sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tudo diferente

Chandler supera a marcação de Lebron

Que jogaço foi esse jogo 5! Vitória de Dallas, dessa vez não na última bola, 112 x 103. Aliás, com os jogos 2, 3 e 4 sendo decididos na última bola, com o cronômetro estourando, temos um dado curioso: isso não acontecia em finais (3 jogos seguidos) desde 1948!

Não me canso de repetir que essa série final está muito boa! O jogo dessa quinta-feira não foi exceção e, para melhorar, foi totalmente diferente dos últimos jogos. Vejamos:

Pontuação das duas equipes (média):

Jogos 2, 3 e 4: 88,5
Jogo 5:           107,5 

Percentual de aproveitamento (média)

Jogos 2, 3 e 4: 43%
Jogo 5:            55%

Aproveitamento de 3 pontos (média)

Jogos 2, 3 e 4: 30%
Jogo 5:            54%

Domínio de Wade e Nowitzki (percentual de pontos das equipes)

Jogos 2, 3 e 4: 32%
Jogo 5:            24%

Ou seja, em relação aos 3 últimos jogos, o jogo 5 teve maior pontuação, percentual de field goal, e de 3 pontos. E teve menor dominância dos pontos por parte de Dwyane Wade e Dirk Nowitzki. Aliás, Wade jogou "apenas" 34 minutos nesse jogo devido a uma contusão no quadril. Ausentou-se de uma pequena parte do 2o e do 3o períodos.



Wade teve boa partida, apesar da contusão no quadril

Toda essa variância de possibilidades só torna a série ainda mais empolgante: não se sabe o que esperar de um jogo 6, por exemplo. O que se manteve até agora foi a ausência de Lebron James no 4o quarto: somando sua pontuação na etapa final de cada jogo, ele tem apenas 11 pontos, ou seja, 2,2 pontos de média. Wade, Bosh e Haslem têm médias maiores que ele. No geral, Lebron fez uma partida muito boa, conseguindo um triple-double (17-10-10), mas não tem como não se decepcionar com o desempenho no quarto decisivo (2 pontos, 2 rebotes e 3 assistências).

Lebron consegue ser criticado até com triple-double

Os destaques da partida foram, mais uma vez, Wade e Bosh pelo Heat, e pelo Dallas... quase todo o time! Além de mais uma grande atuação de Dirk Nowitzki (29 pontos), Jason Terry (21) também apareceu muito bem na partida, assim como Jason Kidd (que até fez 13 pontos, o que não ocorria desde o jogo 4 da final da conferência) e... Jose Juan Barea! 

Barea, enfim, apareceu nas finais

Finalmente, o porto-riquenho fez jus às expectativas: vinha jogando muito bem nos playoffs, mas estava decepcionando nas finais. No jogo 5, fez 17 pontos, deu 5 assistências e pegou 2 rebotes, com 54% de aproveitamento. Com tantos jogadores atuando bem, Dallas conseguiu fazer um ótimo final de jogo.  Nowitzki, Terry e Kidd pontuaram nos 4 minutos finais do jogo, abrindo o leque de opções do time.

Agora, o Dallas lidera a série pela primeira vez, 3x2. O jogo 6 acontece nesse domingo, em Miami, e pode ser o jogo do título para os Mavericks. Em caso de vitória de Miami, teremos um jogo 7 na terça-feira, ainda em Miami. É a mesma situação do ano passado, quando Boston tinha 3x2 de vantagem e a série foi para Los Angeles, onde os Lakers conseguiram a virada. É o que o Miami tentará repetir a partir de domingo.

Festa das cheerleaders dos Mavericks

Pra isso, acredito que os 2 pontos principais sejam diminuir os turnovers (foram 16 no último jogo); e manter o controle emocional do time, tanto nos momentos finais, quanto na situação de administrar vantagens. 

Para o Dallas, continuar envolvendo o restante do time, para não ficar tudo nas mãos do Dirk; e tentar equilibrar a disputa nos rebotes, que tem sido ganha por Miami, tanto nos ofensivos quanto nos defensivos.

Lembro também que faltam poucos dias para acabar a promoção da camisa aqui no "Pula 2"; ela acaba no último dia das finais (pode ser domingo), e o resultado sai 2 dias depois. Não deixe de participar, e boa sorte!

Nenhum comentário: