sábado, 7 de maio de 2011

Agora sim, premiações (e, como sempre atualização dos playoffs)

Derrick Rose, o mais jovem MVP da história

Vamos começar com as séries:

Atlanta x Chicago:  2x1 Chicago. Derrick Rose (vamos falar muito dele mais abaixo) voltou a jogar muito, e fez simplesmente 44 pontos na última partida, seu recorde em partidas de playoff. Nesse momento, ele é o segundo cestinha dos playoffs, atrás apenas de Kevin Durant. Porém, o mais importante pra Chicago é que o time recuperou o jogo perdido em casa, e está com moral alta pro próximo jogo. Próximo jogo: amanhã, em Atlanta.

Boston  x Miami:  2x0 para Miami. Boston tenta se manter vivo, agora que tem o mando de quadra. Próximo jogo: hoje, em Boston.

Memphis  x Oklahoma City:  2x1 para o Memphis. Num jogo 3 decidido na prorrogação, a equipe dos Grizzlies manteve sua vantagem territorial. Zach Randolph em mais uma noite inspirada (21 pontos e 21 rebotes) liderou a recuperação da equipe, que chegou a estar 16 pontos atrás do Thunder. Próximo jogo: segunda-feira, em Memphis.

Dallas x Lakers
:  3x0 pra Dallas. Série encerrada? Provavelmente... como todos sabem, nunca um time virou uma série melhor de 7 depois de estar perdendo por 3x0, em nenhum dos 4 "major sports" americanos na história. Será que assistiremos a primeira vez? A verdade é que os Mavericks têm jogado melhor, especialmente os finais de jogos (viraram o primeiro e o terceiro jogos no finalzinho). O ataque dos Lakers não tem funcionado de forma alguma, e na hora H parece que os nervos têm se aflorado. 
Próximo jogo: amanhã, em Dallas.

E agora, as premiações: já tinha falado em outro post sobre os 3 primeiros prêmios anunciados pela liga, mas vale recordar: Dwight Howard levou o de melhor defensor; Lamar Odom ganhou o de melhor sexto homem, e Kevin Love o de jogador que mais evoluiu.

Depois disso, vários outros prêmios foram conferidos, e começaremos com o de melhor técnico do ano, ganho pelo Tom Thibodeau, do Chicago Bulls.


Prêmio merecido: afinal, ele pegou um time jovem como o do Chicago, sofreu com várias contusões, e conseguiu fazer a melhor campanha da liga. Confesso que meu voto seria pro Gregg Popovich pela ótima temporada dos Spurs, sabendo poupar titulares na hora certa, mesclar calouros... ainda bem que não tenho votos, pois o Pop ficou logo na primeira rodada, hehehhe. Assim terminou a votação:

1) Tom Thibodeau (Chicago)        475
2) Doug Collins (Philadelphia)      210
3) Gregg Popovich (San Antonio) 177
4) George Karl (Denver)               139
5) Nate McMillan (Portland)           28

Foi apenas a terceira vez que um técnico venceu o prêmio em sua primeira temporada na NBA. Na verdade, primeira temporada como técnico principal (head coach), pois o Tom era o técnico de defesa do Boston Celtics, um dos segredos do sucesso verde nos últimos anos.

Calouro do ano: essa foi uma barbada para o Blake Griffin! 


Já era mais do que esperado que o calouro dos Clippers levasse essa. Só não imaginava que seria por unanimidade! Isso não acontecia desde 1990, com David Robinson. Griffin terminou a temporada em 12o entre os pontuadores, e 4o entre os reboteiros. Seu show de enterradas encantou a todos na NBA, e espera-se que no próximo ano os Clippers consigam outro bom draft para se juntar a Blake e Gordon e fazer o time pelo menos chegar na pós-temporada. Assim terminou a classificação:

1) Blake Griffin (Clippers)                  590
2) John Wall (Washington)                295
3) DeMarcus Cousins (Sacramento)    81
4) Landry Fields (New York)               62
5) Gary Neal (San Antonio)                19

De fato, esses foram os calouros de mais destaque na temporada. Só pra lembrar os últimos ganhadores, do mais recente pros mais antigos: Tyreke Evans, Derrick Rose, Kevin Durant, Brandon Roy, Chris Paul, Emeka Okafor, Lebron James, Amare Stoudemire, Paul Gasol e Mike Miller. De todos esses, só o Griffin não está nos playoffs desse ano. E na segunda rodada de playoffs, 5 estão.


MVP da temporada, ou "Most Valuable Player", ou "O cara": acabou dando o esperado, Derrick Rose, do Chicago Bulls. 




Temporada espetacular, e é apenas a terceira dele! Vamos aos números primeiro: 25 pontos por jogo (7o da liga), 7.7 assistências (10o) e 4.1 rebotes. Antes dele, apenas 6 outros jogadores tinham encerrado uma temporada com pelo menos 25 - 7,5 - 4 (Oscar Robertson, Jerry West, Larry Bird, Michael Jordan, Dwyane Wade e LeBron James). Saindo um pouco dos números: ele liderou a equipe de melhor campanha da liga, sendo sua estrela indiscutível, e mesmo com a saída de vários jogadores por contusão fez o time manter o bom rendimento. Mais do que merecido o prêmio. Vamos à classificação final:


1) Derrick Rose (Chicago)         1182
2) Dwight Howard (Orlando)         643
3) LeBron James (Miami)           522
4) Kobe Bryant (Lakers)         428
5) Kevin Durant (Oklahoma City) 190


Entre os outros, achei uma injustiça o Dwyane Wade não estar entre os 5 primeiros; merecia muito mais do que Kobe Bryant ou Kevin Durant, por exemplo. Mas o D12 e o Lebron James estarem lá na frente, acho muito justo.
Entre os vencedores dos últimos anos, temos: Lebron James (2x), Kobe Bryant, Dirk Nowitzki, Steve Nash (2x), Kevin Garnett, Tim Duncan (2x) e Allen Iverson. Ou seja, um quadro bem diferente do que nas 2 primeiras décadas da liga, quando praticamente só pivôs recebiam o prêmio. O último pivô a receber um recentemente foi o Shaquille O'Neal, em 2000.

Nenhum comentário: