terça-feira, 21 de junho de 2011

Quem foi o mais "clutch" da temporada? (Parte 2: Playoffs)

Game-winner

Bom, hoje termino a série iniciada no domingo, sobre o jogador mais "clutch" da temporada. Quem ainda não leu, é só ver o post logo abaixo desse.

Agora, falemos de playoffs: infelizmente, o ótimo 82 games não apresenta dados da pós-temporada; é uma pena, pois suas estatísticas de CT ("clutch time") são bem completas. Ou seja, tive que fazer os dados por minha conta mesmo. Muitas horas de muitos dias contabilizando os dados nas tabelas "Play-by-play" do site da NBA. Aproveito para agradecer à "sra. Pula 2" pela paciência. :-)

Então, vamos lá. Assim como no post anterior, vou apresentar dois top 10. O primeiro, listando quem mais pontuou nos playoffs:

1) Dirk Nowitzki (Mavericks)     - 62
2) Lebron James (Heat)            - 41
3) Kevin Durant (Thunder)         - 40
4) Zach Randolph (Grizzlies)     - 38
5) Dwyane Wade (Heat)            - 31
    Derrick Rose (Bulls)              
7) Chris Bosh (Heat)                 - 29
8) Jason Terry (Mavericks)        - 28
9) Russell Westbrook (Thunder) - 22
10) Jason Kidd (Mavericks)       - 18

Bom, aí temos o óbvio: domínio dos jogadores dos times que chegaram à final: 6 jogadores dessa lista são de Dallas ou Miami, incluindo os 2 primeiros. Dos outros quatro, 3 são de times que chegaram à final das conferências (Chicago e Oklahoma City), sendo o Zach Randolph a exceção. O que comprova a excelente pós-temporada do power forward de Memphis, que de fato arrebentou: entrou em 4o lugar na lista tendo jogado bem menos partidas que os outros.

Nessa tabela também vemos que, tirando todas as críticas, piadas e etc. que foram feitas com Lebron James, ele jogou muita bola nos playoffs. O problema foi a queda de produção a partir do segundo jogo da final. Aí realmente ele deixou muito a desejar.

O outro top 10 que quero apresentar, e que considero mais importante, é o de percentual de arremesso (field goal) em CT nos playoffs. Segue:

1) Dirk Nowitzki (Mavericks) - 0,625
2) Al Horford (Hawks)           - 0,600
3) Chris Bosh (Heat)             - 0,500
4) Derrick Rose (Bulls)          - 0,450
5) Kevin Durant (Thunder)     - 0,444
6) Jason Terry (Mavericks)   - 0,444  (Terry deu menos arremessos que Durant)
7) Dwyane Wade (Heat)        - 0,440
8) Zach Randolph (Grizzlies)  - 0,429
9) Tony Parker (Spurs)          - 0,417
10) Lebron James (Heat)       - 0,412


O requisito para concorrer nessa lista era ter pelo menos 10 arremessos em CT, e ter convertido pelo menos 10 pontos nos playoffs. Como esse top 10 é por aproveitamento, vemos mais diversidade de times, embora ainda apareçam 3 do Heat e 2 dos Mavs. Detalhe curioso é a aparição do Tony Parker na lista, eliminado na primeira rodada.

E se alguém ainda considerava o Dirk Nowitzki amarelão, realmente depois dessa temporada pode repensar a opinião. Não só o alemão pontuou muito, como teve um aproveitamento espetacular, e foi o grande responsável pelo título de Dallas (embora não o único, obviamente).

Fazendo uma mescla das duas tabelas (dando preferência à 2a), teríamos então:

1) Dirk Nowitzki (Mavericks)
2) Kevin Durant (Thunder)
3) Derrick Rose (Bulls)
4) Chris Bosh (Heat)
5) Dwyane Wade (Heat)
6) Zach Randolph (Thunder)
7) Lebron James (Heat)
8) Jason Terry (Mavericks)
9) Al Horford (Hawks)
10) Russell Westbrook (Thunder)

E o que era esperado, Dirk Nowitzki foi disparado o mais "clutch" dessa pós-temporada. Não teve pra ninguém: liderou em pontos e aproveitamento.

"Sou o cara"

Em segundo, Kevin Durant, 3o maior pontuador, e 5o em aproveitamento. Contou com a ajuda do Westbrook na função de pontuar.

Durant era a principal aposta pra MVP antes da temporada começar

E em terceiro, Derrick Rose, o MVP da temporada: 4o em aproveitamento, 5o em pontuação nos playoffs. Liderou os Bulls até a final do leste.

Parece videogame, mas é o Rose mesmo.


Agora, é focar no draft dessa quinta-feira, dia 23. Abraço

2 comentários:

Leandro disse...

Muito legal os posts Arthur...Dirk realmente apavorou nos playoffs e curioso o Monta Ellis e Jason Richardson liderando a temporada regular nos momentos decisivos.

Grande abraco!

Arthur Engel disse...

Bastante curioso mesmo, Leandro... e achei ainda mais estranho os Warriors querendo usar ele como moeda de troca agora nessa off-season...

Obrigado pelo comentário, abraço!