quarta-feira, 1 de maio de 2013

Rookie of the Year

A NBA divulgou, nessa 4a feira, o prêmio de Calouro do Ano (Rookie of the Year, ou ROY).

Esse era, disparado, o mais previsível de todos (talvez, junto com o de MVP...). Estava mais do que claro que não haveria pra ninguém, a não ser pro Damian Lillard, dos Blazers.


"Eu sou o cara"


O prêmio é oferecido desde a temporada 1952-1953, e Lillard é o 64o jogador a receber a honra. A conta não bate porque em 3 ocasiões o prêmio foi dividido entre 2 atletas (a última vez foi na temporada 99-2000, entre Steve Francis e Elton Brand). Ano passado o vencedor foi Kyrie Irving, dos Cavaliers.

Desses 64 jogadores, 14 chegaram a ganhar o prêmio de MVP em algum ponto da carreira, e 19 já entraram para o Hall da Fama do basquete. E 19 foram 1a escolha do draft.

Lillard foi a 6a escolha; as últimas vezes que alguém fora do Top 5 ganharam o prêmio, tirando esse ano, foram: 2006-2007, Brandon Roy (6a pick); 2002-2003, Amare Stoudemire (9a pick); e 1995-1996, Damon Stoudemire (7a pick).

Os jogadores draftados em piores posições a ganhar o ROY foram: Woody Sauldsberry, em 1957-1958, pelos Philadelphia Warriors (60a pick); Mark Jackson, em 1987-1988, pelos New York Knicks (18a pick); e Don Meineke (em 1952-1953), pelos Fort Wayne Pistons (12a pick). Imagino como deve dar uma sensação de "vingança pessoal" nesses casos, onde ninguém apostou no jogador, e ele vai lá e é reconhecido como melhor calouro.

Essa foi a 4a vez que um jogador dos Blazers ganha o prêmio. As franquias que mais tiveram jogadores premiados foram Warriors (6 vezes), seguidos de Kings (5) e Clippers (5). Apesar de ser a franquia com mais calouros do ano, a última vez que tiveram 1 foi em 1993-1994, com Chris Webber.

Como disse logo acima, o prêmio do Lillard foi barbada. Ele ganhou simplesmente todos os 121 votos possíveis de 1o lugar. Essa é apenas a 4a vez que um jogador é eleito calouro do ano de forma unânime. A última vez que isso aconteceu foi em 2011, com Blake Griffin.



Em ação contra os Pacers, uma das melhores defesas da liga


Além de uma temporada espetacular, ele quebrou ainda o recorde de bolas de 3 por um calouro (185, superando o recorde do ano de rookie do Stephen Curry). Suas médias foram simplesmente espetaculares: 19.0 pontos por jogo, 6.1 assistência e 3.0 rebotes, além de 0.9 roubos. Ele foi ainda o 15o jogador que mais pontuou em clutch time na liga, e teve o 12o melhor FG% em clutch time entre aqueles que arremessaram pelo menos 70 bolas.

Dos últimos 9 anos, podemos dizer que tivemos 6 premiados que superaram as expectativas, e são forças na liga: Lebron James, Chris Paul, Kevin Durant, Derrick Rose, Blake Griffin e Kyrie Irving. Tudo indica que Damian Lillard vá entrar nesse grupo.

A maioria dos grandes jogadores da história da NBA foram eleitos calouros do ano. Porém, temos importantes exceções, como Bill Russell, Magic Johnson, Kobe Bryant, Jerry West, Hakeem Olajuwon, Moses Malone, John Havlicek, Julius Erving, Karl Malone, Charles Barkley, Kevin Garnett e Isiah Thomaz, entre outros. Todos esses ou foram jogadores que não se destacaram tanto em seu primeiro ano, ou deram azar de ter uma outra mega-lenda-star entrando ao mesmo tempo na liga.

Pra encerrar, posto um vídeo dos 10 melhores momentos de Lillard em sua temporada de rookie. São lances espetaculares, sejam eles penetrações no garrafão, bolas de 3 absurdas, atuações clutch ou enterradas. Enjoy!


Nenhum comentário: