sexta-feira, 13 de maio de 2011

Teremos um jogo 7 (e eleição dos "All-NBA Team")

Randolph "impossível" na pós-temporada

E será o primeiro desses playoffs. Nada mais justo para coroar a série mais disputada até agora! Tivemos 2 varridas, 4 "4x1" e 5 "4x2". E se alguma série merecia ir pro jogo 7 (até agora), seria mesmo essa entre Memphis x Oklahoma City.

Pelos motivos já divulgados em outros posts, considero essa equipe dos Grizzlies a sensação da pós-temporada: como sabemos, não é sempre que uma equipe classificada em 8o lugar elimina o 1o. Ainda mais esse time sendo o San Antonio. Zach Randolph, Marc Gasol, Mike Conley, Tony Alen, O. J. Mayo, Shane Battier... todos jogando muito bem. Especialmente Randolph, o melhor power forward da pós-temporada até agora.

Mas o Thunder também está muito bem nesses playoffs. Eliminaram os Nuggets por 4x1 na primeira rodada, com sua dupla Kevin Durant e Russell Westbrook jogando muito. Durant, inclusive, é o cestinha  dos playoffs, e Westbrook o 8o. entre os pontuadores e 6o nas assistências.

Um dos fatores que fez essa série tão emocionante foi o jogo 4, em Memphis. Me fez lembrar um pouco da série Boston x Chicago há duas temporadas atrás, que foi mais disputada que a Scarlett Johansson. Bom, o jogo 4 dessa série foi muito disputado, tipo uma Eva Longoria, só pra ficar no âmbito da NBA.

Foi uma partida de 3 prorrogações, onde o Thunder recuperou a vantagem de quadra perdida no primeiro confronto da série. Se os Grizzlies tivessem levado essa, ficariam bem próximos da final do oeste. Numa partida com muitas viradas no placar, o time de Oklahoma mostrou que não estava de brincadeira, e conseguiu a vitória por 133 x 123. Qualquer partida com prorrogação tripla já enche de moral seu vencedor; sendo fora de casa, e numa segunda rodada de playoff, mais ainda. Basta ver que no jogo seguinte o Thunder atropelou os Grizzlies, que ainda estavam se recuperando psicologicamente da derrota. Foram 3 jogadores saindo por faltas, 4 jogadores com mais de 50 minutos e Westbrook fazendo 40 pontos.


Hoje foi o jogo 6, com vitória de 95 x 83 para os ursos, forçando assim o jogo 7, em Oklahoma. Mais uma vez, o destaque do jogo foi Randolph, com 30 ponts, 13 rebotes e 2 tocos. O. J. Mayo, que iniciou o jogo, contribuiu com 16 pontos, 4 rebotes e 4 roubos de bola. Depois de um primeiro quarto equilibrado, o segundo foi todo do Thunder, que estava com a mão quente, e a bola dos Grizzlies parou de cair. No terceiro quarto, tudo se inverteu: Memphis voltou afinadinho, nos cascos, enquanto Thunder estava descalibrado. No quarto final, Memphis manteve o bom momento, e fechou a partida.

Kevin Durant esteve irreconhecível, acertando apenas 21% dos arremessos; terminou a partida com 11 pontos. Coube a Westbrook a responsabilidade de pontuar, o que fez com 27 pontos, além de 4 assistências.

Agora, teremos um jogaço de bola no domingo, pra decidir quem pega o descansado time do Dallas Mavericks na final do oeste. Acho que, independente de quem passar, o Dallas é favorito. Acredito que o fator casa vá pesar a favor de Oklahoma no fim de semana, embora gostaria de ver um Memphis x Dallas na final da conferência.


All-NBA Teams: hoje foram divulgados os "all-nba teams". Pra quem não conhece, o esquema é o seguinte: todo ano, desde a primeira temporada, 1946-1947, a NBA elege a sua "equipe ideal", que é chamada de "all-nba first team". São os 5 caras melhores em suas posições, eleitos por uma bancada de jornalistas, a mesma que elege todos os prêmios da temporada. Além do "primeiro time", também são eleitos os segundo e terceiros. Vamos aos resultados, com o número de vezes em que o jogador esteve no primeiro time entre parênteses:

All-NBA First Team: Derrick Rose (1), Kobe Bryant (9), Lebron James (5), Kevin Durant (2) e Dwight Howard (4)

All-NBA Second Team: Russell Westbrook, Dwyane Wade, Pau Gasol, Dirk Nowitzki e Amare Stoudemire

All-NBA Third Team: Chris Paul, Manu Ginobili, LaMarcus Aldridge, Zach Randolph e Al Horford


As únicas coisas que eu mudaria seria colocar o Wade no primeiro time no lugar do Kobe, e o Dirk no lugar do Durant.

Dos jogadores em atividade, Bryant e Duncan são os líderes em aparições na equipe ideal da liga: 9 vezes cada. Lembrando que o recordista isolado em eleições pro primeiro time é o Karl Malone, com 11 eleições em 19 temporadas disputadas. Jordan, Jabbar, Baylor, West, Petit e Cousy tem 10 aparições. Lebron James (com 5) e Dwight Howard (4) parecem ser os que tem idade e potencial para atingir a marca do "Mailman".

Domingo teremos não só a decisão da última vaga pra final do lado oeste, mas também o início da final do leste, com Chicago x Miami. Os dois jogos prometem bastante! Bons jogos a todos!

Nenhum comentário: