sábado, 30 de abril de 2011

Semifinais decididas

                                                        Conseguimos!

E a primeira rodada dos playoffs chegou ao seu final. E que final: com a surpreendente eliminação daquele que foi o melhor time da liga em 95% da temporada, os Spurs. Antes de falar dessa série (e também da Atlanta x Orlando, que prometi), vamos ver como ficaram as semis:

Atlanta (5) x Chicago (1)
Miami (3) x Boston (2)
Dallas (3) x Lakers (2)
Memphis (8) x Oklahoma City (4)



A partir de agora, só jogão! Ué, mas não era só jogão no playoff? Mais ou menos. A maioria das séries foi boa, talvez com exceção de Oklahoma x Denver e da péssima Atlanta x Orlando.

Aliás, esse confronto serviu pra desmascarar a idéia que muita gente teve de que, com a recente movimentação de jogadores nessa temporada, o leste ficou mais forte que o oeste. Uma grande balela. O oeste continua bem mais forte, mesmo perdendo jogadores do calibre de: Carmelo Anthony,  Amare Stoudemire, Deron Williams, Carlos Boozer, etc. Só isso já dá a idéia de como era desequilibrado antes.

O ótimo blog Bola Presa fez um post esse ano tentando esclarecer porque o oeste vem dominando o leste há tanto tempo (desde que Jordan saiu dos Bulls, talvez?). Uma das hipóteses a que chegaram era pela qualidade dos GM's e dos olheiros (está aí o San Antonio que não nos deixa mentir). Mas seja pela razão que for, o oeste continua mandando. É só ver que qualquer um dos 8 classificados no oeste está jogando mais do que Orlando e Atlanta, 4o e 5o colocados no leste! Ora, talvez até Houston ou Phoenix, 9o e 10o, apresentassem um basquete melhor.

Os 6 jogos foram de muito baixo nível técnico, o que surpreende especialmente pelo Orlando Magic, vice-campeão da NBA há 2 temporadas. Do Atlanta já não se espera muita coisa mais do que chegar nos playoffs e talvez passar pra segunda rodada. É o que a franquia tem feito nos últimos anos. Mas do Orlando se esperava muito mais, e eles foram dominados pelos Hawks, que poderia ter fechado antes do sexto jogo.

Aí vem a pergunta: porquê esse desempenho tão ruim do time de Orlando, se justamente a cada ano o Dwight Howard, estrela maior da compania, só vem melhorando? Nesse ano ele teve sua média mais alta de pontos (disparada) e de roubo de bolas. Foi a segunda melhor temporada em rebotes e aproveitamento de lances livres, e a terceira melhor em tocos. O D12 vem melhorando a cada ano. Isso deveria tornar o Magic ainda melhor, certo? Mas não é o que ocorre.

É difícil imaginar o que acontece, então. Eu imagino que seja responsabilidade tanto do Van Gundy quanto do Dwight. A impressão que dá é que o time não sabe o que fazer, como se tivesse apenas duas opções: jogar completamente em função do pivô (e aí facilita a marcação adversária), ou deixar ele completamente de fora (e desperdiçar seu principal talento), e tentar o jogo de infiltrações e bolas de 3.

E se a sua principal estrela meio que "atrapalha" o time, algo está muito errado. E aí acredito que cabe ao técnico ajustar isso, e ao próprio D12 cobrar isso. O que não dá é para o time continuar como está: ser eliminado na primeira rodada dos playoffs pra um time perfeitamente "derrotável" é demais para as pretensões de uma equipe com o elenco do Orlando Magic.

Falado em derrotas na primeira rodada dos playoffs... chegamos à série Memphis x San Antonio, e vimos história sendo feita: como tudo sabe, essa foi apenas a 4a vez que um 8o colocado elimina um 1o, desde 84, quando os playoffs passaram a ser de 16 equipes. E é apenas a 2a vez desde que os playoffs viraram melhor de 4 (a outra vez foi em 2007, quando Golden State Warriors derrotou Dallas Mavericks).

E foi uma dominação total dos Grizzlies. Se não fosse pelo arremesso salvador no último segundo que levou o jogo 5 pra prorrogação, a série teria encerrado em 4x1! Algo impensável, um time tão vitorioso quanto os Spurs de Duncan levando 4x1 na primeira rodada dos playoffs!

Mas na verdade, como já tinha postado aqui, os confrontos na própria temporada regular entre os 2 times foram bem equilibrados, ficando em 2x2. Mas todos imaginavam que na pós-temporada San Antonio elevasse o nível, e não foi o que ocorreu. O garrafão Gasol - Randolph engoliu o dos Spurs, e o Popovich não sabia o que fazer pra resolver isso. No todo, a equipe de Memphis foi muito mais guerreira, esforçada e talentosa. Especialmente o "gordinho" Zach Randolph, que foi perfeito na série, especialmente no jogo decisivo de ontem. Ele terminou com 31 pontos, 11 rebotes, 2 assistências e 1 roubo de bola. Mas o detalhe é: dos 31 pontos, 17 foram no 4o quarto, e 13 foram nos últimos 4:24 minutos. E justamente na hora em que os Spurs tinham retomado a liderança (80x79), depois de terem ficado 14 pontos atrás do marcador. Ou seja, na hora em que mais se precisa da sua estrela. E o Zach apareceu, disse presente, levou presente pra professora, tirou 10 na prova e ainda saiu da sala abraçado com a garota mais gata do colégio! Incrível ver nos momentos finais ele criando seu próprio arremesso, sendo marcado por Tim Duncan e mais 1, e ainda assim fazendo a cesta sem esforços aparentes. Está jogando muito, e bem entrosado com Marc Gasol, o irmão mais novo do Pau.

Do lado do San Antonio, os poucos que se salvaram nesses playoffs foram Manu Ginobili, Tony Parker, Gary Neal e talvez Tiago Splitter, que rendeu bem nos poucos momentos em quadra.

Vai ser muito interessante ver agora o confronto Randolph - Gasol contra Perkins - Ibaka. Do jeito que o Memphis está jogando, aposto neles, embora o Thunder também esteja jogando muita bola, especialmente Kevin Durant, que além de ter sido o cestinha da temporada regular, também está liderando a pontuação nos playoffs.

E amanhã tem jogão, Miami x Boston! Bom jogo a todos! : )

Nenhum comentário: