segunda-feira, 9 de maio de 2011

Um fantasma a menos para Lebron

Lebron se vinga de Boston

Nessa quarta-feira, 11 de maio de 2011, Lebron James tirou um grande peso das costas. Quando sua equipe, o Miami Heat, eliminou o experiente e talentoso time do Boston Celtics por 4 jogos a 1 (97 x 87), e chegou à final do Leste pela primeira vez desde 2006 (e a primeira vez para Lebron desde 2007), todo um drama deve ter passado por sua mente. Ano passado, contra os mesmos Celtics, nessa mesma fase do playoff, Lebron James teve seu inferno astral: falhou de maneira épica na série, levando seu time, os Cavaliers, à eliminação. Naquele momento, Lebron percebia que não poderia continuar com sua carreira em Cleveland, levando um time fraco nas costas. Depois daquele jogo, todo tipo de comentário questionando sua capacidade como jogador, e até como pessoa, recaiu sobre seus ombros.

Agora, multiplique isso por mil depois de "The Decision" (e depois disso) e veja o peso que ele carregou  (ou trouxe pra si) durante a pré-temporada. Some a isso as 3 derrotas de Miami nos 3 primeiros confrontos com Boston, e todo o papo de que "na pós-temporada o Boston come o Miami com garfo e faca, e ainda palita os dentes". E durante os momentos em que o Heat patinou nessa temporada, perdendo vários jogos nos momentos "clutch" (finais de jogo de placar apertado), por várias vezes Lebron foi acusado de não ser decisivo. Parece que as pessoas esqueceram rápido, por exemplo, do jogo 5 da final do leste de 2007, contra Detroit, quando ele fez 48 pontos, incluindo 29 dos últimos 30 do Cleveland, e todos os últimos 25 pontos da equipe!

Nessa série, Lebron teve média de 28 pontos por jogo, nada mal contra uma defesa como a dos Celtics.

Hoje, também um jogo 5, foram 33 pontos (incluindo os 10 últimos pontos de Miami), 7 rebotes e 4 assistências. Dwyane Wade foi o cestinha com 34 pontos, 10 rebotes, 5 assistências e 4 roubos de bola, também numa fenomenal performance. Bosh também esteve bem, com 14 pontos e 11 rebotes, e o Miami chega com moral à final do leste. Se realmente acontecer uma final contra Chicago, será uma bela série. Todos criticavam o Heat por depender demais de Lebron e Wade; já o Chicago era um time no qual Rose tornava seus companheiros melhores. Bem, não é o que tem acontecido nos playoffs: a Rose-dependência dos Bulls tem ficado cada vez mais evidente. O que acontecerá num confronto entre os dois times? Não sei, só sei que não quero perder!


E quanto ao Boston? Pra mim ficou bem clara a falta que Kendrick Perkins faz a essa equipe, e que sua troca por Jeff Green foi uma pisada na bola: o time não tem nem de longe a mesma pegada, o mesmo empenho, a mesma vontade. Nos 2 últimos jogos a quantidade de erros bobos cometidos por Boston, inclusive em momentos cruciais do jogo foram enormes. Parece que a saída do pivô desestruturou mesmo o ambiente. E agora essa eliminação, esse 4x1, que pode encerrar um ciclo por lá. Será que Garnett, Allen e Pierce tem pique para mais uma tentativa de título ano que vem? Eu me surpreenderia muito. Some a isso veteranos como Shaq e Jermaine O'Neal, e temos uma equipe que deve ser o quê? Reconstruída em torno de Rajon Rondo, Glen Davis e Jeff Green? Parece ser esse o caminho, se não pra agora, pro outro ano.

É uma situação diferente da dos Lakers, que podem ainda contar com alguns bons anos de Kobe Bryant. O único que parece não dar mais conta é Derek Fisher, mas com a troca de um Bynum ou Odom (duvido que negociem Gasol) e mais jogadores do banco (e dinheiro) dá pra conseguir um armador, e talvez um reserva pro garrafão. Entre os verdes, a reconstrução tem que ser maior, e chegará bem antes.

No próximo post, falarei da série Memphis x Oklahoma, a série mais emocionante da segunda rodada de playoffs até agora.

Nenhum comentário: