domingo, 8 de maio de 2011

Varrida

Eu é que mando nessa porcaria aqui!

E depois de 3 temporadas de títulos do oeste por parte dos Lakers, eis que esse ano teremos um novo campeão! E, por incrível que pareça, não são os Spurs! Os Dallas Mavericks arrasaram mais uma vez os atuais bicampeões da liga, proporcionando a primeira varrida da agora encerrada (e super vitoriosa) carreira de Phil Jackson.


Dono de 11 títulos como técnico, e 2 como jogador, Phil merecia um final mais digno. Mas deixemos isso para uma outra conversa.

Dallas ganhou em grande estilo: dos 4 jogos, 2 foram apertados, viradas conseguidas nos minutos finais. Os outros 2 foram vitórias com V maiúsculo, cheias de autoridade, como foi a de hoje. O placar de 122 x 86 reflete bem o que foi a partida. Jason Terry foi a estrela dos Mavericks, com 32 pontos e 4 assistências vindo do banco. Aliás, foi o banco que fez a diferença: J. J. Barea também fez ótima partida, com 22 pontos, 8 assistências e apenas 2 turnovers. Completando a festa texana, o velho Stojakovic fez 21 pontos e roubou 3 bolas, além de ter acertado todas as 6 bolas de 3 que arremessou; e falando em bolas de 3, Jason Terry igualou o recorde de maior número de bolas longas convertidas numa partida de playoff, 9 em 10 tentativas. No geral, foram 20 bolas de 3 convertidas por Dallas, também igualando recorde de playoffs.

Quanto ao desempenho dos bancos, foi mesmo uma lavada: o banco dos Mavericks fez 86 pontos(!?!?!?!), enquanto o dos Lakers apenas 37, sendo Shannon Brown o mais efetivo (15 pontos e 3 roubos de bola). O cestinha dos Lakers foi Kobe Bryant, em outra noite apagada, com 17 pontos, 3 rebotes e 5 turnovers, e acertando apenas 38% dos arremessos. Los Angeles simplesmente não conseguia marcar a bola longa do Dallas, nem converter as suas (fez 5 de 24, contra 20 de 32 de seu oponente). Kobe não conseguiu aparecer na série, nem como defensor, nem como solução para o ataque (à exceção do primeiro confronto).

No último quarto, já com o jogo decidido, Lamar Odom e Andrew Bynum perderam a cabeça e foram ejetados do jogo, em lances diferendes: Odom numa falta flagrante em Dirk Nowitzki, e Bynum numa agressão falta bem forte em J. J. Barea. Final feio para os Lakers, mancha desnecessária.

A impressão que me dá é que a varrida se deu por uma série de fatores: soberba dos Lakers, excelente análise do oponente pelos Mavericks, time com mais vontade no lado texano (defendendo os Lakers como ninguém mais soube na temporada) e um banco de reservas muito mais efetivo. O curioso disso é que a maioria desses motivos eram usados no início da temporada como fatores de sucesso para o Lakers: rotação de garrafão dominador com Bynum, Gasol e Odom; banco superior aos demais, com Odom, Barnes, Blake e Brown; Phil Jackson conseguindo extrair um "extra" dos comandados; e Kobe Bryant com "sangue nos olhos", não deixando o time relaxar; e esses foram exatamente os pontos nos quais o Dallas teve vantagem: marcação, banco e vontade.

Para os Lakers, o que resta? Achar um novo técnico e um novo armador pro lugar do Fisher? Continuar apostando no Bynum, ou tentar uma troca? Artest continua? De qualquer forma, Kobe provavelmente vai perturbar o ouvido do GM do time nas férias, com a história de "trazer reforços para aproveitar meus últimos bons anos". E isso provavelmente será mesmo feito.

E para o Dallas? Bom, pra começar, devo dizer que não apostava um tostão furado no Dallas chegando na decisão da conferência. Por quê isso?

O Dallas era meu favorito para ganhar a conferência oeste ano passado. Acreditava realmente que o time poderia chegar na final da NBA, mas não foi o que ocorreu. Assim como em 2007 eles também estavam cotados pra vencer o oeste, antes de perderem na primeira rodada para o Golden State. Assim como em 2006 eram francos favoritos contra o Heat. Toda essa expectativa nunca cumprida fez com o time dos Mavericks ganhasse fama de amarelão, e fosse até motivo de piada na NBA uma certa época. Talvez até por isso eles tenham conseguido ir comendo pelas beiradas esse ano, já que ninguém os levava a sério. O próprio Jason Terry, herói do jogo de hoje, declarou na entrevista pós-jogo: "quando a temporada regular estava acabando, várias equipes diziam que queriam pegar o Dallas nos playoffs. E nós pensando: podem vir!". E agora que eles estão na final, e com mando de quadra, continuam não querendo o papel de favoritos.


Mas é difícil não serem considerados favoritos, depois de varrer os Lakers, e de já terem mando de quadro na final. E com o empenho e garra que a equipe tem demonstrado, não seria surpresa se fossem à final. É só manter o foco que tiveram em toda essa série.

Pessoalmente, acho que Jason Kidd e Dirk Nowitzki merecem um título de NBA. Especialmente Kidd, que não tem mais tantos anos de carreira pela frente. Os dois são jogadores espetaculares. E com Terry e Chandler jogando em alto nível como estão, não é impossível. Mas, caso consigam chegar à final da NBA (temos uma emocionante semifinal entre Thunder e os surpreendentes Grizzlies), não terão vida fácil e nem mando de quadra contra o campeão do leste, esse sim mais cotado para ser campeão, seja Chicago, Boston ou Miami (já descarto Atlanta, claro).

Como li hoje em algum lugar na internet: "O campeão do oeste está entre Dallas, Oklahoma e Memphis. O basquete é uma caixinha de surpresas." : )

Nenhum comentário: