quinta-feira, 19 de maio de 2011

Finais empatadas

Udonis Haslem fez diferença

Com dois jogos disputados em cada final de conferência, tudo igual: 1x1 em ambas. E de forma bem curiosa. As duas partidas tiveram vitórias tranqüilas do dono da casa no primeiro jogo, para serem surpreendidos e perderem vantagem do mando de quadra na segunda.

Do primeiro jogo da final do leste já comentei em outro post. O segundo, disputado ontem, foi a reação do Miami depois da surra de 21 pontos levada no primeiro jogo. Não por coincidência, foi o no jogo no qual Udonis Haslem retornou de contusão ao time. Apesar de ter jogado apenas 23 minutos, sua presença em quadra mudou bastante o posicionamento da equipe do Heat em quadra, fazendo com que o time não ficasse mais disponibilizando tantos pontos em segunda chance. Incrivelmente, o time de Miami pegou mais rebotes do que Chicago, invertendo totalmente a lógica do primeiro jogo.

É claro que a a ótima atuação da dupla James-Wade também teve muito a ver com a vitória. Depois de um começo melhor dos Bulls, Miami reagiu no segundo e terceiro quartos, chegando a abrir uma boa vantagem. Então, no quarto final, depois dos Bulls terem reagido e empatado o jogo em 73, veio nova reação do Heat. Ou melhor, de Lebron James. Foi um final de jogo de 12 x 2 para Miami, sendo que 9 desses 12 foram do camisa 6. Mais uma ótima atuação para calar os críticos que o acusavam de tremer nos finais de partida.

A dupla continua apavorando

Do lado oeste, cenários parecidos: vitória boa dos Mavericks em casa no primeiro jogo, com direito a espetáculo e recorde do Dirk Nowitzki. Espetáculo foi a atuação de 48 pontos, 6 rebotes, 4 assistências e 4 tocos. E também o aproveitamento, de 12 bolas em 15 arremessadas. Recorde foi o de 100% de acerto dos lances livres, com 24 tentativas! Foi o recorde de mais lances livres arremessados em playoffs sem erro. E o aproveitamento de 12 em 15 foi o 2o maior da história dos playoffs para uma performance de 40 ou mais pontos (o primeiro foi Terry Porter, do Utah, com 12 em 14 em 1992).

O curioso da vitória do Dallas nesse primeiro jogo é que apenas 3 jogadores dividiram os pontos: Dirk, Terry e Barea. Aliás, o armador reserva vem atuando muito bem nessa final, sendo extremamente útil para os Mavericks. Pelo lado do Thunder, Kevin Durant também teve uma partida excepcional, com 40 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 2 tocos, mas não foi o suficiente. Oklahoma dominou apenas o primeiro quarto, tomou a virada no segundo, e nunca mais ameaçou.

Dirk imparável; noite histórica

Já nessa segunda partida, tudo diferente: Dirk foi bem menos efetivo, e melhor marcado. Barea e Terry também não conseguiram encontrar os espaços que normalmente acham, e sobrou para Chandler e Kidd ajudarem na pontuação. Chandler, aliás, que foi o único a conseguir marcar bem o Durant durante todo o jogo. Mesmo assim o astro do Thunder foi o cestinha do time com 24 pontos, o que é até baixo considerando a média do jogador.

Já Kidd, que fez até uma boa partida com 13 pontos, 7 rebotes, 5 assistências e 5 roubos (e com apenas 1 turnover) poderia ter tido uma atuação melhor se não tivesse sido contaminado pelo medo de arremessar dos últimos anos. Tudo bem que ele arremessou 8 bolas de 3, mas pelo número de vezes em que foi deixado livre, e pelas infiltrações tranquilas que fazia, podia ter terminado a partida com pelo menos 20 pontos. Teria ajudado ainda mais sua equipe.

Esse segundo jogo foi parelho, com as equipes se equivalendo, mas o Thunder sempre à frente. James Harden foi o melhor jogador da equipe, e isso com 32 minutos vindo do banco. Fez 23 pontos, 7 rebotes e 4 assistências. Outro detalhe curioso da partida é que a equipe reserva do Thunder esteve tão bem no começo do 4o quarto, fazendo a diferença aumentar, que foi mantida durante a maior parte da etapa. Tirando Durant, os outros 4 eram reservas. Russell Westbrook, que terminou com 18 pontos, não entrou na etapa final.

Nem Durant, nem Westbrook; o jogo foi do Harden

Ou seja, finais equilibradas até agora. Chicago e Dallas, que perderam a vantagem do mando de quadra, vão ter que abiscoitar um dos próximos 2 jogos na casa do adversário, pra poder igualar novamente a batalha. E pela supremacia que demonstraram nos jogos inaugurais da série, já mostraram que tem tudo pra isso. Aguardemos os próximos passos das finais.

Nenhum comentário: