domingo, 29 de maio de 2011

Pausa para o draft

Faltam 25 dias para o draft 2011

Enquanto não começam as finais dessa temporada entre Dallas Mavericks e Miami Heat, vamos mudar um pouco o assunto: dia 23/06 se realiza o draft, como já postei aqui. O draft é a grande chance das equipes que foram mal na temporada passada (ou que tinham trocado draft com equipes que foram mal na temporada passada, certo Utah Jazz?) se recuperarem. Dependendo da qualidade draft, pode-se mudar totalmente o destino da franquia!

Apesar desse não ser um ano considerado dos mais talentosos, ainda assim muita gente boa está inscrita pra ser escolhida. Kyrie Irving e Derrick Williams aparentemente serão os 2 primeiros a serem escolhidos, pelo que se comenta por aí. O primeiro é um point guard de 19 anos, vindo de Duke. O ótimo site Nda Draft Net o compara com Chris Paul e Mike Conley. O segundo vem de Arizona, tem 20 anos e é um Power Forward que também pode jogar de Small Forward; é comparado pelo site com David West e Michael Beasley. Vou falar mais sobre os principais jogadores inscritos no draft depois das finais da liga.

Kyrie Irving, provável primeira escolha de 2011

Quero comentar hoje sobre o que passa pela cabeça dos GMs das equipes que têm as 4 primeiras escolhas. Que idéia eles têm, quais algumas das prováveis escolhas, faltando pouco menos de um mês? O que dizem os especialistas? Lembrando que até o dia 23/06 muita coisa pode e vai mudar.

A principal expectativa é, claro, o que fará Cleveland: os Cavaliers têm a faca e o queijo na mão pra fazer um draft dos sonhos! A primeira e a quarta escolha são o desejo de qualquer equipe! Na realidade, as únicas vezes em que algo assim aconteceu (2 escolhas no top 4, sendo uma delas top 2) foram:

1965: San Francisco teve as duas primeiras escolhas. Acertou em uma, e errou em outra. Errou na primeira escolha, Fred Hatzel, que não deu em nada, mas acertou na segunda, o Hall da Fama Rick Barry. Deixou passar outro Hall da Fama, Billy Cunningham.

1967: Detroit teve a 1a e 4a escolhas. Acabou pegando Jimmy Walker e Sonny Dove. Este último não teve sucesso na NBA, enquanto Walker foi um jogador entre regular e bom por pelo menos 3 anos. Detroit deixou escapar 2 jogadores que viriam a ser Hall da Fama: Earl Monroe e Walt Frazier.

1975: Atlanta teve a 1a e 3a escolhas, e pegou David Thompson e Marvin Webster. Ou melhor, tentou. Na época, haviam 2 ligas, a NBA e a ABA. Ambos acabaram escolhendo ir para a ABA, e os Hawks ficaram chupando o dedo. David Thompson, especialmente, seria de grande ajuda para os falcões.

1977: Milwaukee teve a 1a e 3a escolhas, em um ano fraco de candidatos; nenhum dos dois teve grande destaque na carreira (Kent Benson e Marques Johnson). Outros jogadores de mais destaque (como Walter Davis e Bernard King) passaram e foram escolhidos mais tarde no draft.

E agora os Cavaliers de 2011. Como vemos, as equipes que tiveram escolhas tão altas acabaram não tendo muito sucesso na escolha (com exceção de San Francisco em 65). Será que Cleveland consegue reverter essa maré? 

De acordo com jornalistas que cobrem a NBA de perto, existem alguns cenários mais prováveis para os Cavaliers: 

1) Irving - Kanter
2) Williams - Knight
3) Irving - Vesely
4) Williams - Kanter
5) Kanter - Knight
6) Irving - Leonard

Derrick Williams deve ficar como segunda escolha

Esse Kanter do cenário mais provável é Enes Kanter, da Turquia, 19 anos, center que pode também ser usado como power forward. É comparado com Al Horford. Seria usado para fazer dupla com Varejão, enquanto Irving poderia aprender bastante com Baron Davis.

No segundo cenário, temos o Brandon Knight. É um point guard (o ponto forte desse draft) vindo de Kentucky, de 19 anos, que também joga de shooting guard. É comparado com Jason Terry e Jrue Holiday.

No terceiro cenário temos Jan Vesely, um power forward que também joga de small forward. É da República Tcheca, e tem 21 anos, sendo comparado pelo NBA Draft Net a Dunleavy e Kirilenko. 

No sexto cenário temos Kawhi Leonard, vindo de San Diego State. É um small forward de 19 anos, comparado a Gerald Wallace.

Nos 3 primeiros cenários temos o duo 1-4 ou 1-5, que fariam sentido: reforçar os 2 lados do time. Porém, algumas decisões precisam ser tomadas. Por exemplo: os Cavaliers vão contar com Baron Davis no próximo ano? Os gerentes ainda não decidiram se vão utilizá-lo, trocá-lo, dispensá-lo. Se contarem com ele para os próximos anos, poderiam tentar a combinação 4, e com isso conseguir uma rotação de garrafão forte, com Williams, Kanter e Varejão.

O cenário 5 é parecido com o 1, só que mais conservador. Com medo de não conseguirem o que se considera o melhor center do draft, o pegam logo de cara, e torcem para que Knight esteja livre (Irving com certeza não estará). Caso Knight também esteja pego, sobra Kemba Walker, outro bom point guard desse draft. 

O cenário 6 é o de menor chance, com a aposta no Leonard, no lugar dos outros jogadores já comentados. O mais provável é que Cleveland pegue o Irving, e tente alguém pra garrafão. Se Kanter já estiver pego, pode pegar Vesely ou o lituano Valanciunas, center de 19 anos.

A segunda escolha é de Minnesota. É bem provável que eles peguem aquele que não for pego pelo Cleveland entre Irving e Williams. Porém, muitos acham que Williams (com mais chances de estar disponível) não teria muito espaço no jovem time de Minnesota, e por isso poderia ser usado como moeda de troca no dia do draft. E essa troca poderia ser com Houston, que ofereceria Kevin Martin e mais a 14a escolha. Eu aceitaria na hora, pois gostei muito da temporada de Kevin Martin: 9o colocado entre os cestinhas, sendo que jogava bem menos minutos que todos os 20 primeiros colocados.

Além disso, tem outras coisas a decidir em seu futuro, sendo a mais importante de todas a seguinte: poderá contar com Ricky Rubio na próxima temporada? Um time com Rubio-Martin-Beasley-Love-Milic é um bom início. Além disso, Ridnour no banco, e mais um bom power forward para a reserva que poderia ser pego com a 14a escolha (Morris, Thompson, Motiejunas, Byombo, Singleton, Thompkins ou Jordan Williams).

Terminando esse post, temos o Utah Jazz, dono da terceira escolha. O Jazz está sendo cotado para escolher entre Knight, Kanter, Valanciunas e Walker. Como eles ainda possuem a 12o escolha, podem pegar um armador em uma escolha, e alguém de garrafão em outra. O mais provável é que escolham Knight ou Kanter na escolha 3, e dependendo da escolha, peguem alguém oposto na 12a. Eu pegaria o Knight na 3a, e um dos muitos power forwards que estarão disponíveis na 12a.

Bom, por enquanto é isso de draft. Após o fim da temporada, farei mais um post antecipando o draft. Relembrando que a data das escolhas é 23/06, e que o início das finais é na próxima terça.


Nenhum comentário: