terça-feira, 23 de outubro de 2012

Montagem dos times para 2012-2013 (parte 5/6)

    Na medida em que está cada vez mais próximo o início da temporada 2012-2013, vai chegando ao final nossa série sobre as preparações das equipes. Esse já é o penúltimo post, vamos a mais 5 equipes:



Apesar da decepção de não terem conseguido Nicolas Batum, que ficou em Portland, os Wolves tiveram uma boa offseason. Trouxeram um pivô pra reserva do Pekovic, ressucitaram Brandon Roy sem gastar muito (e com segundo ano de contrato não-garantido), trouxeram Kirilenko de volta, depois de uma boa olimpíada, e ainda trouxeram o armador dele na seleção russa.

Conseguiram economizar grana se livrando de Miller, Webster e Milicic, e não igualando a oferta dos Suns por Beasley. Ainda conseguiram Amundson pelo salário mínimo dos veteranos. Se Love, Rubio e Roy ficarem a maior parte da temporada saudáveis, os Wolves podem pegar um playoff.

A questão é o que fazer com Derrick Williams? Ele foi o 2o pick geral do draft de 2011, jogador que promete. Ou ele vira reserva do Love como power forward, ou entra na rotação do small forward, com Kirilenko, Budinger e Cunningham.

Saídas: Michael Beasley (Suns), Darko Milicic (Celtics), Anthony Tolliver (Hawks), Martell Webster (Wizards), Wayne Ellington (Grizzlies), Wesley Johnson (Suns), Brad Miller e Anthony Randolph (Nuggets)

Chegadas: Andrei Kirilenko, Brandon Roy, Greg Stiemsma (Celtics), Louis Amundson (Pacers), Chase Budinger (Rockets), Will Conroy, Dante Cunningham (Grizzlies), Mike Harris e Chris Johnson

Calouros: Alexey Shved (G). Quem acompanhou as olimpíadas viu que Shved teve um excelente torneio. Lá, nós o vimos atuar como PG, enquanto nos Wolves é provável que ele jogue mais de SG, pois tem altura e arremesso pra isso.

Pré-temporada: A equipe está 3-2 por enquanto. Derrotou Pacers, Bulls e o Maccabi Haifa, de Israel. Foi derrotado, curiosamente, pelos mesmos Pacers e Bulls. Ainda pegam Pistons e Bucks.




Os Pistons aproveitaram essa offseason pra se preparar para a próxima. Depois que o timaço da década passada acabou, o time ficou algumas temporadas se agarrando ainda ao cadáver, ao invés de apertar o botão de reset, e começar vida nova. Resultado: anos desperdiçados.

Os poucos movimentos do time esse ano foram pra tentar botar um pouco de ordem nisso, preparando para uma renovação. Conseguiram dar uma melhorada no cap space, com a troca Ben Gordon - Corey Maggette (Maggette é mais barato, e só tem mais um ano de contrato). A idéia é que no próximo ano anistiem Villanueva, pra liberar ainda mais espaço, e tentar alguém na free-agency.

O time tem bons calouros e jogadores jovens. Como deverão pegar um bom draft esse ano novamente, a idéia é que estejamos começando a ver o processo de renovação que deveria ter sido feito há pelo menos 3 anos atrás.

Saídas: Ben Gordon (Bobcats), Vernon Macklin, Walker Russell (Thunder), Ben Wallace e Damien Wilkins (76ers)

Chegadas: Jonny Flynn (POR), Corey Maggette (CHA) e Terrence Williams (SAC).

Calouros: Andre Drummond (C/PF), Kim English (SG), Vyacheslav Kravtsov (C), Kyle Singler (SF/PF) e Khris Middleton (SG/SF).

Drummond e English tem sido os melhores calouros da equipe, tanto na Summer League quanto nos jogos da pré-temporada. Middleton também aparenta estar, bem aos poucos, se adaptando.

Kravtsov deverá ser o pivô reserva da equipe. Singler, depois de draftado em 2011, jogou na liga espanhola, primeiro no Alicante, sendo depois transferido para o Real Madrid. Obteve bons números em ambas as equipes, e deverá ser de boa ajuda para os Pistons.

Pré-temporada: o time está 3-3, tendo ganho de Raptors, Magic e Bobcats. Perdeu para Raptors, Bucks e Heat. Ainda restam 2 jogos na pré-temporada, contra Wolves e Hawks.




Os Raptors queriam muito levar Steve Nash de volta pra casa, mas não conseguiram. Como resultado da "estratégia", ficaram com Landry Fields, um bom SG, mas a um preço muito alto. É que os Raptors temeram que Nash fosse pros Knicks, então fizeram uma proposta absurda pelo Fields; isso levaria os Knicks a ficarem sem cap space pro Nash, pois pagariam alto pra manter o Fields. Como Nash foi pros Lakers, lá estão os Raptors com um SG bastante overpaid.

O lado bom é que, ao verem que não tinha mais como ter o Nash, conseguiram Kyle Lowry, ótimo armador dos Rockets. Mas ainda é muito pouco, e provavelmente os Raptors vão acabar com mais uma boa pick pro ano que vem.

Chegadas: Jerryd Bayless (Grizzlies), Solomon Alabi (Hornets), Gary Forbes (Rockets), James Johnson (Kings) e Ben Uzoh (Nuggets)

Saídas: Landry Fields (Knicks), Kyle Lowry (Rockets), John Lucas III (Bulls), Dominic McGuire (Warriors) e Chris Wright (Warriors)

Calouros: Quincy Acy (PF), Jerel McNeal (SG), Terrence Ross (SG/SF) e Jonas Valanciunas (C)
Desses, Valanciunas é provavelmente o que dará retorno mais rápido, como temos visto nessa pré-temporada.

Pré-temporada: os Raptors estão tendo uma ótima pré-temporada, estando 5-1 até o momento. Derrotaram o Real Madrid, os Pistons, os Wizards, os Knicks e os Bucks. Foram derrotados pelos Pistons. Ainda tem mais um jogo pela frente, contra os Grizzlies.




Os Warriors tiveram pouco movimento nessa offseason. O principal foi a contratação do Jarret Jack e Carl Landry, dos Hornets. Perderam Nate Robinson, que o técnico Mark Jackson queria muito manter. Fizeram um bom draft, com Barnes e Ezeli, e, até o momento, parece que Bogut e Curry estão bem fisicamente.

Difícil saber o que esperar da equipe, que por várias vezes nos últimos anos formava um bom elenco, mas que não ia longe. Será que a história se repete novamente?

Saídas: Mickell Gladness (Heat), Dominic McGuire (Raptors), Mikki Moore, Nate Robinson (Bulls), Chris Wright (Raptors) e Dorell Wright (76ers)

Chegadas: Jarrett Jack (NOH), Tarence Kinsey e Carl Landry (NOH)

Calouros: Harrison Barnes (SF), Kent Bazemore (SG), Festus Ezeli (C) e Draymond Green (SF/PF)
Barnes e Ezeli já estão mostrando a que vieram nessa pré-temporada. Barnes inclusive foi escolhido como um dos 10 melhores da Summer League. Green também começando a render, enquanto Bazemore não teve chances ainda.

Pré-temporada: os Warriors estão indo bem nessa pré-temporada, estando no momento em 5-2. Venceram Lakers, Jazz, Maccabi Haifa, Kings e Blazers. As derrotas vieram perante os Nuggets e os Clippers. Ainda resta mais um jogo nessa pré, contra os Suns.




Os Brooklyn Nets tiveram provavelmente a mais ocupada das offseason. E das mais caras. Renovaram com Gerald Wallace e trouxeram Joe Johnson, na esperança de que isso fosse atrair Dwight Howard, e fazer Deron Williams renovar. D-Will renovou, mas D-12 não veio.

Ao verem que ficaram sem Dwight, logo renovaram com o garrafão que tinham, Lopez e Humphries. Um bom time, sem dúvida. Agora, os 5 jogadores titulares recebem mais de 10 milhões ao ano, muito raro isso. E os Nets ainda reforçaram o banco!

E sem falar na mudança de New Jersey pro Brooklyn! Nova cidade, nova arena... muita novidade pra um time só. Mas, no geral, espero uma boa campanha da equipe.

Saídas: Jordan Farmar, Sundiata Gaines, Gerald Green (Pacers), Damion James (Hawks), Armon Johnson (Magic), Anthony Morrow (Hawks), Johan Petro (Hawks), DeShawn Stevenson (Hawks), Jordan Williams e Shelden Williams

Chegadas: Joe Johnson (Hawks), C.J. Watson (Bulls), Andray Blatche (Wizards), Keith Bogans (Bulls), Josh Childress (Suns), Reggie Evans (Clippers) e Jerry Stackhouse (Hawks)

Calouros: Tornike Shengelia (SF), Tyshawn Taylor (PG/SG) e Mirza Teletovic (F). Desses, Taylor é o que tem se apresentado melhor, tanto na Summer League, em que foi um dos destaques, quanto na pré-temporada. Teletovic teve uma boa Euroliga ano passado, e pode também ajudar.

Pré-temporada: os Nets estão 3-2, e só tem mais um jogo antes da temporada começar, contra os Knicks. Venceram 76ers, Wizards e Celtics, e perderam pros mesmos Celtics e 76ers.


Na próxima e última parte da série, analisaremos Sacramento Kings, Cleveland Cavaliers, New Orleans Hornets, Washington Wizards e Charlotte Bobcats.

Foram bastante utilizados, novamente, as seguintes fontes: o ótimo HispanosNBA.com, o Sheridan Hoops 

Nenhum comentário: