quinta-feira, 26 de maio de 2011

Jogando por razões distintas




Eis que 5 anos depois, temos mais uma final Miami x Dallas! Como todos lembram, da última vez o Dallas abriu 2 jogos a 0, e tinha 13 pontos de vantagem no jogo 3 faltando 6 minutos para o fim da partida; no final, Miami virou o jogo e a série, ganhando por 4x2.

Apenas quatro jogadores são remanescentes daquela partida: Dirk Nowitziki, Jason Terry, Dwyane Wade e Udonis Haslem. Fora esses, Jason Kidd e Lebron James são outros jogadores centrais que já tiveram o gostinho de disputar uma final de NBA.

Kidd e Terry, já experientes de finais

As finais de conferência acabaram não sendo tão disputadas quanto imaginávamos (ambas terminaram com um 4x1) quando iniciaram com um 1x1, mas as partidas em si foram equilibradas em sua maioria. Apenas o primeiro jogo da final do leste foi com uma diferença grande de pontos. Isso mostra o equilíbrio entre as equipes; porém, no final, as equipes mais experientes passaram; no post anterior comentei bastante sobre essa questão da experiência.

Torcedoras dos Mavs otimistas antes do jogo 5

Pelo que apresentaram até aqui nos playoffs, nada mais merecido que essa final. As duas equipes perderam apenas 3 jogos na pós-temporada, e apresentaram um basquete convincente, e em muitos momentos, de rara beleza. E nas finais de conferência, os dois times mostraram um poder incrível de reação nos minutos finais. Nos 2 últimos jogos da conferência oeste, foi a vez do Dallas conseguir reações históricas (inclusive virando um jogo perdido por 15 pontos nos últimos 5 minutos!). Hoje, foi a vez de Miami, que encerrou o jogo simplesmente com um 18-3, virando um jogo perdido por 12 pontos faltando apenas 3 minutos! Inacreditável! Lebron e Wade fizeram 8 pontos cada nessa virada. Nunca vi tantas viradas históricas num perído tão curto de tempo.

Wade arremessa marcado por Boozer

Falando em pontos, fiz uma estatística pra ver quem seriam os maiores pontuadores nas duas finais. Eis o resultado, em pontos por jogo:

1) Dirk Nowitzki        - 30,25
2) Kevin Durant         - 27,75
3) Lebron James         - 25,8
4) Russell Westbrook - 24,75
5) Derrick Rose          - 23,4
6) Chris Bosh             - 23,2
7) Dwyane Wade       - 18,8
8) Shawn Marion       - 16,0

Nas 3 primeiras posições, nenhuma surpresa. O inesperado mesmo é ver Wade pontuando menos que Chris Bosh, e Jason Terry ficando com médias abaixo do Shawn Marion. Melhor pra seus times, que se dão ao luxo de ganhar mesmo sem precisar de super pontuações deles.

Barea é importante arma vinda do banco 

Essa final tem um gosto bem diferente para cada equipe. Os Mavericks, time veterano com estrelas que ainda brilham, nunca venceu um título; e nem suas estrelas Dirk e Kidd. Ao contrário, eles vem de um mar de críticas ouvidas desde 2006: que é um time amarelão, que não consegue se impor, que fracassa nos playoffs, etc. etc. Agora eles têm uma chance de provar pra todo mundo que rotular logo de cara é fácil demais. É um time em busca da reafirmação de sua auto-estima.

Lebron prevaleceu sobre o MVP Rose na série

Já o Heat é um time montado na pré-temporada passada, em torno das 3 estrelas Lebron-Wade-Bosh. Um time que também virou alvo de críticas de toda a parte da noite pro dia. Foram chamados de apelões, covardes, e muitos não acreditavam que o time, capenga fora das demais posições e banco, pudesse chegar longe nos playoffs. Pois o time, depois de um início vacilante, fechou-se em torno de si mesmo e conseguiu chegar à final da NBA. Lebron James tem novamente a chance de conseguir um anel, agora com um elenco de apoio melhor do que em Cleveland. É um time em busca de calar a tudo e a todos.

Bosh e Gibson lutam pelo rebote

Vamos falar muito dessa final nas próximas semanas. Pra terminar o post, queria falar sobre algumas novidades do blog. A partir dessa semana, fizemos nossa entrada no twitter e no facebook. É só dar uma olhada nos painés à direita das mensagens para ver como nos encontrar nos 2 sites.

Além disso, quem quiser entrar em contato é só mandar email para pula2nba@gmail.com . Coloquei o email lá em cima, junto à descrição do blog.

Por último, muita gente tem me perguntado a razão do nome do blog. Bom, "pula 2" é um termo antigo usado para se referir à bola ao alto. Quem acompanha as transmissões da NBA na ESPN já deve ter ouvido o grande Zé Boquinha usando essa expressão, junto com outras ótimas dele, como "a vaca deitou", "apeou do cavalo", e etc.  : )

Até terça-feira, com a primeira partida das finais, em Miami.

Nenhum comentário: