domingo, 19 de junho de 2011

Quem foi o mais "clutch" da temporada? (Parte 1: Temporada Regular)

É, esse ano não deu Kobe no topo

Depois do fim da temporada, e do término da promoção do "Pula 2", escrevo sobre um assunto que acho bastante interessante. Não, ainda não é o draft do dia 23, esse fica mais pra frente.

Estou falando dos jogadores "clutch". Esse é um assunto que gera bastante discussão sempre. Já vi vários sites americanos debatendo isso, e lembro de um post no Bola Presa onde eles comentavam sobre uma pesquisa entre os GM's das 30 equipes, que dizia: que jogador você gostaria de ter no seu time para fazer o último arremesso necessário para ganhar um jogo? 70% deles respondeu Kobe Bryant, embora várias estatísticas apontassem outros jogadores como sendo mais decisivos na hora H.

O que vou apresentar aqui é apenas isso, mais uma estatística, feita por mim mesmo, relativo à temporada recém-encerrada. Serão dois posts, um sobre a temporada regular, e um sobre os playoffs.

Bom, pra iniciar, vamos explicar o conceito de "clutch" pra quem não conhece: "clutch time" (ou CT, como usarei nessa série) são os 5 minutos finais do último quarto (e das prorrogações, se houver) onde a diferença de pontos entre as equipes é 5 ou menos. O ótimo site 82 games costuma todo ano fazer uma estatística fantástica sobre isso, e vou usar os dados deles para esse texto sobre a temporada regular.

Vou apresentar duas listas. A primeira é com os jogadores que mais pontuaram proporcionalmente (pontos por CT, sempre de acordo com o "82 games"):

1) Kobe Bryant (Lakers)            - 5.2
2) Derrick Rose (Bulls)              - 5.0
3) Lebron James (Heat)             - 4.7
4) Monta Ellis (Warriors)            - 4.63
5) Kevin Durant (Thunder)          - 4.60
6) Jason Richardson (Magic)     - 4.5
7) Dirk Nowitzki (Mavericks)      - 4.4
8) Will Bynum (Pistons)             - 4.3
9) Russell Westbrook (Thunder) - 4.2
10) Mo Williams (Clippers)         - 4.1


A lista está atualizada para os casos de jogadores que mudaram de time, como Carmelo Anthony e Mo Williams, por exemplo.

Pra comparar, vamos ver os 4 primeiros nessa mesma categoria nos 2 últimos. Em 2010 foi: 1) Lebron James; 2) Kobe Bryant; 3) Dirk Nowitzki; 4) Carmelo Anthony. Em 2009, 1) Kobe Bryant; 2) Lebron James; 3) Carmelo Anthony; 4) Dwyane Wade.

Ou seja, não tem havido muita variação nessa categoria. Esse ano é que tivemos maior diferença, com Rose e Ellis entrando no top 4. De surpresa nessa lista podemos destacar o Richardson, o Bynum, e também o Mo Williams.

A segunda lista, mais importante na minha opinião, é dos jogadores com melhor aproveitamento de field goal (arremessos de quadra) dentre os que tentam, em média, de 2.5 arremessos pra cima em CT (o que é bastante). Seguem os 10 primeiros:


1) Al Jefferson (Jazz)                     - 0.562
2) Jason Terry (Mavericks)             - 0.506
3) Amar'e Stoudemire (Knicks)        - 0.487
4) Monta Ellis (Warriors)                 - 0.484
5) Jason Richardson (Magic)           - 0.462 (Richardson tem mais arremessos por CT que Bynum)
6) Will Bynum (Pistons)                 - 0.462
7) Carmelo Anthony (Knicks)          - 0.443 (média entre o período dele nos Knicks e nos Nuggets)
8) Michael Beasley (Timberwolves) - 0.441
9) Jameer Nelson (Magic)               - 0.438
10) Lebron James (Heat)                - 0.434

Comparando novamente os 4 primeiros dos últimos 2 anos. Em 2010: 1) Rudy Gay; 2) Baron Davis; 3) Chris Paul; 4) Lebron James. Em 2009: 1) Carmelo Anthony; 2) Lebron James; 3) Al Jefferson; 4) Tony Parker.

Nesse quesito, a variação é bem maior, como podemos ver. Curioso ver 2 jogadores do Magic e 2 dos Knicks na lista. E, juntando os dois top 10, temos 4 jogadores presentes nos dois: James, Ellis, Richardson e Bynum. Podemos considerar esses como os jogadores mais clutch dessa temporada regular; afinal, não só pontuaram bastante em CT como também tiveram bom aproveitamento.

Tirando a média desses 4 nas 2 listas (fazendo uma mescla), teríamos:

1) Monta Ellis
2) Jason Richardson
3) Lebron James
4) Will Bynum

Monta Ellis, vencedor do prêmio "Clutch" Pula 2  :)

Prosseguindo na lista, coloco os 2 únicos que tiveram percentual de arremesso acima de 50% nas listas acima: Al Jefferson e Jason Terry. Fica então:

1) Monta Ellis
2) Jason Richardson
3) Lebron James
4) Will Bynum
5) Al Jefferson
6) Jason Terry

Jason Richardson fica em segundo lugar

Os últimos 4 do top 10 vou escolher entre os outros das 2 listas acima, baseado no percentual de lance livre em CT. Ou seja, momento da verdade, só o jogador e a cesta. Entrariam então Dirk Nowitzki (89%), Derrick Rose (89%, mas com menos arremessos), Kobe Bryant (87%) e Kevin Durant (83%). Nosso top 10 de jogadores clutch 2011 (temporada regular) ficaria:

1) Monta Ellis (Warrios)
2) Jason Richardson (Magic)
3) Lebron James (Heat)
4) Will Bynum (Pistons)
5) Al Jefferson (Jazz)
6) Jason Terry (Mavericks)
7) Dirk Nowitzki (Mavericks)
8) Derrick Rose (Bulls)
9) Kobe Bryant (Lakers)
10) Kevin Durant (Thunder)

Uma lista de respeito, com ótimos jogadores, mas também com as já citadas surpresas Richardson e Bynum. A princípio, até tinha me surpreendido em ver o Monta Ellis liderando a lista, mas depois me lembrei que ele ficou um tempo como cestinha da liga logo no começo, levando os Warriors nas costas junto com o Eric Gordon. Até por isso me espantou que existissem alguns boatos de troca envolvendo ele.

O odiado Lebron fica em terceiro na nossa lista

Em alguns dias vou postar a parte final dessa série, dessa vez comentando os mais clutch nos playoffs 2011! Não percam, um abraço!

Nenhum comentário: