom futuro em 3 ou 4 anos.

Calouros: apenas o Kendall Marshall (PG), draftado na 13a posição. Ele liderou a lista de assistências da Summer League, lembrando que vários jogadores não-calouros estavam disputando o torneio.

Pré-temporada: os Suns estão 2-2. Venceram Mavericks e Blazers, foram derrotados por Thunder e Kings.




Como os Bucks já tinham feito sua chacoalhada no elenco do ano passado, dessa vez quiseram só dar uns retoques. Fizeram o que foi possível: renovar com Ilyasova (um dos melhores jogadores do elenco) e contratar um par de pivôs, posição enfraquecida desde a saída de Bogut. Contrataram logo o titular e o reserva, conforme vamos ver abaixo:

Saídas: Carlos Delfino (Rockets), Kwame Brown (76ers), Shaun Livingston (Rockets), Jon Leuer (Cavaliers), Jon Brockman (Rockets)

Chegadas: Samuel Dalembert (Rockets), Joel Przybilla (Blazers), Marquis Daniels (Celtics), Eddie Gill, Orien Greene, Alando Tucker

Conseguiram Dalembert e Przybilla sem perder nada muito valioso. Não foi nada demais, mas podemos considerar uma offseason boazinha.

Calouros: John Henson (PF) e Doron Lamb (SG), ambos draftados. Foram os 2 principais cestinhas dos Bucks entre os rookies testados. Henson impressionou, com médias de 18.3 pts, 6.8 rbt, 1.5 apg, 1.5 blocks e 1.0 roubos, sendo considerado um dos 3 melhores rookies da Summer League.

Pré-temporada: também estão 2-2, tendo ganho dos Cavaliers e Pistons, e perdido pros Bulls e Grizzlies.




O Portland fez uma campanha fraca no ano passado, e deve repetir esse ano. A única estrela do time continua sendo LaMarcus Aldridge, e o sonho de conseguir Roy Hibbert não passou disso: um sonho.

Renovaram com Batum, e apostaram na garotada. Oito dos quinze jogadores do elenco tem 2 ou menos anos de experiência, e provavelmente terão 2 calouros no time principal! É time pra daqui a muitos anos.

Saídas: Jamal Crawford (Clippers), Raymond Felton (Knicks), Hasheem Thabeet (Thunder), Jonny Flynn (Pistons), Joel Przybilla (Bucks), Kurt Thomas (Knicks), Craig Smith, Shawne Williams.

Chegadas: Jared Jeffries (Knicks), Ronnie Price (76ers), Sasha Pavlovic (Celtics), Adam Morrison

Calouros: Will Barton (SG/SF), Víctor Claver (SF), Joel Freeland (PF),  Meyers Leonard (C), Damian Lillard (PG)

Damian Lillard foi o grande destaque da Summer League, já que Anthony Davis estava nas Olimpíadas. Suas médias foram sensacionais: 26.5 pts, 4.0 rbt e 5.3 ast por jogo. Espera-se muito dele já nessa temporada, enquanto Leonard e Barton devem ainda amadurecer um pouco. Claver e Freeland têm experiência de ligas estrangeiras, e também podem somar ao elenco em curto prazo, se conseguirem se adaptar rápido à liga.

Pré-temporada: a equipe está 2-3 nessa pré, com vitórias sobre Lakers e Nuggets, e derrotas para Suns, Kings e Warriors.


Aqui completamos a parte 4 dessa série. No próximo post, o penúltimo, teremos Minnesota Timberwolves, Detroit Pistons, Toronto Raptors, Golden State Warriors e Brooklyn Nets.

Foram bastante utilizados, novamente, as seguintes fontes: o ótimo HispanosNBA.com, o Sheridan Hoops e blog SeteVinteCinco.

Nenhum comentário: