sábado, 2 de abril de 2011

Lakers subindo, Spurs caindo

                                                       Dá teu jeito, Ginobili


Vou falar hoje sobre a excelente sequência que o time de Los Angeles vêm tendo desde a parada do All-Star Weekend. São 17 vitórias em 18 jogos, uma média formidável de .944 de aproveitamento: a única derrota foi para o Miami Heat, fora de casa. A diferença de pontos dos californianos sobre os adversários (incluindo a derrota pro Heat) é de +10,06 , o time está em segundo lugar na liga como um todo (empatado com o surpreendente Chicago Bulls), e se aproximando cada vez mais dos líderes Spurs.

Tudo isso seria normal e nada surpreendente, se levássemos em conta os seguintes fatos:
- início de 8 vitórias consecutivas (e 13-2 nas 15 primeiras partidas);
- o time ser o atual bi-campeão da liga;
- as contusões terem sido relativamente poucas;
- o elenco ter apenas melhorado do ano passado pra esse (a despeito de Bryant e Fisher estarem um ano mais velhos);

Ou seja: os Lakers sempre foram considerados favoritos para o título desse ano desde a pré-temporada, juntamente com outros 3 times da conferência leste: Boston (o time que se recusa a envelhecer) , Orlando e Miami (que, no fundo, sempre foi uma incógnita).

O que surpreende é que, depois do início fantástico, o time oscilou bastante, e chegou a ser terceiro da conferência e sexto da liga, ficando bem abaixo do Dallas Mavericks. Até o All-Star Weekend, o time estava com campanha de 38-19 (0.667), incluindo 3 derrotas consecutivas no últimos jogos, sendo uma para os Bobcats, e outra para os Cavaliers, pior time da liga. Muita gente dizia que o time deveria tentar uma troca (falou-se muito de tentarem trocar o Artest), mas o GM Kupchak decidiu dar um voto de confiança ao time e comissão técnica.

E como explicar a súbita mudança? Bom, estando a 7 mil quilômetros de distância, só podemos criar suposições e analisar o que nos chega de informação. Existem vários fatores que podem ter influído pra essa virada:
- puxão de orelhas do Phil Jackson (que já avisou que vai se aposentar depois dessa temporada; será?), da diretoria (que ameaçou fazer trocas), e do Kobe Bryant, que sugeriu que vários jogadores não estavam se esforçando o suficiente;
- evolução física, técnica e tática do Andrew Bynum que, ao contrário da expectativa, estava tendo uma temporada de regular pra ruim, mesmo pra quem vinha de uma longa recuperação. Agora, o pivô está tendo atuações bem sólidas, o que facilita a vida de Pau Gasol e Lamar Odom, que não precisam mais jogar minutos eternos e se desgastar mais.
- evolução do banco: o retorno do Matt Barnes da contusão e a evolução do Lamar Odom fez o banco do time voltar aos bons tempos do início da temporada.
- consciência da equipe e maior foco. Nada como uma derrota pro lanterna disparado pra acordar alguns jogadores acomodados.

Essas são algumas possibilidades que imagino. Na prática, os Lakers voltaram ao posto de um dos times favoritos da temporada com essa sequência de boas atuações. Vale lembrar que entre os 17 times derrotados estão equipes do calibre de Atlanta (2x), Oklahoma, San Antonio, Dallas (2x) e Orlando, só pra ficar entre os tops. O cenário voltou a ficar bom para o time amarelo e grená.

O contrário tem acontecido com a equipe preto-prata do Texas: os surpreendentes Spurs. É engraçado chamar de surpreendente um time que ganhou 3 campeonatos recentes, e manteve toda a base (e as peças que teve que repor mantiveram o nível da equipe). Mas, depois do título de 2007, nunca mais o time se acertou, inclusive sendo varrido nos playoffs da temporada passada pelo freguês Phoenix Suns, apesar da contratação do Richard Jefferson. Enfim, com as más campanhas dos últimos anos, e a idade pesando em Duncan e Ginobili, muita gente (eu inclusive, confesso) riscou a equipe de San Antonio do bloquinho de favoritos. Ledo engano.

O time se acertou como nunca nessa temporada, graças ao fim das contusões, e à evolução do próprio Jefferson que, pelo que dizem, tomou uma dura do técnico Popovich na pré-temporada: ou treinava duro, entrava em forma e se aprimorava tecnica e taticamente, ou estava fora. O jogador entrou nos duros eixos do Pop, e veio tinindo pra essa temporada. Ao que parece, um verão de duros treinos não faz mal pra ninguém, que o digam os jogadores que disputaram o último mundial (Westbrook, Durant, Scola, Gordon, Rose, etc.).

Ou seja, o time começou com uma campanha de 29-4 (.879), inédita na história da franquia. Em um certo momento da temporada, já era certo que a primeira vaga seria deles. Alguns times já admitiam que concorriam ao segundo lugar da liga. Com isso, veio um natural relaxamento da equipe texana, que acabou trazendo derrotas inesperadas. Junte-se a isso algumas contusões (nada graves) que obrigaram a alguns desfalques, e a equipe entrou numa sequência de derrotas nunca vista na era Duncan! Quando o time chegou a 4 derrotas consecutivas (nenhuma delas para um contender), os jogadores contundidos já estavam recuperados e descansados para o jogo que encerraria a sequência: em casa, contra o Boston, um contender que também não estava numa fase tão boa. Parecia o jogo perfeito para que Duncan, Ginobili, Parker e Jefferson tivessem uma vitória categórica, e batessem no peito em alto e bom som: "Estamos de volta pros playoffs, isso foi só um momento de relaxamento. Agora é sério.".

E foi um jogaço. Nos 2 primeiros quartos, os Spurs estavam muito bem, mas sempre que ameaçavam abrir vantagem os Celtics voltavam e encostavam novamente. No final, vitória verde, e ninguém acreditava que os Spurs tinham 5 derrotas seguidas! Bom, depois disso houve uma visita ao vizinho Houston, e a 6a derrota. O sinal amarelo está mais do que ligado, pois toda a vantagem imensa sobre os Lakers se foi: agora estão a 1 jogo e meio dos rivais de Los Angeles, e precisam, mais do que nunca, de uma vitória quando receberem amanhã os fregueses (será?) Suns, ainda com chances remotas de classificação. Steve Nash está em boa fase, mas também está o Parker (um dos poucos que tem mantido o bom nível). No mínimo, espero um jogo nervoso.

Em minha modesta opinião, o mesmo "wake-up call" que os Lakers tiveram ao perder em Cleveland está soando em San Antonio, e ainda acredito que eles vão ficar com o primeiro lugar geral na temporada regular; e tem time pra chegar longe na pós-temporada. Mas que agora os outros times do Oeste vão olhar para os Spurs com menos medo nos playoffs, também acredito.

Nenhum comentário: