sábado, 4 de maio de 2013

Primeira rodada quase terminada

Estamos no 15o dia de playoff, e ainda na 1a rodada! Bom, hoje termina, com a partida entre Bulls x Nets, jogo 7, em Brooklyn, com transmissão do Space às 21h00.

O vencedor avança pra 2a rodada, pra pegar o Miami Heat, bastante descansado, e com todos os jogadores recuperados. Que triste prêmio!

Ontem tivemos a definição de mais 4 séries, numa sexta-feira cheia! Vamos a um resumo das séries recém-encerradas:


Thunder 4 x 2 Rockets: a equipe de Oklahoma passou por um susto enorme, além de mostrar que, sem Westbrook, se torna um time bem mais próximo dos "comuns" e dos "mortais". Depois de estar perto de conseguir uma varrida, a equipe passou a ficar próxima de um jogo 7, e de uma virada histórica. Porém, conseguiu ganhar fora de casa no jogo 6, 103 x 94.



Pra isso, o astro Kevin Durant contou com a ajuda de Kevin Martin e Reggie Jackson. Durant fez 27 pontos, além de 8 rebotes e 6 assistências; Martin contribuiu com 25 pontos e 3 assistências; e Jackson fez 17 pontos, além de 7 rebotes e 8 assistências.

Até o veterano Fisher contribuiu, acertando 3 bolas de 3. Terminou com 11 pontos e 4 rebotes. Fisher, aliás, ultrapassará Kareem Abdul-Jabbar como o 2o jogador com mais partidas de playoff disputadas, na próxima fase dos playoffs. Ele hoje tem 235 e, dependendo da duração das séries, e de até onde vai o Thunder, pode ultrapassar também os 244 jogos de Robert Horry, que lidera a lista.

Fisher é ainda o 5o jogador que mais acertou bolas de 3 em playoffs, faltando apenas 5 bolas para ultrapassar Chauncey Billups e se tornar o 4o colocado.

Voltando ao jogo: ao contrário das 2 partidas anteriores, onde só Durant pontuava, dessa vez ele teve bastante ajuda. Na verdade, o banco de Oklahoma superou o banco de Houston em 46 a 11. Defensivamente, também o Thunder esteve melhor, forçando erros dos Rockets, e os reduzindo a pouco mais de 40% de FG. James Harden, principal arma de Houston, arremessou apenas 7 de 22.

Para uma equipe em formação, como os Rockets, até que não foi de todo ruim. Complicaram pra cima dos líderes de conferência, mostrando que, com mais entrosamento, e um ou dois reforços, podem complicar ainda mais ano que vem.

Kevin Durant continua liderando os playoffs em pontos por jogo, com 32.5, enquanto James Harden é o 3o, com 26.3.


Grizzlies 4 x 2 Clippers: série que parecia disputada. Porém, depois de abrir 2x0, os Clippers colapsaram, e viram os Grizzlies passarem por cima, ganhando 4 jogos seguidos, todos por mais de 10 pontos. Pelo segundo ano seguido, os Clippers de Chris Paul e Blake Griffin ficam pelo caminho. Paul se torna free-agent agora, será que renova?

Já os Grizzlies, mais uma vez chegam à segunda rodada de playoffs, a 2a vez em 3 anos. Na outra ocasião, em 2011, levaram às semifinais da conferência até o jogo 7. Contra o Thunder, o rival deles de semifinal nessa temporada. Outra coincidência? Em 2011 eles estavam sem Rudy Gay, considerado o craque da equipe, que estava machucado. Esse ano, também irão sem Rudy Gay. E o Thunder, dessa vez, virá sem Westbrook. Mais uma série com 7 jogos?



Na última partida, em Memphis, o garrafão dos ursos novamente funcionou muito bem. Além de sua tradicional defesa, um paredão, que forçou os Clippers a cometerem 13 turnovers. A equipe de Los Angeles também não teve sucesso da linha de 3 (à exceção de Matt Barnes, 6 de 7) e nem da linha de lance livre. Só contaram com Blake Griffin vindo do banco, lutando com contusão. E ainda tiveram Chris Paul ejetado, com 2 técnicas. Resultado final, 118 x 105 para os Grizzlies.

Sete jogadores dos Grizzlies fizeram 10 ou mais pontos. Apenas 3 dos Clippers chegaram nessa marca.
O futuro dos Clippers é incerto, e passa muito pela permanência ou não de Chris Paul.

Mike Conley segue sendo o 3o em assistências por jogo nesses playoffs, com 8.3 por jogo.


Knicks 4 x 2 Celtics: assim como o Thunder, os Knicks também passaram por um baita susto. Uma amaeaça séria de levar uma virada inédita. Porém, conseguiram confirmar a passagem no jogo 6, e agora tem os complicados Pacers pela frente. É a primeira série de playoff que os Knicks vencem de 1999-2000, quando ainda tinham em seu elenco Patrick Ewing, Latrell Sprewell, Alan Houston, Larry Johnson... quanto aos Celtics, são mais um grupo com futuro incerto. Pierce e Garnett já estão com uma certa idade, e não é certo que retornem na próxima temporada (embora eu ache que sim).



Na última partida, no TD Garden, os Knicks foram superiores o tempo todo. No último 4o, conseguiram segurar uma sequência ótima dos Celtics, e sair com a vitória. Num jogo com muitos turnovers, eles forçaram os donos da camisa a cometer 20! A defesa dos Knicks esteve afiada, e fez com que o % de field goal e de 3 pontos dos Celtics permanecesse baixo. Carmelo Anthony foi mais uma vez o cestinha, com 21 pontos. Shumpert contribuiu com 17.


Pacers 4 x 2 Hawks: primeira vez que o mando de quadra foi quebrado foi nessa partida, com os Pacers conseguindo sua classificação. E conseguiu com uma vitória tranquila, apesar da diferença, no fim, ter sido de apenas 8 pontos. Pacers agora pegam os Knicks, já nesse domingo. Enquanto isso, os Hawks seguem na levada que estão já há alguns anos: não são bons o suficiente para tentar nada, e nem ruins o suficiente para conseguir um draft decente. Está na hora da diretoria dar uma chacoalhada (aliás, já passou da hora).



Na última partida, os destaques foram Hibbert, Hill e West. O jogo foi muito parecido com o anterior, uma vitória bem fácil dos Pacers em Indiana. Dominaram o garrafão com sobras, além de forçar os Hawks a um aproveitamento baixo (33.3% de FG) e 15% de 3 pontos.


Das 3 melhores defesas da temporada regular, 2 já garantiram lugar na segunda fase dos playoffs (Grizzlies e Pacers). A terceira é a dos Bulls, que tem seu dramático jogo 7 fora de casa hoje, contra os Nets. E vai ser tarefa difícil, pois as contusões se acumulam em Chicago nessa série. Por exemplo, no jogo de hoje Deng não jogará, Hinrich será decisão de vestiário (e se jogar, será no sacrifício). Noah e Robinson também tem jogado contundidos. Isso tem complicado bastante a situação dos Bulls.

A seguir, um vídeo com as 10 melhores jogadas dessa super sexta-feira, de 4 jogos 6!




Séries iniciando nesse sábado


Knicks x Pacers: promete ser uma semifinal muito disputada. A defesa dos Pacers é de altíssimo nível, tem excelentes marcadores. Carmelo precisará de seus companheiros afiados, quando a defesa focar nele. Bom, e ele precisará entender quando não estiver conseguindo arremessar, e passar, né? Seu aproveitamento de FG não anda lá muito alto, e contra os Pacers também não terá moleza. Knicks precisarão utilizar sua velocidade, e seus arremessos de 3.

Os Pacers precisarão fazer o que fazem melhor, forçar os times a jogar no seu ritmo, focar no garrafão, onde é praticamente imbatível, e anular Carmelo e J.R. Smith. Com sua ótima defesa de perímetro, podem dar conta desse recado.

Na temporada regular, a série terminou empatada, 2-2.


Thunder x Grizzlies: outra semifinal bem parelha. Um time de vocação ofensiva (Thunder) contra um especialista em defesa (Grizzlies). Reedição da semifinal de 2011, quando o Thunder venceu por 4-3.
O time de Oklahoma revelou todos os seus problemas ofensivos sem Westbrook. Ficou perto de tomar uma virada dos Rockets; contra uma defesa tão boa quanto a dos Grizzlies, todo o time terá que se envolver na tarefa de pontuar, não só Durant. Time tem que focar no jogo de transição, pois no embate de garrafões leva desvantagem.

Os Grizzlies estão animados, 4 vitórias consecutivas contra os Clippers, com a dupla Gasol - Randolph jogando muito bem. Conley terá a vantagem de não precisar enfrentar Westbrook, e também vem tendo um excelente playoff. A equipe precisa parar a força ofensiva que é Kevin Durant, e tentar forçar o jogo no garrafão, para tentar avançar.

Na temporada regular, os Grizzlies levaram vantagem, 2-1.

Agora, é assistir a esse jogo 7 de Bulls x Nets, e esperar a 2a rodada de playoffs, que começa amanhã!


Nenhum comentário: