terça-feira, 19 de abril de 2011

Miami e Chicago bem. New Orleans surpreende.

        Mesmo com dor de cabeça e tudo, Wade cobseguiu seus 14 pontos e 6 rebotes

Até o momento, Chicago e Miami são as equipes que conseguiram abrir 2-0 nos playoffs. A vitória de ontem de Miami sobre Philadelphia (94x73) foi a primeira vitória tranquila de um time nessa pós-temporada, e a primeira nos 10 jogos até aqui cuja diferença foi maior do que 10 pontos! Aposto que ninguém imaginava jogos tão disputados!

E coloca disputados nisso. Quem imaginaria que San Antonio, Lakers e Orlando iniciariam suas campanhas com derrota? Até antecipei aqui que o Atlanta dominou Orlando na temporada regular, mas o consenso geral era que, na hora que valesse alguma coisa, Orlando varreria Atlanta, e o que vimos foi o contrário.

Já Chicago tem dependido bastante de Derrick Rose para pontuar em seus jogos. Só ele fez 75 pontos nos 2 jogos! O resto da equipe tem feito o papel de defender, para que o Rose pontue, um pouco como os 76ers de 2001, com Allen Iverson. Embora esse Chicago de Rose marque melhor.

Mas, de todas as surpresas desse início, acredito que o maior feito foi o dos Hornets. Além de estarem enfrentando os bi-campeões, experientes Lakers fora de casa, ainda não estavam com seu segundo melhor jogador, David West. Todos imaginavam uma vitória fácil, uma lavada, pois os Hornets estavam em decadência na temporada regular. Mas eis que Chris Paul estava num dia inspiradíssimo: 33 pontos, 14 assistências, 7 rebotes e 4 roubos de bola. Sendo que 14 pontos foram no último quarto!


                Trevor Ariza enterrando em cima do ex-companheiro Andrew Bynum

Além dos números, Chris Paul fez aquilo que todo mundo valoriza atualmente: deixar os companheiros melhores, ainda que não sejam de grande qualidade, como é o caso dos Hornets. Isso só aumenta o feito do Paul. Carl Landry, por exemplo, terminou com 17 pontos.

Quanto aos Lakers, apenas Kobe Bryant (34 pontos) e Ron Artest (16 pontos e 11 rebotes) conseguiram se destacar. O resto da equipe não conseguia acompanhar a rapidez e a disposição do time de New Orleans; além de terem mostrado as já comuns "dormidas" que a equipe tem, e que tanto irritam Phil Jackson e Kobe. Além disso, Derek Fisher já não consegue marcar mais ninguém; e com seu reserva (Steve Blake) fora por catapora (!?!), só pioram as coisas.

Imagino que a bronca esteja rolando forte em Los Angeles, e que a disposição do time será diferente no segundo jogo. É um pouco como acontece com o Brasil nas copas do mundo recentes: depois do sucesso em uma, entra sem a mesma disposição na seguinte. Muita gente considera isso "salto alto", mas eu chamo de relaxamento natural.

Acredito que os Lakers virem a série, mas precisam achar uma forma de parar o Chris Paul, e também de "energizar" o time todo, para que a qualidade do elenco prevaleça. Mas, por enquanto, é a equipe de New Orleans quem está rindo à toa.

Nenhum comentário: