domingo, 3 de abril de 2011

Corrida pro MVP

                                      Daí sai o prêmio de MVP da temporada

Hoje vou escrever sobre o prêmio de MVP da temporada. Prêmio esse que foi ganho nos 2 últimos anos por Lebron James; aliás, nos últimos 6 anos, só uma vez o prêmio não foi ganho por um armador (Dirk Nowitzki, na temporada 06-07). Isso é curioso, pois nas primeiras décadas da liga os pivôs dominavam completamente essa premiação. Agora, o único pivô a ser eleito MVP nos últimos 14 anos foi Shaquille O'Neal, em 99-00.

E não vai ser esse ano que um pivô voltará a vencer, esse será mais um ano de armador, especialmente com as temporadas que Rose, Lebron, Wade, etc. vem tendo. A NBA anda rica de armadores, e escassa de "big men", daí nada mais normal do que os armadores dominarem as premiações. Até no mundial de basquete do ano passado, vencido pelos EUA com facilidade, apenas um pivô foi mandado em todo o elenco!

Como sabemos, Kareem Abdul-Jabbar é o líder de prêmios, com 6 troféus de MVP. Michael Jordan e Bill Russel vem em seguida com 5, seguido de Wilt Chamberlain com 4. Esses são os que dominaram a premiação até hoje e, pelo visto, Lebron James, pela idade, pode se juntar a eles no final da carreira, pois já possui 2.

O site da NBA (está ali na lista dos links recomendados, à direita) tem uma coluna onde fazem uma espécie de ranking dos melhores jogadores na temporada, chamado "Race to the MVP". Muita gente acompanha e acha bacana, eu inclusive (embora fosse melhor com o colunista anterior do qual esqueci o nome, muito mais engraçado).

Algumas pessoas concordam com o ranking deles (que nada tem de oficial, o prêmio é uma votação entre jornalistas credenciados), outros não. No início dessa temporada, comecei o meu próprio "Race to the MVP", colocando meus critérios e opiniões.

Não considero aqui apenas os números do jogador, embora sejam importantes. O time tem que estar também com pelo menos .600 de campanha, fora os chamados "intangíveis": aquela sensação quando se está assistindo a um jogo de que aquele é "o cara". É na mão dele que a bola vai parar nos momentos finais de um jogo disputado (o que não quer dizer que 2 jogadores do mesmo time não possam estar concorrendo, claro).

Bom, sem mais enrolações, segue o meu próprio "Race" dessa semana:

10) Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks) - 23.1 ppg - 7.0 rpg - 2.6 apg - 0.7 bpg - 0.5 spg
Pra diferenciar, vamos começar pelo 10o lugar. O alemão está jogando muito, e levando
os Mavericks a disputar com os Lakers o 2o lugar do disputadíssimo Oeste. Além disso, está arremessando como um raro membro do "clube dos 1800" (.519 de FG, .401 de 3PT e .890 de FT).
Posição no +/-: 9o

9) Russel Westbrook (Oklahoma City Thunder) - 21.8 ppg - 4.6 rpg - 8.3 apg - 0.4 bpg - 1.8 spg
Como falei em outro post, parece que o verão treinando com o coach K, o clima da seleção americana e o título do mundial fizeram muito bem a vários jogadores, o Westbrook inclusive. Várias atuações memoráveis essa temporada, vai ganhar vários votos de Most Improved Player, mas deve ficar atrás do Kevin Love. Entre essas atuações memoráveis, 3 triple-doubles, jogo de 43 pontos contra o Indiana, entre outras façanhas.
Posição no +/-: - (fora dos 50 primeiros)

8) Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) - 27.7 ppg - 6.8 rpg - 2.8 apg - 1.0 bpg - 1.1 spg
O "Durantula" era o jogador que todos apontavam como provável MVP dessa temporada. O trio-já-desfeito Durant/Westbrook/Green era apontado, na pré-temporada, como sendo a base capaz de levar o jovem time do Thunder mais longe na pós-temporada, quem sabe até a final da conferência. Na prática, o ano não tem sido tão promissor assim, e primeira rodada dos playoffs promete ser disputada contra o energizado Denver. Ainda assim, Durant lidera a liga com folga em pontos.
Posição no +/-: 41o

7) Pau Gasol (Los Angeles Lakers) - 18.9 ppg - 10.2 rpg - 3.4 apg - 1.7 bpg - 0.6 spg
Pau Gasol foi o melhor jogador da liga nos 2 primeiros meses de campeonato, enquanto jogava muitos minutos com Lamar Odom pra compensar a ausência de Andrew Bynum. Com a liga já adiantada, e um pouco mais desgastado, Kobe Bryant assumiu sua posição de líder do time e passou a assumir o fardo. Mesmo assim, o espanhol tem sido essencial na boa campanha da equipe.
Posição no +/-: 4o

6) Rajon Rondo (Boston Celtics) - 10.6 ppg - 4.5 rpg - 11.2 apg - 0.2 bpg - 2.2 spg
Rondo foi outro jogador que fez uma excelente primeira metade de campeonato, e ultimamente teve uma leve queda. Ainda assim, é um dos melhores armadores da liga, e vem melhorando seu arremesso, como já há muito se esperava. Os "3 grandes" já viraram "4 grandes" há tempos.
Posição no +/-: 16o

5) Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) - 25.2 ppg - 5.2 rpg - 4.8 apg - 0.1 bpg - 1.2 spg
Kobe Bryant (assim como Tim Duncan nos Spurs, e alguns jogadores do Boston) teve minutos controlados durante a temporada, para se poupar pros playoffs. Com isso, suas atuações no início da temporada não lembravam nem de perto o Kobe Bryant que todos conhecem. A impressão que dá é que enquanto o "show" estava funcionando com Gasol liderando, Odom ajudando e o banco tinindo, Kobe ficava só distribuindo jogo e assistindo. Quando as coisas pararam um pouco de funcionar, ele assumiu. Está em 6o na lista de cestinhas, e com minutos diminutos (com perdão da rima, heheh)
Posição no +/-: 11o

4) Dwyane Wade (Miami Heat) - 25.8 ppg - 6.5 rpg - 4.5 apg - 1.1 bpg - 1.5 spg
Era uma incógnita o que aconteceria com Wade e o Miami Heat com a desmontagem do time do ano passado e o acréscimo de Lebron James e Chris Bosh. Muita gente não sabia quem seria o "líder" do time, e como seriam os finais dos jogos. Bom, o Heat já passou por fases ruins (início do campeonato), excelentes, péssimas, ótimas... enfim, nenhuma constância. Ainda assim, é o segundo colocado no Leste, e Wade tem sido um dos responsáveis, tendo ótimas noites e sabendo dividir a responsabilidade com Lebron. Segue em terceiro na lista de cestinhas.
Posição no +/1: 5o

3) Dwight Howard (Orlando Magic) - 23.1 ppg - 14.2 rpg - 1.3 apg - 2.4 bpg - 1.3 spg
Outra boa temporada para o "Novo Superman". Embora ainda não tenha se tornado (e provavelmente nunca se torne) o que a maioria dos fãs esperavam (um novo Shaq), o D12 tem carregado o Orlando ano após ano nas costas, e esse não é exceção. Ele atualmente é o segundo da liga em rebotes e field goals, e quarto em tocos.
Posição no +/-: 13o

2) Lebron James (Miami Heat) - 26.6 ppg - 7.5 rpg - 7.0 apg - 0.6 bpg - 1.5 spg
O atual bicampeão do prêmio está fazendo mais uma campanha espetacular. É a grande estrela do Heat, já teve 4 triple-doubles nessa temporada, é o segundo colocado na lista de cestinhas e já fez uma partida de 51 pontos contra o Orlando Magic.
Posição no +/-: 1o

1) Derrick Rose (Chicago Bulls) - 25.1 ppg - 4.2 rpg - 7.9 apg - 0.6 bpg - 1.1 spg
Os números não impressionam tanto quanto os de Lebron James, mas também a ajuda não é nem de perto a mesma. Ainda assim, seu time é o 2o melhor da liga, à frente do Miami do mesmo Lebron. E mais do que isso, Rose tem sido o líder do time dentro e fora de quadra, mantendo o time focado no objetivo de vencer cada partida. Seus números decaíram um pouco no último mês, mas nada que afete sua campanha pelo MVP.
Posição no +/-: 10o

Não sei se o Derrick Rose vai ser eleito MVP, mas nesse momento o vejo um pouquinho à frente de Lebron James como melhor jogador do campeonato. O que acham?

Nenhum comentário: