terça-feira, 17 de maio de 2011

Loteria do Draft

Finalmente, sorte dos Cavaliers!

Nessa terça, dia 17, aconteceu o sorteio da ordem do próximo draft, no final de junho (dia 23). Pra quem não sabe, uma rápida explicação: para evitar que as equipes que estejam nas últimas colocações durante a temporada regular comecem a perder de propósito na reta final para ficar com a última colocação, e assim ter o direito à primeira escolha no próximo draft, a NBA criou uma loteria. 

Essa loteria já passou por diversos formatos desde o surgimento da liga; um dos formatos que mais durou foi o de sorteio de moedas entre os últimos de cada divisão. A partir de 1990 começou o formato que dá a cada equipe uma chance maior de ficar com a primeira escolha baseado no quão pior foi sua classificação na liga. O formato atual é o mesmo desde 1994, no qual a equipe de pior liga tem 25% de chance de conseguir a primeira escolha do draft, a segunda pior tem 19,9%, e vai reduzindo até a 14a pior equipe, a melhor entre as que não se classificaram ao playoff; essa tem apenas 0,5%.

Apesar da equipe de pior recorde ter uma chance mais alta que os demais, apenas 2 vezes ela ficou com a primeira escolha (nos 17 anos em que esse sistema está vigente). Bom, faz sentido; afinal, são 75% de chances da primeira escolha NÃO ficar com a pior equipe, na realidade. A última vez que isso ocorreu foi em 2004, quando o Orlando Magic escolheu Dwight Howard. O Magic também é a franquia que teve mais sorte até hoje na loteria, pois foi o time que conseguiu a primeira escolha tendo menos chance (em 1993 tinha apenas 1.52%, e acabou pegando Shaquile O'Neal).

Eis a lista das chances das 6 equipes com maior chance para esse sorteio de hoje:
Minnesota    - 25.0%
Cleveland    - 19.9%
Toronto       - 15.6%
Washington - 11.9%
Sacramento  -  7.6%
Utah*           -  7.5%

Esse asterisco em Utah é pelo seguinte: eles não tiveram uma performance tão ruim assim, ficaram próximos da classificação para os playoffs. Mas na ida de Deron Williams para New Jersey, eles receberam os direitos da primeira escolha do time. Com isso, as chances reais deles eram de 8.2%, somando-se com os 0.7% a que tinham direito. O mesmo vale para Cleveland, que tinha 2,8% dos Clippers. Com isso, as chances reais dos 6 primeiros eram:

Minnesota    - 25.0%
Cleveland    - 22.7%
Toronto       - 15.6%
Washington - 11.9%
Utah*           -  8.2%
Sacramento  -  7.6%

E a sorte sorriu dessa vez para os Cavaliers! Os Timberwolves tiveram que se contentar com a segunda colocação. Segue a lista de como será o draft de junho:

1 - Cleveland
2 - Minnesota
3 - Utah
4 - Cleveland
5 - Toronto
6 - Washington
7 - Sacramento
8 - Detroit
9 - Charlotte
10 - Milwaukee
11 - Golden State
12 - Utah
13 - Phoenix
14 - Houston

O restante segue a ordem da colocação inversa dos times classificados para os playoffs durante a temporada regular. Reparem que na lista acima Cleveland e Utah aparecem duas vezes, pelos motivos que mencionei anteriormente. Além deles, Washington, Charlotte, Minnesota, Houston e Chicago terão mais uma escolha na primeira rodada do draft. Lakers, Miami, Orlando, Memphis, New Orleans e Atlanta já tinham negociado escolhas de draft, e por isso não aparecerão na primeira rodada.

Com isso, Cleveland ficou em uma posição muito boa, tendo a primeira e a quarta escolhas. Apesar do draft desse ano não ser dos mais promissores, é sempre uma vantagem ter duas escolhas tão iniciais. Utah, também com duas escolhas logo no início, pode também conseguir uma melhora em seu elenco. É nessa hora que a gente vê a importância de ter bons olheiros acompanhando o torneio universitário, pra tentar garimpar bons talentos (como tem feito nos últimos tempos o San Antonio Spurs). No fundo, o pânico de todo General Manager é cometer o erro do GM do Portland quando, tendo Michael Jordan à disposição, escolheu Sam Bowie (?!?!?!?). 

Vamos ver o que o draft do dia 23 de junho nos reserva, até lá.

Nenhum comentário: