domingo, 24 de abril de 2011

Atualizações e a estranha série Dallas x Portland

                              Brandon Roy acabou com o time do Dallas ontem


Antes de falar da série, vamos às atualizações:

Indiana x Chicago:  3x1 para os Bulls, série encerrada. Não há como a série não terminar 4x1, agora voltando pra Chicago. Os Pacers aproveitaram-se bem do relaxamento natural da equipe que faz 3x0, e resolveram adiar um pouquinho as férias. Mas só um pouquinho. Próximo jogo: terça, em Chicago.

Memphis x San Antonio:  2x1 Memphis. A equipe dos Grizzlies está dando um trabalho enorme a San Antonio, que não sabe como enfrentar o garrafão de Gasol e Randolph, nem a defesa de Tony Alen. A aplicação do time de Memphis está deixando nervosa a experiente equipe dos Spurs, acredite se quiser. Próximo jogo: segunda, em Memphis.

Philadelphia x Miami:  3x0 para Miami, série encerrada. O Heat pode cair na mesma armadilha do Chicago e perder um joguinho por relaxamento, mas que vão avançar, isso vão. No último jogo, quase um triple-double do Wade (32 pontos, 10 rebotes, 8 assistências, além de 2 tocos). Próximo jogo: hoje, em Philadelphia.

New Orleans x Los Angeles Lakers:  2x1 pros angelinos. A última partida, em New Orleans, teve vitória bem tranquila dos Lakers, com Kobe fazendo 30 pontos. Apenas Michael Jordan tem mais partidas de 30 ou mais pontos em playoffs. Próximo jogo: hoje, em New Orleans.

New York x Boston:  3x0 para os Celtics, série encerrada. Caí do cavalo nessa, achando que seria uma série equilibrada. De fato, os 2 primeiros jogos foram, mas o terceiro jogo (primeiro em NY) foi uma lavada de Boston. Rajon Rondo fez triple-double (15 pts, 11 rbt, 20 ast, além de 2 roubos) e Pierce e Allen combinaram pra 70 pontos! Essa série é outra que não tem mais volta. Próximo jogo: hoje, em Nova Iorque.

Atlanta x Orlando:  2x1 para Atlanta. A série continua bastante equilibrada, sem previsão. Vale um post na semana que vem. Próximo jogo: hoje, em Atlanta.


Denver x Oklahoma City:  3x0 Oklahoma, e mais uma série decidida. O gás do Denver só deu pra temporada regular. Nos playoffs, a equipe ainda é jovem, inexperiente e desentrosada. Sem falar que falta um definidor na hora H. Próximo jogo: segunda, em Denver.


Por último,  Portland x Dallas: 2x2, e essa era a série que queria comentar hoje. Chamei a série de estranha lá em cima pelo seguinte motivo: no final da temporada regular, o Dallas vinha jogando muito, chegando a assumir a segunda posição do complicado oeste. No final, acabou perdendo a posição para os Lakers, mas mesmo assim entrou com bastante moral nos playoffs, diferente de outros anos. Parecia que a fama de amarelão do time (e do próprio Dirk) tinha ido embora.


Já o Portland, junto com os Clippers, disputa para ser a equipe mais azarada da história da NBA. Talvez ainda seja um carma por ter escolhido Sam Bowie à frente de Michael Jordan no draft, sei lá. Ou Greg Oden à frente de Kevin Durant mais recentemente. O fato é que, além de fazer péssimas escolhas em draft, a franquia ainda sofre com pesadelos de contusões, que atingem não só os titulares, os reservas, a comissão técnica e até o dono do time! Sério, é assustador. Além do Oden, tem outro exemplo recente: Brandon Roy, o garoto maravilha draftado recentemente, e que prometia ser um fora de série, já foi diagnosticado pelos médicos como só tendo mais 1 ou 2 anos de basquete pela frente, apesar de novinho.


Apesar de todo esse azar (e incompetência nas escolhas), a diretoria do time estava fazendo as coisas certas esse ano, e montando um time certinho, com as peças certas (e culminando com a chegada de Gerald Wallace). Porém, o time não rendia tanto em quadra. Ou seja, ficava sempre aquela coisa do "agora vai", e do "ainda não foi dessa vez".


Pois bem: depois de 2 derrotas em Dallas, ficava a dúvida se o time conseguiria se reerguer. Conseguiu no jogo 3. Aí, veio o jogo 4, ontem. Com Brandon Roy ainda no banco, voltando de contusão, o time não conseguia se acertar. No minuto final do terceiro quarto, perdia por 23 pontos de diferença (67 x 44)! E aí, Brandon Roy começa a mudar o rumo do universo. Resumindo a história, o garoto fez 18 pontos no último quarto, Portlando passa a acertar todos os arremessos que não conseguiu no jogo inteiro, e a bola do Dallas para de cair. Resultado, Portland 84 x 82 Dallas. 

Voltam então as velhas questões: o Dallas é um time amarelão? Dirk é amarelão (considero isso um absurdo!)? O Portland agora vai? 


Penso que ainda é muito cedo para tentarmos dar logo um veredito para a série. Não precisamos rotular nada, vamos curtir os jogos! Se a série está equilibrada, sorte nossa! O mesmo vale para Atlanta x Orlando, New Orleans x Lakers e Memphis x San Antonio, as séries que ainda estão em disputa.





Vídeos 


Atendendo a pedidos, segue um lance muito inusitado no basquete argentino. Ok, não é NBA, mas me me lembrou um lance do Darko Milic. Reproduzo os 2 lances abaixo. Primeiro, o do Gimnasia Comodoro x Regatas Corrientes:






E agora, o do Darko Milic, num Timberwolves x Wizards:






Pra terminar com um lance de playoff de NBA, segue a enterrada do Kobe contra os Hornets. Não só a enterrada foi espetacular, mas também a assistência do Artest:






Então é isso. Próximo post deverá ser sobre a série Atlanta x Orlando, uma das mais emocionantes junto com Memphis x San Antonio. 

Nenhum comentário: